Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

BLOODLINES DA LINHAGEM DE REFERÊNCIA DE HYPERION – PARTE III
01/07/2009 - 13h30min

BLOODLINES / CRIAÇÃO NACIONAL – PARTE III

IV – BLOODLINES DA LINHAGEM DE REFERÊNCIA DE HYPERION

A Linhagem de HYPERION exerceu uma das maiores influências na Criação mundial do PSI no século 20, caracterizada pela Consistência e Resistência recebidas de seu Avô Paterno, BAY RONALD, e transmitidas por HYPERION para seus descendentes, aliadas à rara e fenomenal característica de produzir, com sucesso, do “sprinter” ao “stayer”.

Lamentável e inexplicavelmente, essa Linhagem encontra–se em adiantado processo de extinção, razão pela qual, poucas são as “Bloodlines” que permanecem atuando com a difícil missão de perpetuar as características desta preciosa Linhagem, apesar de HYPERION, no século 20, ter sido o Reprodutor que liderou o maior número de vezes as estatísticas de Reprodutores da Europa.

A Austrália desenvolveu uma importante “Bloodline” da Linhagem de HYPERION, revelando um dos mais importantes Reprodutores da história de sua Criação do PSI, na figura de STAR KINGDOM, que acabou por exercer enorme influência no PSI australiano através de seus descendentes, sobretudo, graças a seu filho NOHOLME.

A Criação nacional, apesar de ter produzido excelentes “racehorses” descendentes de HYPERION por seu Alinhamento Masculino Paterno (“high line”), como FAREWELL, praticamente, está dependente de um único representante, o desprezado SARAMON, e a um pequeno número de Reprodutores mais utilizados na produção de elementos melhor ajustados para as canchas retas, para dar continuidade a esta fundamental Linhagem, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do PSI no século 20.

Dentre as “Bloodlines” derivadas da Linhagem de HYPERION, ainda atuantes na Criação internacional, podemos assinalar:

IV.1 – TUDOR MINSTREL – GB – 1944 – M.CE. – OWEN TUDOR  X  SANSONNET por SANSOVINO  X  LADY JUROR por SON–IN–LAW

 
TUDOR MINSTREL

 
Pedigree de TUDOR MINSTREL


• TUDOR MINSTREL é um dos mais proeminentes Reprodutores, criados no século 20, que costumam integrar Genótipos de importantes “racehorses” e “racemares” da atualidade, a partir da 2ª metade do século 20, sendo sua presença como ancestral de notáveis Corredores, Reprodutores e Matrizes, um autêntico Certificado de Garantia de Qualidade para um bom Produto.

• Nasceu no final da 2ª Guerra Mundial e sua estonteante campanha aos 2 anos, quando permaneceu invicto, e a sua extraordinária performance na milha das Two Thousand Guineas (1ª Prova da Tríplice Coroa da Inglaterra), fez com que boa parte da Imprensa especializada chegasse a considerá–lo como “The Horse of the Century” (O Cavalo do Século).

• Aos 2 anos correu 4 vezes em 1 000 m, vencendo todas, inclusive duas importantes Provas do Calendário Clássico inglês para os 2 anos, de forma a não deixar qualquer dúvida que se tratava de um “racehorse” de exceção.

• No início de sua campanha de 3 anos, venceu um “Stakes” em 1 400 m e, a seguir, venceu com grande autoridade a seletiva e importante milha dos 2 000 Guineas, levando seus Responsáveis e a Imprensa turfista européia a cometerem um sério equívoco de avaliação, no que se refere ao seu Alcance Estamínico, sendo eleito como o grande favorito ao Derby de Epsom, em 2 400 m, uma das pistas de maior rigor do Turfe mundial.

