Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

BLOODLINES DA LINHAGEM DE HURRY ON – PARTE IX
12/08/2009 - 13h24min

BLOODLINES / CRIAÇÃO NACIONAL – PARTE IX

XV – BLOODLINES DA LINHAGEM DE HURRY ON

Nesta Parte IX, serão abordadas as “Bloodlines” das Linhagens de Referência derivadas da Dinastia de MATCHEM, representadas, respectivamente, por HURRY ON e por MAN 0’ WAR.

HURRY ON nasceu na Grã Bretanha, em 1913, sendo um alazão de enormes proporções que, aos 2 anos, era desequilibrado em seu perfil físico, desajeitado, sem dar o menor indício de que iria chegar a correr.

Inexplicavelmente, a não ser pelas armadilhas proporcionadas pela Genética, sua Mãe, TOUT SUITE, era tão pequena, que mais parecia um pônei do que um PSI.

Seu Pai, MARCOVIL, era um alazão de bom Porte físico, sendo um “racehorse” de aceitável e curta campanha, mas um “stakes winner”, que encerrou sua curta campanha de 8 apresentações, com 4 vitórias, devido a problemas em seus tendões.

Ao chegar aos 3 anos, uma inusitada e expressiva transformação ocorreu com seu Fenótipo, tornando–se harmonioso, equilibrado, com ótimos Aprumos e Conjuntos Físicos, um Porte gigantesco, medindo 1,73 m (17 hands), altura muito rara num PSI, mesmo na atualidade, povoada por PSI’s de grande Porte.

Seu Fenótipo era muito parecido com o de MAN O’ WAR, o outro responsável pela continuidade da Dinastia de MATCHEM, em meu julgamento, responsáveis pela transmissão dos mais belos Fenótipos de PSI para seus descendentes.

Acompanhando a notável evolução de seu Fenótipo, HURRY ON apresentava um padrão de velocidade para distâncias mais longas, inusitado, mas tendo sua campanha severamente comprometida pela 1ª Grande Guerra Mundial.

Segundo o célebre Treinador Fred Darling, foi o mais impressionante cavalo que treinou, mas só correu 6 vezes, para vencer todas com impressionante facilidade, literalmente, esmagando seus adversários.

Como Reprodutor, HURRY ON, desde o início, revelou um excelente padrão de qualidade, sendo “Leading Sire” em 1926, 2º colocado em 1922 e 27 e 3º em 28 e 29, assim como, foi melhor Avô Materno, liderando por três Temporadas a lista dos melhores Avôs Maternos (1938, 44 e 45).

Ao produzir três vencedores do Derby de Epsom, CAPTAIN CUTTLE (seu primeiro Produto nascido), CORONACH e CALL BOY, tudo indicava que sua “Sire Line” estaria perpetuada através destas três potenciais “bloodlines”, o que, em curto prazo, revelou–se um grande engano, pois nenhum dos três cumpriu uma campanha, como Reprodutor, capaz de garantir a continuidade de sua “Sire Line”.

Devemos ressaltar, entretanto, que CORONACH, além de ter produzido a notável “racemare” CORRIDA, vencedora, por duas vezes, do importante e seletivo Arco do Triunfo, da qual tivemos o privilégio de contar com seu filho, COARAZE, como notável Reprodutor da Criação brasileira, teve boa influência na Criação européia e na Nova Zelândia sem, entretanto, conseguir firmar seu Alinhamento Paterno, refletido em sua “Sire Line”.

Continuando com as surpresas que envolveram HURRY ON, por toda a sua vida, possivelmente, a principal delas ainda estava por ocorrer, pois sua “Sire Line” já se encontrava seriamente ameaçada de extinção, quando, ao completar 20 anos, nasceu seu filho PRECIPITATION, muito bom Fundista / “Stayer”, a quem coube a difícil missão de perpetuar a Linhagem de HURRY ON, até nossos dias.

XV.1 – PRECIPITATION – GB – 1933 – M.A. – HURRY ON  X  DOUBLE LIFE por BACHELOR’S DOUBLE  X  SAINT JOAN por WILLBROOK

 
Foto de PRECIPITATION

 
Pedigree de PRECIPITATION

Foi um excelente “stayer”, ajudando a comprovar que podem ser excelentes Reprodutores, desde que seus respectivos Planejamentos Genéticos possam ser criteriosamente estudados e elaborados.

