Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 30/09/2009 - 11h01min
Special Class, sem adversárias
Domingo, 27, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi disputado o GP Costa Ferraz (GIII), em 1.000 metros, que voltou a ser reservado às fêmeas, como no passado.
Nove éguas de 3 anos e mais idade foram alinhadas para disputar a prova, cuja vitória acabou pertencendo à franca favorita SPECIAL CLASS (Wild Event e Ivy League, por Ghadeer), de 4 anos, reafirmando–se, assim, como uma das melhores velocistas da atualidade. A mais de dois corpos, chegaram TAVENNA (Nedawi) e SAY GOODBYE (Put It Back), em bons segundo e terceiro lugares. SUPER LIFE (Wild Event) e PODEROSA DODGE (Dodge) completaram o marcador. À exceção da quinta colocada, de 3 anos, as outras são um ano mais velhas.
Special Class e Say Goodbye são criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, sendo treinadas por Roberto Morgado Neto. A ganhadora foi dirigida por Jean Pierre e assinalou 55”79, na grama pesada, com cerca móvel.
Biólogo vence clássico paulista
Sábado, 26, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizado o Clássico Antônio da Silva Prado (L), em 2.400 metros, para produtos de 4 anos e mais idade.
Num campo de boa qualidade, BIÓLOGO (Vettori e Heroic Move, por Clackson), de 5 anos, levou a melhor por pequena diferença, derrotando INVERNO (Uapybo), um ano mais novo, que quase surpreende a cátedra. Próximos, finalizaram na ordem FAFO (Burooj), de 6 anos, QUADRIBALL (P.T. Indy) e AGASIAS (Fahim), ambos de 4. Não correu Oakfast.
Biólogo, criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Raça, foi pilotado por Mário Fontoura e apresentado por Marcos Guimarães Campos. Para a turma, o tempo foi apenas regular: 2Â’32”140, na grama pesada, com cerca móvel.
Al Arab, o melhor na milha
No mesmo dia e hipódromo, aconteceu o Clássico Alberto Santos Dumont (L), em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
A presença do ganhador da Milha Internacional paulista valorizava a carreira. Mas, infelizmente, o 4 anos KAPO DI TUTTI (Redattore) não passou de inexpressivo quinto lugar. AL ARAB, seu irmão paterno e da mesma idade, foi um convincente ganhador, ao atropelar com vigor, deixando TARECO (Rainbow Corner), de 6 anos, a três corpos. Um pouco afastados FALCON MUSIC (Music Prospector), também de 4 anos, e PINTOR ILUSTRE (Crimson Tide), de 3, terceiro e quarto colocados. Não correu Gianesi.
Al Arab, criação e propriedade do Haras Figueira do Lago, foi conduzido por Waldomiro Blandi e é treinado por Victorio Fornasaro. O tempo, 1Â’37”578, na grama pesada, com cerca móvel, foi bom para a turma. Filho de Ocala Sales (Choctaw Ridge), correu poucas vezes, apenas dez, somando quatro êxitos, incluindo dois clássicos.
Sobreaviso, de galope
Voltando ao Hipódromo da Gávea, no sábado foi corrida a Prova Especial José Bastos Padilha, em 3.000 metros, para produtos de 4 anos e mais idade. Programada na grama, em razão da chuva, acabou sendo transferida para a areia.
Com campo apenas razoável, SOBREAVISO (Baligh e Shell–Like, por Effervescing), de 4 anos, favorito, impôs–se com extrema facilidade, deixando FILIPPIO (Roi Normand), um ano mais velho, na dupla. Os demais sequer impressionaram. Muito longe NIOBIUM (New Colony), de 7 anos, HERSHEYS (Ghadeer) e TSUNAMI (Torrential), ambos de 4, completaram a pedra. Desejado Máximo derrubou o jóquei na partida.
O ganhador, pertencente ao Haras São José da Serra, também seu criador, foi dirigido por Marcello Cardoso e apresentado por Ronaldo Marins Lima. Registrou 3Â’32”42, na pista pesada.
