Colunista:
BLOODLINES DA LINHAGEM DE REFERÊNCIA DE BLANDFORD – PARTE IV 08/07/2009 - 12h01min
BLOODLINES / CRIAÇÃO NACIONAL – PARTE IV
V – BLOODLINES DA LINHAGEM DE REFERÊNCIA DE BLANDFORD
BLANDFORD foi considerado como o Reprodutor mais importante no período entre as duas Grandes Guerras, responsável por 4 vencedores do Derby de Epsom, TRIGO, BLENHEIM, WINDSOR LAD e BAHRAM, entre outros notáveis “racehorses” e “racemares”, que acabaram por influenciar, positivamente, a Criação mundial, sobretudo, a européia, do PSI no século 20.
Assim como a Linhagem de HYPERION, a de BLANDFORD também se encontra em rota acelerada de extinção e poucas são as “Bloodlines” derivadas de sua Linhagem, que ainda possibilitam sua existência até os dias de hoje.
O Fenótipo de BLANDFORD deixa transparecer um poderio físico inusitado para um PSI, quando se sabe que, quando “yearling” teve uma grave pneumonia, chegando a ser desenganado pelo Veterinário, da qual se recuperou, mostrando uma valentia, coragem e vontade férrea para sobreviver, atributos que transmitiu para boa parte de seus descendentes, provável explicação para a valentia e vontade de vencer que estes descendentes demonstraram nas pistas de corrida.
As “Bloodlines” da Linhagem de BLANDFORD responsáveis por sua sobrevivência até hoje, que puderam ser identificadas, são pontuadas por BAHRAM, por BLENHEIM, e por dois de seus filhos, ou seja, DONATELLO e MAHMOUD, e com exceção de DONATELLO, todos foram vencedores do Derby de Epsom, além do que, CREPELLO, filho de DONATELLO, também foi vencedor deste famosa e importante Prova (Derby inglês), mostrando a vocação inequívoca dos descendentes de BLANDFORD para vencerem esta notável Prova do Calendário Clássico inglês reservada aos 3 anos.
V.1 – BAHRAM – GB – 1932 – M.C. – BLANDFORD X FRIAR’S DAUGHTER por FRIAR MARCUS X GARRON LASS por ROSELAND
BAHRAM
Pedigree de BAHRAM
• Dono de belíssimo Fenótipo, BAHRAM foi criado por Aga Khan, sendo o único Tríplice Coroado inglês invicto em sua campanha nas pistas, constituída por 9 apresentações.
• Após 5 Temporadas de Monta em Newmarket, foi exportado para os USA cujos Criadores, sem que se soubesse as reais razões, não lhe deram as devidas oportunidades e, com 14 anos foi exportado para a Argentina, onde veio a morrer em 1956.
• De certa forma, sua trajetória como Reprodutor, foi decepcionante, embora com apenas duas gerações em idade de corrida que deixou na Inglaterra, ocupou o 2º lugar na lista dos “Leading Sires”, produzindo a BIG GAME que foi “Champion Sire” em 1948, além de PERSIAN GULF, excelente Reprodutor, e TURKHAN que, embora não tenha sido um bom Reprodutor, foi o Avô Materno de VIENNA, Pai do importante VAGUELY NOBLE.
• Tanto nos USA, quanto na Argentina, não teve um bom desempenho como Reprodutor, mas deixou excelentes Matrizes na Inglaterra, o que nos deixa a conclusão que, se tivesse permanecido como Reprodutor na Inglaterra, teria dado uma contribuição expressiva para Criação do PSI , a nível internacional.
• Quando tudo levava a crer que a “Bloodline” de BAHRAM agonizava, próxima de sua extinção pelo Segmento Paterno de seus descendentes, a Criação alemã a salvou, com requintes de um autêntico conto de fadas, vindo a gerar o atual e mais importante Reprodutor da Alemanha e um dos mais notáveis da atual Criação internacional do PSI, na figura de MONSUN.