• Seu Pai, OWEN TUDOR, como um dos mais influentes e importantes filhos de HYPERION, maior responsável pela perpetuação de sua Linhagem até os dias de hoje, apresentava–se com a rara característica de produzir excelentes “sprinters”, “milers”, fundistas e “stayers”, sendo que TUDOR MINSTREL se caracterizou como um dos mais notáveis “sprinters alongados” do século 20, devido às suas espetaculares performances dos 1 000 m aos 1 600 m.

• O Genótipo de TUDOR MINSTREL, por seu Segmento Paterno, autorizava a avaliação de que poderia correr a milha e meia sem maiores problemas, o que era referendado por seu Avô Materno, SANSOVINO, vencedor do Derby de Epsom, mas por sua “bottom line”, sua 3ª Mãe, LADY JOSEPHINE, uma autêntica  e fundamental fonte de velocidade, herdada de sua Mãe, AMERICUS GIRL, foi, nada mais, nada menos, que a Mãe da fenomenal velocista, MUMTAZ MAHAL (“The Flying Filly” – A Potranca Voadora).

• Nos Genótipos dos quais veio a participar, LADY JOSEPHINE, tal como sua famosa filha, sobretudo quando posicionadas nas “bottom lines” de seus descendentes, predominaram de forma marcante, mesmo quando, nesses Genótipos, apareciam Reprodutores com Alcance Estamínico para distâncias longas, inclusive, as próprias dos “stayers”.

• No Derby, TUDOR MINSTREL ponteou até os 1 600 m, quando reduziu, sensivelmente, sua magnífica ação, sendo ultrapassado por três competidores, chegando num afastado 4º lugar. Desapontamento total! Ainda assim, o levaram a correr o Eclipse Stakes, em 2 000 m, chegando num 2º lugar próximo.

• Levado a correr dois importantes Stakes em 1 600 m, venceu com a autoridade e classe costumeiras, encerrando uma campanha invicta entre os 1 000 m e os 1 600 m.

• Como Reprodutor, não correspondeu, de imediato, ao mesmo padrão de suas apresentações nas pistas, mas deixou um precioso legado genético através de seus descendentes, com extraordinária repercussão até os dias de hoje, pontuando uma das poucas “Bloodlines” da Linhagem de HYPERION que sobreviveram, pontuada, atualmente, pelo “sprinter” CADEAUX GENEREUX e seus descendentes.

• As outras duas “Bloodlines” sobreviventes reportam–se a EFÍSIO, excelente “miler” europeu, Neto Paterno do Quádruplo Coroado e extraordinário Reprodutor argentino, FORLI, que pontuou esta “Bloodline”, além da “Bloodline” de RIGHT ROYAL, identificada pela presença do Reprodutor SARAMON, da Criação nacional.

• Na Criação nacional, identificamos, apenas, dois descendentes de TUDOR MINSTREL pela “high line, ou seja:

1º – GOLD SILVER – BR – 1984 – M.C. – BIRRO (por TAMINO, por SING SING, por TUDOR MINSTREL)  X  HIT SONG por MILLENIUM  X  CANDY TRACKS por MAKE TRACKS;

2º – DON NIGE – BR – 1986 – M.C. – GAIANO (por KING’S FAVOURITE, por KING OF THE TUDORS, por TUDOR MINSTREL)  X  NIGELA por TAMINO (por SING SING, por TUDOR MINSTREL)  X  TIMENE por SEVENTH WONDER.

IV.2 – RIGHT ROYAL V –FR – 1958 – M.CE. –  OWEN TUDOR  X  BASTIA por VICTRIX  X  BARBERYBUSH por KSAR

 
RIGHT ROYAL

 
Pedigree de RIGHT ROYAL

• Um dos melhores filhos de OWEN TUDOR, RIGHT ROYAL estabeleceu uma “Bloodline” que se perpetuou até nossos dias, graças à Criação brasileira e, particularmente, ao Haras São José & Expedictus, pelo aproveitamento de um ótimo “racehorse” e melhor Reprodutor, BARONIUS.