Venceu dos 2 000 m aos 4 000 m, inclusive a famosa e conceituada, pelo menos naquela época, Ascot Gold Cup.

Na mesma trilha percorrida por seu Pai, HURRY ON, PRECIPITATION, conhecido pelo apelido “Gentle Giant” (Gigante Gentil), com Porte avantajado e desajeitado aos 2 anos, só conseguiu correr aos 3 anos, quando apresentou notável evolução em seu Fenótipo, evolução esta, típica do PSI considerado tardio em seu amadurecimento orgânico e físico.

Na reprodução, PRECIPITATION produziu um vencedor do Derby de Epsom e do St. Leger, AIRBORNE, que foi um autêntico fiasco como Reprodutor, mas quando produziu CHAMOSSAIRE (St. Leger), “Leading Sire”, a esperança na continuidade da “Bloodline” de PRECIPITATION parecia assegurada, mas o Alinhamento de CHAMOSSAIRE não teve continuidade, devido ao decepcionante comportamento, como Reprodutor, de seu excelente filho, como “racehorse”, SANTA CLAUS.

Outros importantes filhos de PRECIPITATION, como “racehorses”, PREMONITION e SUPREME COURT, também não conseguiram manter a “Bloodline” estabelecida por seu Pai e quando tudo parecia caminhar para a sua extinção, como “Sire Line”, seu filho, SHESHOON, surge como o redentor de sua “Bloodline”, ao se tornar “Leading Sire” europeu em 1970 e, sobretudo, por ter produzido a SASSAFRAS (1967), notável “racehorse”, vencedor do Arco do Triunfo, do Derby e do St. Leger da França, responsável pela perda da invencibilidade do excepcional “racehorse”, Tríplice Coroado inglês, NIJINSKY, “Champion 3yo Colt” na França, em 1970.

XV.1.1 – SASSAFRAS – FR – 1967 – M.C. – SHESHOON (por PRECIPITATION)  X  RUTA por RATIFICATION  X  DAME D’ATOUR por CRANACH (por CORONACH, por HURRY ON)


Pedigree de SASSAFRAS

Deve–se observar que, em seu Genótipo, ao contrário de seu Pai, SHESHOON, que era “outcross” absoluto de 5ª Geração, encontramos a tripla participação de HURRY ON, sob a forma de “linebreeding” 3 X 5 X 5, reforçando a tese daqueles que consideram que para ser um bom Reprodutor deve apresentar uma Configuração Genética (Genótipo) contemplando a duplicação em, pelo menos, um notável ancestral.

Neste caso, além da tripla participação de HURRY ON, também ocorre a tripla participação no notável Reprodutor GAINSBOROUGH, pai do excepcional HYPERION, sob a forma de “linebreeding” 5 X 5 X 5.

Na prática, SASSAFRAS deu continuidade à “Bloodline” de PRECIPITATION, graças à Criação brasileira, que importou dois de seus filhos, HENRI LE BALAFRÉ e BAYNOUN, que tiveram importantes passagens por nossa Criação, produzindo importantes “racehorses” e Reprodutores, como SANDPIT, MUCH BETTER,  THIGNON LAFRÉ e POUR HENRI, todos com filhos que foram muito bons “racehorses”, acenando com a possibilidade, ainda que não muito expressiva, que poderão dar continuidade, não só à “Bloodline” estabelecida por PRECIPITATION – SHESHOON – SASSAFRAS, assim como, à própria Linhagem de HURRY ON.

Em pesquisa realizada recentemente, não encontrei, NA Criação internacional, qualquer vestígio de descendentes, pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line”), garantindo essa continuidade.

Desta forma, a Criação brasileira assume a fundamental responsabilidade de garantir a continuidade desta importante “Bloodline” e essencial Linhagem, no âmbito da Criação mundial do PSI.