• Tive oportunidade de elaborar um Trabalho para a Darley, do Sheikh Mohammed de Dubai, na qual indicava a importância que viesse a patrocinar Reprodutores da Criação alemã, entre outras Linhagens próximas da extinção, e a resposta veio alguns meses depois, através da aquisição pela Darley, de SHIROCCO, MANDURO e SCHIAPARELLI, os três tendo em comum, o fato de serem filhos de MONSUN, cujos principais descendentes que atuam na Criação mundial do PSI, estão citados a seguir:
1º – MONSUN – GER – 1990 – M.CE. – KONIGSSTHUL (por DSCHINGINS KHAN, por TAMERLANE, por BIG GAME, por BAHRAM) X MOSELLA por SURUMU X MONASIA por AUTHI.
2º – SHIROCCO – GER – 2001 – M.C. – MONSUN (por KONIGSSTHUL, por DSCHINGIS KHAN, por TAMERLANE, por BIG GAME, por BAHRAM) X SO SEDULOUS por THE MINSTREL X SEDULOUS por TAP ON WOOD.
3º – MANDURO – GER – 2002 – M.CE – MONSUN (por KONIGSSTHUL, por DSCHINGIS KHAN, por TAMERLANE, por BIG GAME, por BAHRAM) X MANDELLICHT por BE MY GUEST X MANDELAUGE por DSCHINGIS KHAN (por TAMERLANE, por BIG GAME, por BAHRAM).
4º – SCHIAPARELLI – GER – 2003 – M.A. – MONSUN (por KONIGSSTHUL, por DSCHINGIS KHAN, por TAMERLANE, por BIG GAME, por BAHRAM) X SACARINA por OLD VIC X BRAVE LASS por RIDAN.
5º – GENTLEWAVE – IRE – 2003 – M.C – MONSUN (por KONIGSSTHUL, por DSCHINGIS KHAN, por TAMERLANE, por BIG GAME, por BAHRAM) X SAUMAREINE por SAUMAREZ X CHARMING QUEEN por HABITAT.
6º – SAMUN – GER – 1997 – M.A. – MONSUN ( por KONIGSSTHUL, por DSCHINGIS KHAN, por TAMRELANE, por BIG GAME, por BAHRAM) X SACARINA por OLD VIC X BRAVE LASS por RIDAN.
• Até o presente momento, a Criação nacional não apresenta um descendente sequer, desse extraordinário Reprodutor.
V.2 – DONATELLO – ITY – 1934 – M.CE. – BLENHEIM X DELLEANA por CLARISSIMUS X DUCCIA DI BUONINSEGNA por BRIDGE OF EARN
DONATELLO
Pedigree de DONATELLO
• Criação do Mago, Federico Tesio, DONATELLO cumpriu excelente campanha nas pistas de corrida, onde em 9 apresentações, venceu 8, permanecendo invicto na Itália, vindo a perder a invencibilidade no Grand Prix de Paris quando, após um percurso de extrema infelicidade, veio a secundar CLAIRVOYANT por 3/4 de corpo.
• Juntamente com NEARCO e RIBOT, formou o trio que difundiu a influência da excepcional Criação italiana de Federico Tesio, no âmbito da Criação mundial do PSI.
• DONATELLO exerceu sua função como Reprodutor em Newmarket, na Inglaterra, e apesar de uma campanha conturbada, conseguiu chegar à condição de “Leading Sire”, sobretudo, por conta de seus filhos, ALYCIDON, ACROPOLIS, SUPERTELLO e CREPELLO, este último, vencedor do Derby de Epsom.
• DONATELLO também se destacou como Avô Materno, através de suas filhas que se tornaram excelentes Matrizes, como PASQUA (Mãe de PINZA), CELESTIAL LIGHT (Avó de SOVEREIGN EDITION, “Leading Sire” na Nova Zelândia), PICTURE PLAY (3ª Mãe de ROYAL PALACE), VALKYRIE (Mãe do Tríplice Coroado argentino, TATAN), ANGELOLA (Mãe do excelente “racehorse” e Reprodutor, AUREOLE), entre outras.