• RIGHT ROYAL, aos 2 anos venceu 3 de suas 4 apresentações, incluindo o Grand Criterium, importante Prova do Calendário Clássico dos 2 anos da França.

• Aos 3 anos venceu importantes Provas, como o Prix Du Jockey Club, na França e o King George VI and Queen Elizabeth Stakes, na Inglaterra, além de ter obtido o 2º lugar no Arco do Triunfo, a principal Prova do Calendário Clássico francês.

• Sua campanha nas pistas de corrida se resumiu a 11 apresentações, transformadas em 8 vitórias e dois 2º, refletindo um alto padrão de categoria e classe.

• Ingressou na reprodução no importante Haras Du Mesnil, onde permaneceu até os 15 anos, quando fraturou uma perna, sendo sacrificado.

• Entre sua progenia, podemos destacar PRINCE REGENT, SALVO, RUYSDAEL, FALKLAND (Reprodutor no Brasil), LASTARRIA, RIGHT AWAY, entre outros excelentes “racehorses” e “racemares”, sendo “Champion Sire” na Itália, em 1969, e 2º nas estatísticas de “Leading Sires” de 1969, na Inglaterra.

• Na Criação nacional, identificamos um único representante desta “Bloodline”, como veremos a seguir:

1º – SARAMON – BR – 1991 – M.CE. – BARONIUS (por FALKLAND, por RIGHT ROYAL)  X  GOLD MOON por KARABAS  X  SOISSONS por FELICIO

IV.3 – STAR KINGDOM – IRE – 1946 – M.A. – STARDUST  X  IMPROMPTU por CONCERTO  X  TOUGHTLESS  por PAPYRUS

 
STAR KINGDOM

 
Pedigree de STAR KINGDOM

• STAR KINGDOM desenvolveu extraordinária campanha nas pistas de corrida da Europa, revelando–se excelente “sprinter”, vencendo 9 de suas 16 apresentações, entre os 1 000 m e os 1 400 m, com mais 3 colocações, nas mais importantes Provas do Calendário Clássico europeu para“sprinters”.

• Seu Pai, STARDUST, filho de HYPERION, adquirido em Newmarket pelo príncipe Aly Khan, revelou–se um dos melhores 2 anos de sua geração, não confirmando esta condição na desafortunada campanha dos 3 anos, ao final da qual foi retirado para a reprodução.

• Muito bom Reprodutor, STARDUST, alcançou seu maior êxito, nesta função, ao produzir STAR KING, seu primeiro nome, na Irlanda, mudado para STAR KINGDOM ao ser exportado para a Austrália, onde havia outro cavalo com o mesmo nome.

• Na Europa, venceu 5 de suas 6 apresentações aos 2 anos, inclusive, um épico Gimcrack Stakes, esmagando seus adversários, sendo que sua única derrota ocorreu no National Produce Stakes, quando enfrentou a “flying machine” (Máquina Voadora), ABERNANT, numa das mais emocionantes e épicas batalhas entre 2 anos de todos os tempos, numa reta disputada polegada por polegada, cabeça a cabeça, cruzando o disco de chegada emparelhados, aparentemente sem qualquer diferença, levando os juízes, sem auxílio do photochart, a conceder a vitória para ABERNANT.

• STAR KINGDOM foi exportado para a Austrália em 1951 e foi alojado no Baramul Stud, localizado em Kerrabee, no Widden Valley, região detentora da soberania na criação dos PSI na Austrália, onde STAR KINGDOM, devido ao seu Porte, considerado como pequeno pelos Criadores locais, foi pouco requisitado como Reprodutor, ao iniciar suas novas funções reprodutivas, impressão logo desfeita, devido dos excelentes Fenótipos exibidos por suas primeiras gerações, de excelente aspecto físico, forte constituição física,  características transmitidas por STAR KINGDOM que, até o dia de sua morte, jamais precisou de atendimento veterinário, como um autêntico descendente do consistente e resistente BAY RONALD.