Observando–se o Pedigree de 5ª Geração, tanto de HENRI LE BALAFRÉ, quanto de BAYNOUN, verificamos que, ambos, guardam uma curiosa coincidência genética com o Pedigree de SASSAFRAS, além de serem descendentes da mesma “Sire Line”, ou seja, apresentam duplicações em ancestrais descendentes da Linhagem de HURRY ON, como podemos verificar a seguir:

XV.1.1.1 – HENRI LE BALAFRÉ – FR – 1972 – M.A. – SASSAFRAS  X  GALOUBINKA por TAMERLANE  X  RHENANE por TANERKO

 
Pedigree de HENRI LE BALAFRÉ

Entre as duplicações em ancestrais encontradas neste Genótipo, assinalamos a duplicação, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) na notável Matriz, DOUBLE LIFE, a Mãe de PRECIPITATION, sob a forma de “inbreeding” 4 X 4 (RF), o que pode ter sido o diferencial genético para o bom comportamento de HENRI LE BALAFRÉ como Reprodutor.

XV.1.1.2 – BAYNOUN – IRE – 1981 – M.CE. – SASSAFRAS  X  BUSARELLA por BUSTED  X  DANARELLA por DAN CUPID

 
BAYNOUN

 
Pedigree de BAYNOUN

Entre as duplicações em ancestrais encontradas neste Genótipo, assinalamos a duplicação no notável Reprodutor, COURT MARTIAL, sob a forma de “linebreeding” 4 X 5 , tendo em vista que seu Avô Materno (Pai de sua Mãe, INSTANTENEOUS), é nada mais, nada menos, que o próprio HURRY ON.

Ainda atuantes como Reprodutores na Criação brasileira, descendentes dos dois Reprodutores acima citados, podemos identificar:

A – Descendentes de HENRI LA BALAFRÉ:

• GOD WILLING – BR – 1985 – M.C. – HENRI LE BALAFRÉ  X  TUFT por PRIMERA  X  TURF por BALLYMOSS

• KING OF STEEL – BR – 1989 – M.C. – HENRI LE BALAFRÉ  X  SELEÇÃO por LOCRIS  X  ZARCA por SAYANI

• OJOTABÊ – BR – 1989 – M.C. – HENRI LE BALAFRE  X  JARUMBA por EXECUTIONER  X  ARUMBA por VIZIANE

• THIGNON LAFRÉ – BR – 1987 – M.C. – HENRI LE BALAFRÉ  X  MIGNON por EARLDOM  X  RISOTA por JOLLY JOKER

• THIGNON BOY – BR – 2000 – M.A. – THIGNON LAFRÉ  X  BETINA GIRL por MAT–BOY  X  MA BENTINGAGE por MOUNTDRAGO

• ROXINHO – BR – 1998 – M.A. – THIGNON LAFRÉ  X  MISS BOB por ESPECULANTE  X  ELLUFF por LUNARD

• BALLXIZA – BR – 1995 – M.CE. – THIGNON LAFRÉ  X  UNETIXIZA por KENÉTICO  X  XINEZA por GIANT

• POUR HENRI – BR – 1988 – M.A. – HENRI LE BALAFRÉ  X  POLAR  CALL por NORTHFIELDS  X  ANXIOUS CALL por WHISTLER

• ETCHER – BR – 1995 – M.A. – POUR HENRI  X  ETERNAL PLEDGE por ASSERT  X  EXCITABLE GAL por SECRETARIAT

B – Descendentes de BAYNOUN

• MUCH BETTER – BR – 1989 – M.C. – BAYNOUN  X  CHARMING DOLL por BRAC  X  PINTORA por NOVO MUNDO

• IDOMENEO – BR – 2000 – M.C. – MUCH BETTER  X  STRATAS por YOUTH  X  STOP HER por EARLDOM

• SANDPIT – BR – 1989 – M.A. – BAYNOUN  X  SAND DANCER por GREEN DANCER  X  SINOPE por AUREOLE

• FUNTASTIC – BR – 1989 – M.C. – BAYNOUN  X  ADVENTURE por St. CHAD  X  MIGO por LOCRIS

OBSERVAÇÃO:

Devemos ressaltar que, dos Reprodutores acima citados, MUCH BETTER e SANDPIT já morreram, GOD WILLING, THIGNON LAFRÉ, POUR HENRI, KING OF STEEL e OJOTABÊ, já se encontram com idade relativamente avançada, enquanto, para ETCHER, BALLXIZA e FUNTASTIC, não temos  notícias sobre sua participação na última Temporada de Monta.