• Na Criação nacional, identificamos 4 descendentes da “Bloodline” de DONATELLO, a saber:
1º – OIRO DO REINO – BR – 1993 – M.C. – COMBÉ (por MINERA, por CREPELLO, por DONATELLO) X JAFLAVIA por HAMPSTEAD X CON CREMA por YATA NAHUEL.
2º – QUITADO DA TOCA – BR – 1991 – M.A. – RED CROSS (por CREPELLO, por DONATELLO) X RICA LOVE por KENÉTICO X LOVE LARK por TUMBLE LARK.
3º – EL RAMIRO – BR – 1990 – M.C. – COMBÉ (por MINERA, por CREPELLO, por DONATELLO) X LA JANDAIA por RIGHT OFF X LA CASSIA por ELI KAN.
4º – REI DO RUN – BR – 1996 – M.C. – DO RUN (por RED CROSS, por CREPELLO, por DONATELLO) X ISLA AUSTRAL por VERJAL X IRABEM por CORTIJO.
V.3 – MAHMOUD – FR – 1933 – M.T. – BLENHEIM X MAH MAHAL por GAINSBOROUGH X MUMTAZ MAHAL por THE TETRARCH
MAHMOUD
Pedigree de MAHMOUD
• Criado por Aga Khan, MAHMOUD, colocado no leilão de “yearlings” de Deauville, não alcançou o preço de reserva e seguiu para treinamento em Newmarket, vindo a ser o segundo melhor 2 anos de sua Geração.
• Aos 3 anos, foi 2º nas 2 000 Guineas (1 600 m, 1ª Prova da Tríplice Coroa inglesa), venceu o Derby de Epsom (2 400 m, 2ª Prova da Tríplice Coroa), sendo 3º no St. Leger (2 800 m, 3ª Prova da Tríplice Coroa).
• Havia uma séria desconfiança de que MAHMOUD não teria stamina suficiente para obter sucesso no Derby de Epsom, o que desmentiu categoricamente, ao vencê–lo em tempo recorde.
• MAHMOUD integrou o trio de vencedores do Derby de Epsom criados por Aga Khan, juntamente com seu Pai, BLENHEIM, e com o invicto BAHRAM, todos os três descendentes pelo Alinhamento Masculino Paterno (“high line”) da Linhagem de BLANDFORD, todos os três exportados para os USA, como Reprodutores.
• Atuando como Reprodutor em Newmarket, deixou 4 gerações, com destaque para suas filhas, algumas das quais se tornaram ótimas Matrizes, enquanto, nos USA, foi 1º, 2º e 3º colocado na “Leading Sires”, produzindo “racehorses” e “racemares” com destacadas atuações nas pistas de corrida.
• Sua maior influência para a Criação mundial do PSI, entretanto, deve–se às suas filhas, que se tornaram importantes Matrizes, como BOUDOIR (Mãe de YOUR HOST, Pai de KELSO, por 5 vezes, “Horse of the Year” nos USA), PONTOON (3ª Mãe de SEA HAWK), GREY FLIGHT (Avó de BOLD LAD), KOUBIS (Mãe e Avó dos vencedores do Kentucky Derby, DETERMINE e DECIDEDLY), POLAMIA (Mãe de GREY DAWN E RIGHT AWAY) e, sobretudo, ALMAHMOUD (Avó de NORTHERN DANCER).
• Como tivemos oportunidade de assinalar anteriormente, MAHMOUD foi fortemente influenciado por seu Segmento Materno, por THE TETRARCH, uma vez que sua Mãe, MAH MAHAL, filha da fenomenal, MUMTAZ MAHAL, a notável “Potranca Voadora”, filha do também fenomenal THE TETRARCH.