Desta vez, Ptzinho
Segunda–feira, 28, no Hipódromo Brasileiro, Rio de Janeiro, foi realizada a nova Prova Especial Pallazzi, em 1.500 metros, areia.
Tanto em prova especial como nos páreos de pesos especiais, a turma vem apresentado resultados diversos. Uma hora vence Blue Elf, em outra Ptgualicho, That Summer, Roberto Alberto, Signal Love etc. Agora, chegou a vez de PTZINHO (P.T. Indy e Cantiga de Ninar, por Emmson), de 5 anos, que em forte atropelada e sem luta dominou o ponteiro PALAIS DES FESTIVALS (Crimson Tide), um ano mais velho, deixando–o dois corpos atrás. Próximo a ele, em terceiro, BLUE ELF (Choctaw Ridge), de 6 anos, correndo bem menos que o esperado. STORM GHADEER (Ghadeer) e SIGNAL LOVE (Signal Tap) chegaram a seguir. That Summer foi retirado.
Criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Cariri do Recife, Ptzinho foi pilotado por Marcos Mazini, apresentado por Almiro Paim Filho, e assinalou 1Â’35”12, na pista macia.
Páreos milionários de leilões
No sábado, 26, e domingo, 27, o Jockey Club Brasileiro promoveu, e fez realizar no Hipódromo da Gávea, duas carreiras na milha, uma para potros e outra para potrancas, vencidas, ambas com facilidade, respectivamente por KITO HOPE (Shudanz e Kate Vanilla, por Choctaw Ridge), criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Sérgio Barcellos; e DOLLY MAX (Crimson Tide e Shanay, por Coax Me Clyde), criação do Haras Di Cellius e propriedade da Coudelaria Alvarenga Desejada.
São provas restritivas de leilão, que recebem inscrições dos melhores potros e potrancas arrematados somente no Tattersall da entidade carioca. Por sua premiação, entretanto, desviam esses corredores das provas de grupo, o caminho lógico. Mas, como abdicar de um prêmio de R$ 55.704,10 para correr um clássico de R$ 13.200,00? Impossível deixar de registrar que, não fosse por suas altas dotações, não seriam dignas de comentário.
Avaliação das provas clássicas
Em 1.000 metros, o GP Costa Ferraz (GIII) teve campo razoável, ainda que um pouco prejudicado pelo acúmulo de provas de grupo para velocistas (no eixo Rio–São Paulo), nos meses de junho a setembro, a saber: GP Cordeiro da Graça, GP Major Suckow, GP Adhemar de Faria e Roberto Gabizo de Faria, GP Independência e o clássico agora comentado. O ideal seria que as datas fossem melhor espaçadas, pois existem meses (e são vários) em que não há carreira para velocistas gramáticos.
Foi bom o campo do Clássico Antônio da Silva Prado (L). Correspondeu à sua classificação. Já o Clássico Alberto Santos Dumont (L) teve excelentes competidores. Merecia ser do Grupo III, pelo menos.
Próximas atrações
São Paulo
Final de semana importantíssimo no turfe paulista, com várias provas de grupo. Programados o fundamental GP Diana (GI), para as potrancas de 3 anos; e o importante GP Jockey Club de São Paulo (GI), ambos, na grama, em 2.000 metros. São a terceira prova da Tríplice Coroa de potrancas e a segunda da Quádrupla Coroa de produtos, respectivamente.
Ainda serão corridos o GP Presidente Antônio Correa Barbosa (GII), em 2.200 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade, e o Clássico Presidente Mário Ribeiro Nunes Galvão (L), para éguas de 4 anos e mais idade, em 2.000 metros, na grama (se o tempo permitir).
Rio de Janeiro
Domingo, no Hipódromo da Gávea será realizado o GP Antonio Joaquim Peixoto de Castro Júnior (GII), este ano em 2.400 metros, na grama. E no sábado acontecerá a nova Prova Especial Platina, em 2.000 metros, grama (se o tempo permitir), para éguas de 3 anos e mais idade.
[ Escolher outro colunista ]
|