Outro aspecto primordial a ser ressaltado, é que, usualmente, os descendentes desta Linhagem de HURRY ON e respectiva “Bloodline” de PRECIPITATION / SASSAFRAS, se caracterizam por serem Fundistas / “Stayers”, o que constitui um obstáculo ponderável para a sua utilização como Reprodutores, em conformidade com a política adotada pela Criação brasileira, privilegiando a velocidade, em detrimento da stamina.  

Como a responsabilidade pela continuidade desta Linhagem e “Bloodline”, de reconhecida e comprovada importância na evolução do PSI durante o século 20, recai integralmente sobre a Criação brasileira, na medida do possível, esforços deverão ser despendidos pelos Criadores nacionais, no sentido de patrocinar tais Reprodutores, para que possamos utilizá–los, no Planejamento Genético visando consistentes Fundistas.

XVI – BLOODLINES DA LINHAGEM DE MAN O’ WAR

MAN O’ WAR está entre os dois maiores ídolos do Turfe norte americano, em todos os tempos, em razão de seu belo e poderoso Fenótipo, e de sua extraordinária campanha nas pistas de corrida.

Como vimos anteriormente, o belo e poderoso Fenótipo era compartilhado com HURRY ON, ambos, responsáveis pela continuidade da Dinastia de MATCHEM.

Por seu poderoso Fenótipo e pelagem alazã, MAN O’ WAR recebeu o apelido de “Big Red”, que também caberia perfeitamente a HURRY ON.

A idolatria do público norte americano por MAN O’ WAR era de tal ordem que, segundo a imprensa especializada na época, a consternação desse público no dia em que sofreu sua única derrota (2º lugar), mais parecia que a nação tinha ficado de luto, ou seja, uma reação muito parecida com a do povo brasileiro, quando o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai, no Maracanã.

Sua campanha nas pistas, foi refletida em 20 vitórias, em 21 apresentações, aos 2 e 3 anos, não tendo corrido o Kentucky Derby, por única e exclusiva vontade de seu proprietário, Samuel Riddle.
             &nbs p;            
Na reprodução, MAN O’ WAR foi seriamente prejudicado, por que seu proprietário o reservou, exclusivamente, para suas Matrizes, não permitindo que viesse a servir Matrizes de alta qualidade genética de outros Criadores.

Ainda assim, MAN O’ WAR, chegou a produzir 62 “stakes winners” (16%), com amplo destaque para seu filho, WAR ADMIRAL, Tríplice Coroado, “Horse of the Year”, “Champion 3 yo Colt”, “Leading Sire” e um dos 4 ícones na transmissão do cromossomo X, responsável pelo “Big Heart” (Coração de grande Porte), conhecido como “X Factor” (XF).

Como Avô Materno, seu desempenho foi ainda melhor, sendo que 127 de seus netos maternos, alcançaram o nível de “stakes winners”.

• WAR ADMIRAL – USA – 1934 – M.C. – MAN O’ WAR  X  BRUSHUP por  SWEEP  X  ANETTE K por HARRY OF HEREFORD

 
WAR ADMIRAL

 
Pedigree de WAR ADMIRAL

Como Reprodutor, WAR ADMIRAL chegou a produzir 40 “stakes winners” (11%), mas sua performance como Avô Materno foi muito superior, pois foi responsável por 112 “stakes winners”, devido à superior qualidade de várias de suas filhas, tanto como “racemares”, quanto como Matrizes, com destaque para BUSHER, “Horse of the Year”, “Champion 2 and 3 yo Filly” e “Champion Handicap Mare”, STRIKING, “Broodmare of the Year” (Matriz do Ano) nos USA, SEARCHING, excelente “racemare” e Matriz, BUSANDA, excelente “racemare” e Mãe do notável BUCKPASSER, entre várias outras importantes Matrizes, o que deve ser creditado ao fato de serem consideradas como “Elite Mares” e “Double–Copy Mares”, portanto, transmissoras do cromossomo X, responsável pelo “big heart” (Coração de Grande Porte), conhecido como “X Factor”, herdado de seu Pai, WAR ADMIRAL.

