Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 14/10/2009 - 09h57min
Timeo, líder carioca
No Rio de Janeiro, a carreira mais importante para a nova geração é o GP Linneo de Paula Machado (GI), infelizmente com data próxima ao GP Jockey Club de São Paulo, de idênticas condições e também do Grupo I. Este ano, programado para o feriado do dia 12, o Grande Criterium carioca recebeu a inscrição de 13 potros de 3 anos (nenhuma fêmea).
TIMEO sagrou–se vencedor, confirmando qualidade e consistência. Não ganhou com facilidade, pois HONG KONG (Hibernian Rhapsody) descontava muito no final e quase o alcança. De qualquer forma, firmou–se como potro de campanha sólida e muito bem traçada, sendo, até agora, o melhor da geração carioca (ficando atrás somente do paulista Real Secret). MORYBA (Hard Buck), um pouco afastado, foi bom terceiro, embora não tenha conseguido acompanhar o ímpeto da arrancada de Hong Kong. Longe, a seguir, TAXI AÉREO (Wild Event) e BELLO RUNNER (Red Runner).
Criação Haras São José da Serra e propriedade do Stud Yatasto, foi pilotado por Marcello Cardoso e apresentado por Ronaldo Marins Lima. Registrou 2Â’00”33, na grama pesada.
First American, seu pai, já foi objeto de avaliação quando da vitória de Timeo na Taça de Prata (potros), também de Grupo I. São seus filhos: Uncle Sam, Cores do Brasil, Amor Surpresa, Ausone, Jujuy, Lucky Shot etc. Pertencem, como quase todos os ganhadores de grupo da atualidade, à linha paterna de Phalaris, pelo ramo de Mr. Prospector (um dos mais fecundos), da seguinte maneira: First American, Quiet American, Fappiano, Mr. Prospector, Raise A Native, Native Dancer, Polynesian, Unbreakable, Sickle e Phalaris.
Sandhill, a segunda mãe, é irmã inteira do campeoníssimo Sandpit, tendo ela própria vencido páreo de grupo na Gávea. A esta linha materna igualmente pertencem, entre outros, Brunnhilde, Saint Sever e Estrela do Oriente.
Tauane reabilita–se
Ainda na segunda–feira, no Hipódromo Brasileiro, uma nova carreira foi realizada: a Prova Especial Dia da Criança, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.500 metros.
Reabilitando–se da última atuação, TAUANE (Dancer Man e Op Colony, por New Colony) ganhou de ponta a ponta e por mais de um corpo. Lutando pela dupla, SECRET WAR (Put It Back) e DUCADOS (Arambaré) terminaram na ordem. POTY INDY (P.T. Indy), que derrotara Tauane no último confronto, desta vez foi um apagado quarto colocado. NOZZE DI FIGARO (First American) completou a pedra. Com exceção de Ducados, que tem 5 anos, as demais são um ano mais novas. Não correu Jolie Camila.
Tauane, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Araré, foi conduzida por Carlos Lavor, é treinada por Júlio Cezar Sampaio e assinalou 1Â’33”98, na areia macia.
Imponente Purse ganha Listed Race
Sábado, 10, no Hipódromo Paulistano, em Cidade Jardim, foi disputado o Clássico Emerson (L), para produtos de 3 anos, nas mesmas pista e distância do Derby Paulista.
Em sua terceira exibição, IMPONENTE PURSE (Public Purse e White Tea, por SunnyÂ’s Halo) chegou à segunda vitória e primeira clássica. Deixou na dupla, a pescoço, RIO MIRANDA (Red Runner). LUTHER (Fantastic Dancer) foi bom terceiro, enquanto o perdedor DINAMAQUINA (Know Heights) e LE GUILVINEC (Nedawi) completavam o marcador. Não correram Go Buck, Impatare, Homem Olímpico e Herói da Raia. Ocean Eleven não completou o percurso.
O ganhador, criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade da Coudelaria Jessica, foi conduzido por Waldomiro Blandi, é treinado por Leandro Guignoni e assinalou 2Â’31”601, na grama pesada.
Marcial, num final disputado
Domingo, 11, no Hipódromo da Gávea, foi corrida a Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo, em 1.400 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
Programado para a grama, acabou sendo transferido para a areia, em virtude das constantes chuvas. Surpreendendo, MARCIAL (Inexplicable e Una–Gata, por Reinhold), de 6 anos, com 23 atuações e oito vitórias comuns, resistiu até o último pulo à arremetida de ISO INCONTESTE (Golden Voyager), dois anos mais novo. Muito distanciado, SCOTTISH BOY (Dodge), de 4 anos, chegou em terceiro. SENHOR EXTRA (Spring Halo), de 5 anos, e GORINO (Dodge), de 4, completaram o placar.
Criação do Haras Morro Vermelho e propriedade do Stud Amigos da Barra, o ganhador teve a direção de Rodrigo Dias Lepre Santos, sendo treinado por Júlio Cezar Sampaio. Tempo na pista pesada: 1Â’26”32.
Poder de Ponta surpreende
No mesmo dia, na Gávea, foi realizada a Prova Especial African Boy, para produtos de 3 anos e mais idade.
Da mesma forma, devido às fortes chuvas, a carreira teve a pista transferida (e neste caso, também a distância). Outro êxito surpreendente, indicando a existência de provas especiais em número demasiado, dando injusto status clássico a corredores comuns. Seus competidores logo estarão inscritos (e perdendo) em simples páreos de pesos especiais.
Nesta, venceu o 5 anos PODER DE PONTA (Romarin e Glint Of Joy, por Clackson), que trazia na bagagem apenas vitórias comuns, sete em 32 atuações. UNIBOY DI JOB (Job di Caroline), um ano mais velho, formou a dupla a seis corpos do ganhador. Os demais, BARÃO DE PIATÃ (Music Prospector), GRAN TINTORETTO (Monsieur Renoir), ambos de 4 anos, e RUMÂ’S NIGHT (Put It Back), de 5, na ordem, pouco fizeram. Não correu Elite Loiro.
O filho de Romarin, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Gaivota, foi pilotado por Tiago Josué Pereira e apresentado por Almiro Paim Filho. Percorreu os 1.100 metros em 1Â’06”28, na pista pesada.
Avaliação das provas clássicas
O GP Linneo de Paula Machado (GI) teve bom campo. Contou com a presença de três ganhadores de prova de grupo e todos os demais possuíam vitórias. Deveria ser mais forte, não houvesse a coincidência inevitável com os clássicos paulistas da semana passada e desta.
Do Clássico Emerson (L), para produtos de 3 anos, pouco pode ser dito. Se o GP Jockey Club de São Paulo, que é do Grupo I e numa distância menor, já não foi forte, o que esperar deste, realizado quase ao mesmo tempo. No fundo, apenas em páreo comum com título. Próximas atrações
Rio de Janeiro
Domingo e sábado, serão realizados os GP Salgado Filho (GII), em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade; e a Prova Especial João e Jorge Jabour, em 1.200 metros, para éguas de 3 anos e mais idade. Os dois na areia.
São Paulo
Dois páreos incluídos na programação clássica são os destaques. Para produtos de 3 anos e mais idade, a Prova Especial Presidente Carlos Paes de Barros, em 1.000 metros; e para produtos de 4 anos e mais idade, a Prova Especial Presidente João Sampaio, em 3.000 metros. Ambas programadas para a grama.
[ Escolher outro colunista ]
|