• Na Criação nacional identificamos três (3) Reprodutores descendentes da “Bloodline” de MAHMOUD pelo Alinhamento Masculino Paterno, a seguir citados:
1º – DANCER MAN – BR – 1992 – M.C. – SESTERO (por EXECUTIONER, por THE AXE, por MAHMOUD) X SISTIANA por ARIOSTO X SO SMY por SO BOLD.
2º – WAIMEA SUPER – BR – 1989 – M.C. – GRIMALDI (por EXECUTIONER, por THE AXE, por MAHMOUD) X WIRE UP por FIRESTREAK X PINWAVE por PINZA.
3º – OTHER COLOR – BR – 2000 – M.A. – DANCER MAN (por SESTERO, por EXECUTIONER, por THE AXE, por MAHMOUD) X COLOR BURST por LYPHARD X FAPPABURST por FAPPIANO.
V.4 – BLENHEIM – GB – 1927 – M.CE. – BLANDFORD X MALVA por CHARLES O’MALLEY X WILD ARUM por ROBERT LE DIABLE
BLENHEIM
Pedigree de BLENHEIM
• Sem dúvida, o mais importante filho de BLANDFORD, inclusive, por ser o Pai de DONATELLO e de MAHMOUD, e o principal perpetuador de sua Linhagem até os dias de hoje, e produzindo uma “Bloodline” direta, através do Alinhamento Masculino Paterno (“high line”) de seus descendentes, um dos quais, RESTLESS JET, com excelente participação na Criação nacional.
• Apresentou muito boa campanha aos 2 anos, tendo em vista que em sete (7) saídas, venceu quatro (4), tirando 2º lugar nas três (3) restantes.
• Aos 3 anos correu por três vezes, com uma descolocação, tirando 4º lugar nas 2 000 Guineas e vencendo o Derby de Epsom, retirando–se das pistas.
• Durante seis (6) Temporadas foi Reprodutor na França, sendo exportado para os USA, exercendo grande influência na Criação mundial do PSI, em ambos os lados do Atlântico.
• Na sua primeira Geração na França, produziu MUMTAZ BEGUM, Mãe de NASRULLAH e Avó de ROYAL CHARGER, confirmando a marcante característica dos Reprodutores da Linhagem de BLANDFORD, em produzir notáveis Matrizes.
• Em sua 2ª Geração na França, produziu MAHMOUD e o excelente “racehorse”, WYNDHAM, ancestral do nosso conhecido RESTLESS JET, que não reeditou, como Reprodutor, suas brilhantes performances nas pistas, até que, em sua última Geração, veio a produzir WINDY CITY, o melhor 2 anos de sua Geração na Inglaterra e Irlanda, Pai de RESTLESS WIND, Pai de importantes 2 anos nos USA.
• Nos USA, BLENHEIM foi “Champion Sire”, tendo produzido importantes “racehorses “ e “racemares”, inclusive, excelentes Matrizes, destacando–se entre seus filhos, o notável “racehorse” norte americano, WHIRLAWAY.
• Na Criação nacional, pudemos identificar, pelo Alinhamento Masculino Paterno de BLENHEIM, dois Reprodutores descendentes, através de WYNDHAM, como veremos a seguir:
1º – VACILADOR – BR – 1992 – M.A. – RESTLESS JET (por RESTLESS WIND, por WINDY CITY, por WYNDHAM, por BLENHEIM) X INTERVIEW LARK por TUMBLE LARK X ALICE FOURWAY por SOUND TRACK.
2º – HICKS – BR – 2001 – M.A. – SOBERBO (por RESTLESS JET, por RESTLES WIND, por WINDY CITY, por WYNDHAM, por BLENHEIM) X BACK TO REALITY por MINSTREL GLORY X CHAZETTE por LONDON COMPANY.
Continua…
Orlando Lima – omlima@infolink.com.br
[ Escolher outro colunista ]
|