Lamentavelmente, apesar de todos esses predicados, WAR ADMIRAL, que teve sua fama consideravelmente aumentada pelo histórico “match race” com SEABISCUIT, não conseguiu manter sua “Sire Line”, extinta já há algum tempo, mas continua exercendo grande influência em Genótipos de importantes “racehorses” e Reprodutores, descendentes de suas filhas, sobretudo, quando transmitem o já mencionado cromossomo X, do “X Factor” (XF).

Como ocorreu com seu coetâneo europeu e parceiro da Dinastia de MATCHEM, HURRY ON, devido à imprevisibilidade da Genética, de onde menos se esperava, surgiu a salvação da Linhagem de MAN O’ WAR, dando continuidade à sua “Sire Line”, até hoje, através de seu filho WAR RELIC, que estabeleceu uma consistente “Bloodline”.

XVI.1 – WAR RELIC – USA – 1938 – M.A. – MAN O’ WAR  X  FRIAR’S CARSE por FRIAR ROCK  X  PROBLEM por SUPERMAN

 
Foto de WAR RELIC

 
Pedigree de WAR RELIC

WAR RELIC foi um “racehorse” do circuito secundário dos USA, com campanha refletida em 20 apresentações, transformadas em 9 vitórias, sendo 4 em “stakes” de importância secundária, não se comparando com a portentosa campanha de WAR ADMIRAL.

Como vem ocorrendo com as Linhagens de HYPERION e de TOURBILLON, a “Bloodline” que vem mantendo a Linhagem de MAN O’ WAR, através de sua “Sire Line”, se caracteriza por Reprodutores “sprinters” e “sprinters alongados”.

WAR RELIC estabeleceu o seguinte Alinhamento:

WAR RELIC – INTENT – INTENTIONALLY – IN REALITY, este último consolidou este Alinhamento, estabelecendo uma importante “Bloodline” através da qual se abriu um leque com vários Ramais pontuados por JUDGE SMELLS, PROPER REALITY, RELAUNCH, KNOWN FACT e VALID APPEAL, dos quais descendem um apreciável número de Reprodutores que se encontram em plena atividade.

XVI.1.1 – IN REALITY – USA – 1967 – M.C. – INTENTIONALLY (por INTENT, por WAR RELIC)  X  MY DEAR GIRL por ROUGH’N TUMBLE  X  ILTIS por WAR RELIC

 
Foto de IN REALITY

 
Pedigre de IN REALITY

Chamo a atenção, mais uma vez, da mesma forma como ocorreu com os Reprodutores que pontuaram a “Bloodline” de PRECIPITATION, que IN REALITY apresenta uma duplicação, sob a forma de “inbreeding” 3 X 3 em WAR RELIC (filho de MAN O’ WAR) e a tripla participação, sob a forma de “linebreeding” 5 X 5 X 5 em FAIR PLAY (Pai de MAN O’ WAR).

Um dos principais Reprodutores da atualidade nos USA, TIZNOW, descende da “Bloodline” de IN REALITY – RELANUNCH – CEE’S TIZZY – TIZNOW, devendo  se constituir no principal artífice da continuidade desta Linhagem de MAN O’ WAR , e consequetemente da “Bloodline” de IN REALITY.

A Criação brasileira encontra–se totalmente desfalcada de descendentes paternos desta “Bloodline”, apesar de, periodicamente, contarmos com a presença de um importante Reprodutor, PUT IT BACK, em nossas Temporadas de Monta.

• PUT IT BACK – USA – 1998 – M.CE. – HONOUR AND GLORY ( por RELAUNCH, por IN REALITY)  X  MISS SHOPLIFTER por EXUBERANT  X  ARTICULATE ROBBERY por NO ROBBERY

OBSERVAÇÃO:

Tendo em vista que PUT IT BACK não é um Reprodutor residente no Brasil, e que se trata de uma “Bloodline” de grande peso para elaboração de um consistente Planejamento Genético, sobretudo, por se tratar de uma “Bloodline” geneticamente aberta, seria , no mínimo, recomendável que a Criação brasileira providenciasse a vinda, ainda que em regime de “shuttle”, de um Reprodutor testado ou promissor, descendente desta “Bloodline”, por sua “Sire Line” cuja  preferência, sendo viável e possível, deveria recair no já comprovado DIKTAT, ou no promissor Reprodutor OFFICER.

Orlando Limaomlima@infolink.com.br



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês