Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
02/12/2009 - 09h44min

Potranca do TNT é a melhor

Destinado à éguas, o GP Oswaldo Aranha (GII), realizado, domingo, 29, na pista de grama da Gávea, que pode apontar a melhor da temporada carioca, desta vez consagrou uma potranca de 3 anos.

Repetindo o triunfo conquistado no GP Marciano de Aguiar Moreira (GII), SIMPLY THE BEST (Know Heights e Femme Fatale, por Clackson) voltou a vencer em grande estilo, sendo justo, agora ao derrotar HOPE, 4 anos, sua irmã paterna e com  ótima campanha clássica, considerá–la líder da geração nascida em 2006. Alegar a vantagem de peso, correta nesta época do ano, para compensar a menor experiência das mais novas, principalmente nos 2.400 metros, em nada diminui o mérito da ganhadora. O êxito, obtido de ponta a ponta, foi mais que convincente. Certamente, se continuar no Brasil e levada com a necessária prudência, será forte candidata a vencer a mais importante carreira das potrancas, o GP Diana carioca.

No mais, SAGARANA (Nedawi), foi bom terceiro, enquanto EQUITAÇÃO (Suspicious Mind) e OLYMPIC MOVIE (Know Heights), chegaram a seguir. Todas com 4 anos.

Simply The Best é criação e propriedade do Stud TNT. Foi dirigida por Marcelo Almeida, apresentada por Ronaldo Marins Lima e assinalou 2Â’27”28, na pista leve. Sua mãe também produziu Movie Star, ganhadora do GP Henrique Possolo (GI). À esta linha materna pertencem Que Fuerza, Nikinipó e Speranto.

Zuana, apenas um susto

Ainda no mesmo hipódromo, aconteceu a Prova Especial Ricardo Xavier da Silveira, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.500 metros, areia.

Até certo ponto surpreendendo, a 3 anos ZUANA (Dancer Man e Irmã Angélica, por Baligh) tomou a ponta na partida e ensinou o caminho do vencedor às adversárias, embora assediada nos metros finais por POTY INDY (P.T.Indy), de 5 anos, que quase chegou a alcançá–la. Numa atuação decepcionante, a favorita TAUANE (Dancer Man), de 4 anos, foi inexpressivo terceiro, enquanto DONA ZUCA (Our Emblem), de 4, e RAIO DE LUZ (Redattore), de 3, também afastadas, completaram o marcador. 

Zuana, criação e propriedade do Haras dos Girassóis, foi pilotada por Valdinei Gil, que conseguiu o batismo clássico (no Rio e em São Paulo). Treinada por Cosme Morgado Neto, percorreu a distância em 1Â’35”05, na pista macia.

West Hope dá show  

Sábado, 28, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi disputado o Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (L), para éguas de 3 anos e mais idade. Programado para a grama, acabou sendo transferido para a areia em virtude das chuvas.

Facílimo triunfo, sexto no geral e quarto numa prova clássica, tão exuberante quanto o anterior, da 4 anos WEST HOPE (Crimson Tide e West Night, por Slap Jack), que mostrou atravessar a melhor fase de sua campanha com nove atuações. MOVING ON (Yagli), da mesma idade, formou a dupla em boa atuação, deixando afastadas as demais: RENÂNIA (Redattore), de 3 anos, até então invicta, e as filhas de Shudanz, HELENA DE BIRIGUI e OLYMPIC CLOSE, ambas de 4. O jóquei da quarta colocada reclamou do da terceira, mas o páreo foi confirmado. Não correu Take Two.

A ganhadora, criação de Luis Antônio Ribeiro Pinto e propriedade da Coudelaria Jessica, foi conduzida por Waldomiro Blandi e é treinada por Leandro Guignoni. Os 1.600 metros foram percorridos em 1Â’35”769, na pista encharcada.

Hericoaquara em mais uma vitória

Também no Hipódromo de Cidade Jardim, foi corrida a Prova Especial Presidente José Cerquinho Assumpção, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros, areia.

Como tem acontecido na maior parte das provas clássicas programadas para a pista de areia, tanto em São Paulo quanto no Rio, um campo pequeno indicando poucos proprietários interessados em páreos nobres nessa raia. Assunto para reflexão.

Inscritos e confirmados apenas quatro competidores, todos de 4 anos, a vitória, muito firme, terminou com HERICOAQUARA (Inexplicable e Robra, por Roberto). Na dupla, JOBI (Put It Back), que deixou muito longe os outros dois, KALASHNIKOV (Confidential Talk) e NOZZE DI FIGARO (First American). 

O ganhador, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Haras Moema, foi pilotado por Vagner Leal, é treinado por Victorio Fornasaro e percorreu a distância em 1Â’34”382, na pista encharcada.
 

Haraquiri reedita boas atuações

No mesmo dia, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi realizada a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.900 metros.

Em forte atropelada, iniciada no meio da reta, HARAQUIRI (Burooj e Tuurquesa, por Proper Reality), de 4 anos, conseguiu êxito mais do que expressivo, reeditando finalmente as ótimas atuações do princípio do ano. YES BOOK (First American), um ano mais velho, também vindo de trás, formou a dupla, livrando pescoço sobre CALL OF DUTY (Boatman), outro de 4 anos e que ponteou a carreira. Completaram o marcador TASTRO (Kahyasin), de 5 anos, e RUTINI (Know Heights), de 4, este em atuação que nada tem a ver com o cavalo que chegou a derrotar o ganhador do GP Brasil.

Haraquiri, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Stud Palura, foi pilotado por Carlos Lavor e apresentado por Ronaldo Marins Lima. Percorreu a distância em 2Â’02”34, na areia leve.

Avaliação das provas clássicas

O GP Oswaldo Aranha (GII) teve no seu campo uma boa égua de 4 anos e a melhor potranca de 3 em distâncias maiores. Correspondeu, portanto, à sua classificação, o que também aconteceu com o Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Junior (L), ao contar com a presença de Helena de Birigui, West Hope, Enigmatta, Que Milionária e Moving On.

Próximas atrações

Paraná

Na areia do Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, será disputado, no domingo, o GP Paraná (GI), principal prova do  turfe paranaense, este ano com dotação muito boa, igual a do Jockey Club Brasileiro, fato, aliás, refletido no ótimo campo. Também serão disputados, com premiação pouco expressiva, o Clássico Governador do Estado (L), em 1.600 metros, e o Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo (L), em 1.200 metros.

São Paulo

Em Cidade Jardim, novo encontro entre potrancas e éguas de mais idade no GP Presidente José Bonifácio Coutinho Nogueira (GII), em 2.400 metros, grama. Também está programada a Prova Especial Almirante Joaquim Marques Lisboa–Almirante Marquês de Tamandaré, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia.

Rio de Janeiro

Na Gávea, serão realizados os Clássicos Dia da Justiça (L), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros, e Armando Rodrigues Carneiro (L), em 1.600 metros, para éguas de 3 e mais anos. Ambos na grama.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês