Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
18/11/2009 - 11h59min

Indomito, o mais veloz

Domingo, 15, os melhores velocistas de 3 anos e mais idade estiveram presentes no GP Proclamação da República (GII), carreira das mais tradicionais e importantes do calendário clássico brasileiro, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo.

Indiscutivelmente, do ponto de vista técnico, o melhor páreo da semana. Apresentou êxito autoritário do potro de 3 anos INDOMITO (Red Runner e Recall Box, por Emmson), que confirmou as qualidades exibidas desde a estreia. O segundo lugar de SPECIAL CLASS (Wild Event), 4 anos, que não pôde ser medicada com lasix e ainda foi prejudicada pela baliza, deve ser considerado excelente. O mesmo também deve ser dito da atuação HEATH ROW (Dodge), também potro, que, pela procura dos competidores pela cerca de fora, ficou embaraçado nos primeiros metros. Reclamações aconteceram, do quarto contra o terceiro e do quinto contra o quarto, mas a ordem de chegada foi mantida. ÚLTIMA PALAVRA (Dodge), de 4 anos, e PRÍNCIPE DO EGITO (Romarin), de 3, chegaram a seguir. Não correu Taludo. 

Indomito, criação do Haras J.B. Barros e propriedade do Stud Mandrake, teve a condução de Waldomiro Blandi, sendo treinado por Ivo Oliveira, no Paraná. Os 1.000 metros foram cumpridos em 55”794, na grama pesada. Foi a sexta vitória, quarta clássica, nas nove apresentações em São Paulo, Paraná e Rio.

Goecochea vence o Bento Gonçalves

No mesmo dia, no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre, foi realizado o GP Bento Gonçalves, em 2.400 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade que, por ser do Grupo I, é a prova mais importante do turfe gaúcho.

Num final eletrizante, a vitória, por meia cabeça, terminou com o potro de 3 anos GOECOCHEA (Ibero e Imagin, por Interprete), impedindo, assim, que STARMAN (Trempolino), de 6 anos, conquistasse o tricampeonato. Em terceiro, agarrado, também à cabeça, MY MAJESTY (Vettori), de 4 anos, que descontava muito no final. REVERIE (Fast Gold), de 7 anos, e SUNDOWN SALLON (Signal Up), de 4, completaram o marcador. Houve reclamação do quarto colocado contra o terceiro, mas o páreo foi confirmado. Não correram Impres Charmin, Bare With Me e Elogio.  

Goecochea, criação e propriedade do Beverly Hills Stud, foi pilotado por Cenoir Macedo, sendo treinado por Hermínio Paulo Machado. Registrou 2Â’31”, na areia pesada, nesta que foi a sua terceira vitória e primeira clássica em quatro  atuações.

A linha paterna do argentino Ibero, pai de Goecochea, remonta a Phalaris da seguinte maneira: Cinco Grande, Secretariat, Bold Ruler, Nasrullah, Pharos e Phalaris.

Conde Vic, por desclassificação

No hipódromo do Jockey Club do Rio Grande do Sul também foi disputado o GP Presidente da República (L), em 1.609 metros. Claro que os melhores milheiros brasileiros, mesmo os arenáticos, não estiveram presentes.

O êxito coube ao 4 anos CONDE VIC (Top Size e Iracema Bela, por Roi Normand), que chegou a menos de um corpo de JUMPIN JACK FLASH (Baby Speedy), um ano mais velho e primeiro a cruzar o disco. O filho de Baby Speedy, entretanto, foi desclassificado pela Comissão de Corridas, passando então a ocupar o segundo posto.

FEITO AÇO (Public Purse), de 3 anos, foi ótimo terceiro e MANÉ GOL (Golden Voyager), de 5, e HERMANA MIA (Public Purse), de 6, completaram a pedra. Não correram Mr. Corredor, Outboard, Force to Force e Marcial, este retirado pelo Serviço de Veterinária.

Conde Vic, criação do Haras Di Cellius e propriedade de Luiz Fernando Cirne Lima & Flávio Obino Filho, foi pilotado por Luiz Gustavo Acosta e é também treinado por Hermínio Paulo Machado. Na areia pesada, a distância foi percorrida em 1Â’37”2.

Ladrilheiro despede os rivais

Ainda no Cristal, aconteceu o GP Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida  (L), em 1.200 metros. Programado para a grama, foi transferido para a areia em consequência das chuvas.

Sem contar com a presença dos melhores de 3 anos e mais idade em distâncias curtas (estavam em São Paulo), o páreo apresentou o triunfo muito fácil de LADRILHEIRO (Fritz e Making Fly, por Punk), 3 anos, que foi para a ponta logo após a partida e não mais tomou conhecimento dos rivais. Afastados, há mais de quatro corpos, ENAMORADOR (Arambaré), de 4 anos, e CHILAVERT (Ibero), de 7, disputaram a dupla, que acabou favorável ao primeiro, por pescoço. A seguir, CAIO DE NARANJOS (Patio de Naranjos), de 6 anos, e FEVER AGAIN (Bright Again), de 3. Não correu Lord Babu.

Ladrilheiro, criação de Fabio Linck Waihrich e propriedade do Stud Duplo Ouro, foi conduzido por Lucas Conceição, é treinado por Antônio Carlos Silveira e assinalou 1Â’12”1, na pista pesada.

Colorado Sam mostra consistência

Sábado, 14, na grama macia (com cerca móvel) do Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi disputado o  GP Frederico Lundgren (GIII), na milha, para cavalos de 3 anos e mais idade.

O favorito LIEVE (Golden Voyager), de 4 anos, foi apenas quarto colocado, não confirmando o expressivo triunfo obtido no último clássico na mesma distância, ocasião em que derrotou o agora vencedor COLORADO SAM (Notation e Val Paineira, por Roba Fina), que, aos 6 anos, alcançou o quarto êxito clássico. Como se trata de um castrado, deverá ter campanha prolongada e ganhar outras vezes.

Na dupla, a um corpo, em ótima atuação, terminou TALK BACK (Confidential Talk), com OURO BRANCO (Thunder Gulch), também agradando, em terceiro. Ambos têm 3 anos. ESTRELA DO ORIENTE (Redattore), de 4 anos, ainda sem correr como aos 2 anos, chegou em quinto. Blue Elf e Scottish Boy pouco apresentaram.

O ganhador, criação do Haras Santa Anita do Minuano e propriedade do Stud Alvarenga, foi dirigido por Marcos Mazini e apresentado por Ronaldo Marins Lima. Um fato curioso aconteceu: Bicarbonato foi retirado desta carreira para disputar páreo comum, no mesmo dia. Pois bem, ganhou em tempo igual aos 1Â’36”46 registrados meia hora depois por Colorado Sam. Teriam empatado?

Iso Inconteste, outra vitória

Ainda no Hipódromo da Gávea, foi realizada a Prova Especial Mossoró, em 1.300 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade.

Venceu ISO INCONTESTE (Golden Voyager e Colette, por Burooj), de 4 anos, deixando a dois corpos, na dupla, GORINO (Dodge), da mesma idade, que manteve meio corpo à frente RUMÂ’S NIGHT (Put It Back), um ano mais velho e terceiro colocado. ENERGIA BETA (Hard Buck), de 3 anos, e  RED DODGE (Dodge), de 5, completaram o marcador.

Criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Palura, o ganhador foi pilotado por Carlos Lavor, é treinado por Luiz Felipe Fernandes e assinalou 1Â’17”03, na pista macia, com cerca móvel.

Pode ir mantém invencibilidade

Naquele mesmo dia, no Hipódromo de Cidade Jardim, o melhor páreo, a Prova Especial Dark Brown, em 2.400 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, teve alguma importância, pois pode ter servido como teste para o próximo GP Paraná, mesmo reunindo somente quatro competidores.

PODE IR (Crimson Tide e Point Reference, por Reference Point), o mais novo e altamente promissor, eleito favorito,  manteve a invencibilidade na areia ao ganhar de ponta a ponta, derrotando PACE SETTER (Invitato Mio) com muita firmeza. ASK ME NOT (Araçaí),  que recentemente obteve um segundo lugar em prova do Grupo II, foi apenas terceiro. Afastado, CHARLIE CHAN (Pitu da Guanabara), que mesmo assim ganhou colocação clássica (?). O primeiro colocado tem 3 anos e os outros, um ano mais velhos.

Pode Ir, criação de Luis Antônio Ribeiro Pinto e propriedade da Coudelaria Jéssica, foi dirigido por Waldomiro Blandi. Treinado por Leandro Guignoni, assinalou 2Â’30”083, na pista macia.

Avaliação das provas clássicas

Mesmo com melhor dotação que no ano passado (R$ 25.000,00 ao invés de R$ 8.000,00), o GP Bento Gonçalves continua deixando a desejar como prova do Grupo I. Contou com apenas um ganhador de páreo dessa categoria no eixo Rio–São Paulo. Na data em que vem sendo realizado, somente são inscritos cavalos com poucas possibilidades de ganhar páreos de grupo no Rio e em São Paulo. Insisto, a principal prova gaúcha não pode coincidir com grandes carreiras do Rio e de São Paulo, como o Derby Paulista, por exemplo. Urge que seja transferido para fevereiro, ou setembro, ou até mesmo outubro.

Considerando a escassez de páreos verdadeiramente significativos para velocistas, o GP Proclamação da República (GII) teve campo excelente, como não poderia deixar de ser. Pelas inscrições de Indomito, Special Class, Heath Row, Última Palavra, Lord–Málo e Taludo, ficou parecendo um Grupo I.

Muito bom campo também teve o GP Frederico Lundgren (GIII). Lieve, Estrela do Oriente, Blue Elf e Colorado Sam deram status à carreira. Merecia ser do Grupo II.

Os GPs Presidente da República (L) e Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (L), a exemplo do que ocorre com o Bento Gonçalves, só terão campos de qualidade quando oferecerem melhores dotações e forem disputados em outra época. 

Próximas atrações

Rio de Janeiro

Domingo teremos a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, em 1.500 metros (areia), para produtos de 3 anos e mais idade. Para o sábado está programada a Prova Especial Quiproquó, reservada a produtos de 3 anos, em 2.400 metros (grama).

São Paulo

Fim de semana com apenas um páreo semi–clássico e em longa distância. A Prova Especial Cacique Negro, em 2.800 metros, grama, para produtos de 3 anos, por ser patrocinada (vai se chamar Prova Especial Shadwell–Cacique Negro) dará um bom prêmio ao proprietário do primeiro colocado e deverá, por isso, ter boas inscrições.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês