Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 02/12/2009 - 09h44min
Potranca do TNT é a melhor
Destinado à éguas, o GP Oswaldo Aranha (GII), realizado, domingo, 29, na pista de grama da Gávea, que pode apontar a melhor da temporada carioca, desta vez consagrou uma potranca de 3 anos.
Repetindo o triunfo conquistado no GP Marciano de Aguiar Moreira (GII), SIMPLY THE BEST (Know Heights e Femme Fatale, por Clackson) voltou a vencer em grande estilo, sendo justo, agora ao derrotar HOPE, 4 anos, sua irmã paterna e com ótima campanha clássica, considerá–la líder da geração nascida em 2006. Alegar a vantagem de peso, correta nesta época do ano, para compensar a menor experiência das mais novas, principalmente nos 2.400 metros, em nada diminui o mérito da ganhadora. O êxito, obtido de ponta a ponta, foi mais que convincente. Certamente, se continuar no Brasil e levada com a necessária prudência, será forte candidata a vencer a mais importante carreira das potrancas, o GP Diana carioca.
No mais, SAGARANA (Nedawi), foi bom terceiro, enquanto EQUITAÇÃO (Suspicious Mind) e OLYMPIC MOVIE (Know Heights), chegaram a seguir. Todas com 4 anos.
Simply The Best é criação e propriedade do Stud TNT. Foi dirigida por Marcelo Almeida, apresentada por Ronaldo Marins Lima e assinalou 2Â’27”28, na pista leve. Sua mãe também produziu Movie Star, ganhadora do GP Henrique Possolo (GI). À esta linha materna pertencem Que Fuerza, Nikinipó e Speranto.
Zuana, apenas um susto
Ainda no mesmo hipódromo, aconteceu a Prova Especial Ricardo Xavier da Silveira, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.500 metros, areia.
Até certo ponto surpreendendo, a 3 anos ZUANA (Dancer Man e Irmã Angélica, por Baligh) tomou a ponta na partida e ensinou o caminho do vencedor às adversárias, embora assediada nos metros finais por POTY INDY (P.T.Indy), de 5 anos, que quase chegou a alcançá–la. Numa atuação decepcionante, a favorita TAUANE (Dancer Man), de 4 anos, foi inexpressivo terceiro, enquanto DONA ZUCA (Our Emblem), de 4, e RAIO DE LUZ (Redattore), de 3, também afastadas, completaram o marcador.
Zuana, criação e propriedade do Haras dos Girassóis, foi pilotada por Valdinei Gil, que conseguiu o batismo clássico (no Rio e em São Paulo). Treinada por Cosme Morgado Neto, percorreu a distância em 1Â’35”05, na pista macia.
West Hope dá show
Sábado, 28, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi disputado o Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (L), para éguas de 3 anos e mais idade. Programado para a grama, acabou sendo transferido para a areia em virtude das chuvas.
Facílimo triunfo, sexto no geral e quarto numa prova clássica, tão exuberante quanto o anterior, da 4 anos WEST HOPE (Crimson Tide e West Night, por Slap Jack), que mostrou atravessar a melhor fase de sua campanha com nove atuações. MOVING ON (Yagli), da mesma idade, formou a dupla em boa atuação, deixando afastadas as demais: RENÂNIA (Redattore), de 3 anos, até então invicta, e as filhas de Shudanz, HELENA DE BIRIGUI e OLYMPIC CLOSE, ambas de 4. O jóquei da quarta colocada reclamou do da terceira, mas o páreo foi confirmado. Não correu Take Two.
A ganhadora, criação de Luis Antônio Ribeiro Pinto e propriedade da Coudelaria Jessica, foi conduzida por Waldomiro Blandi e é treinada por Leandro Guignoni. Os 1.600 metros foram percorridos em 1Â’35”769, na pista encharcada.
Hericoaquara em mais uma vitória
Também no Hipódromo de Cidade Jardim, foi corrida a Prova Especial Presidente José Cerquinho Assumpção, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros, areia.
Como tem acontecido na maior parte das provas clássicas programadas para a pista de areia, tanto em São Paulo quanto no Rio, um campo pequeno indicando poucos proprietários interessados em páreos nobres nessa raia. Assunto para reflexão.
Inscritos e confirmados apenas quatro competidores, todos de 4 anos, a vitória, muito firme, terminou com HERICOAQUARA (Inexplicable e Robra, por Roberto). Na dupla, JOBI (Put It Back), que deixou muito longe os outros dois, KALASHNIKOV (Confidential Talk) e NOZZE DI FIGARO (First American).
O ganhador, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Haras Moema, foi pilotado por Vagner Leal, é treinado por Victorio Fornasaro e percorreu a distância em 1Â’34”382, na pista encharcada.
Haraquiri reedita boas atuações
No mesmo dia, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi realizada a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.900 metros.
Em forte atropelada, iniciada no meio da reta, HARAQUIRI (Burooj e Tuurquesa, por Proper Reality), de 4 anos, conseguiu êxito mais do que expressivo, reeditando finalmente as ótimas atuações do princípio do ano. YES BOOK (First American), um ano mais velho, também vindo de trás, formou a dupla, livrando pescoço sobre CALL OF DUTY (Boatman), outro de 4 anos e que ponteou a carreira. Completaram o marcador TASTRO (Kahyasin), de 5 anos, e RUTINI (Know Heights), de 4, este em atuação que nada tem a ver com o cavalo que chegou a derrotar o ganhador do GP Brasil.
Haraquiri, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Stud Palura, foi pilotado por Carlos Lavor e apresentado por Ronaldo Marins Lima. Percorreu a distância em 2Â’02”34, na areia leve.
Avaliação das provas clássicas
O GP Oswaldo Aranha (GII) teve no seu campo uma boa égua de 4 anos e a melhor potranca de 3 em distâncias maiores. Correspondeu, portanto, à sua classificação, o que também aconteceu com o Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (L), ao contar com a presença de Helena de Birigui, West Hope, Enigmatta, Que Milionária e Moving On.
Próximas atrações
Paraná
Na areia do Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, será disputado, no domingo, o GP Paraná (GI), principal prova do turfe paranaense, este ano com dotação muito boa, igual a do Jockey Club Brasileiro, fato, aliás, refletido no ótimo campo. Também serão disputados, com premiação pouco expressiva, o Clássico Governador do Estado (L), em 1.600 metros, e o Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo (L), em 1.200 metros.
São Paulo
Em Cidade Jardim, novo encontro entre potrancas e éguas de mais idade no GP Presidente José Bonifácio Coutinho Nogueira (GII), em 2.400 metros, grama. Também está programada a Prova Especial Almirante Joaquim Marques Lisboa–Almirante Marquês de Tamandaré, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia.
Rio de Janeiro
Na Gávea, serão realizados os Clássicos Dia da Justiça (L), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros, e Armando Rodrigues Carneiro (L), em 1.600 metros, para éguas de 3 e mais anos. Ambos na grama.
[ Escolher outro colunista ]
|