• No que se refere ao Temperamento, herdou de seu Avô Paterno, HYPERION, a invulgar característica de observador contemplativo de pássaros e muito disciplinado no cumprimento de sua rotina diária, exibindo um excelente padrão de Temperamento para um PSI.

• Desde suas primeiras gerações ficou nítida a excelência da qualidade genética que transmitia para seus filhos e filhas, alcançando seu ápice ao produzir o extraordinário TODMAN, eliminando a suspeita de que seria um Reprodutor, exclusivamente, de “sprinters”, o que foi corroborado, quando produziu a SKYLINE, vencedor do A.J.C. Derby.

• STAR KINGDOM foi “Leading Sire” por 5 Temporadas, “Leading Sire” de 2 anos por 5 Temporadas consecutivas, sendo “Champion Sire de 2 anos” em sua primeira Geração, “Leading Sire of Dams (Avô Materno), chegando a ter mais do que 40 filhos e netos paternos como Reprodutores na Austrália, numa única Temporada, o que lhe valeu o título de “Sire of Sires”, deixando um profundo, profícuo e sem precedentes legado para o “Bloodstock” australiano.

• Seu filho, NOHOLME, irmão próprio de TODMAN, e também excelente “racehorse”, vencendo o Epsom Handicap, a mais importante Prova na milha da Austrália, não vencida por um 3 anos desde 1892, encarregou–se da difusão da “Bloodline” de STAR KINGDOM, a nível internacional.

• Na Criação nacional podemos identificar dois descendentes da “Bloodline” de STAR KINGDOM, a seguir assinalados:

1º – CORD – BR – 1992 – M.C – SLICK (por LIGHT HORSE HARRY, por NOHOLME, por STAR KINGDOM)  X  GUEULA por HEATHEN  X  SILENCE NIGHT por SNOW PUPPET;

2º – DEDI LIGHT – BR – 1993 – M.C. – SOME LIGHT (por LIGHT HORSE HARRY, por NOHOLME, por STAR KINGDOM)  X  QUE DESPOIR  por FLYNG BOY  X  FUGA por MARK ROYAL.  

IV.4 – FORLI – ARG – 1963 – M.A. – ARISTOPHANES  X  TREVISA por ADVOCATE  x   VENETA por FOXGLOVE

 
FORLI

 
Pedigree de FORLI

• Trata–se de um dos mais importantes “racehorses” criados na Argentina, em todos os tempos, vencendo a Quádrupla Coroa argentina, composta pela Polla de Potrillos (2000 Guineas), em 1600 m, o GP Jockey Club, em 2 000 m, o GP Nacional, em 2 500 m e o GP Carlos Pellegrini, em 3 000 m, permanecendo invicto na Argentina.

• Seguiu para os USA, onde se apresentou por 3 vezes, vencendo duas e tirando 2º no Citation Handicap, quando se lesionou, não voltando a correr, ingressando na reprodução na famosa Claiborne Farm.

• O PSI argentino ideal, em sua época, apresentava–se com um Fenótipo caracterizado pelo equilíbrio, com uma sólida constituição física e perfeito equilíbrio entre a stamina e a velocidade, suportando treinamento rigoroso, com Alcance Estamínico voltado para os 3 200 m, não sendo surpresa o fato de que, no século 20, nada mais, nada menos do que 9 “racehorses” conquistaram a Quádrupla Coroa.

• FORLI produziu excelentes filhos, destacando THATCH, HOME GUARD, DAPPER, INTREPID HERO, FORMIDABLE e, sobretudo, o castrado FOREGO, “Horse of the Year” por três anos consecutivos (1974, 75 e 76).

• Devemos notar, como um aspecto relevante no Genótipo de FORLI, o inbreeding 4 X 4, nas condições do “Rasmussen Factor” (RF) na fabulosa Matriz LADY JUROR e o linebreeding 5 X 5 no poderoso Reprodutor PHALARIS.

• Graças a um Neto Paterno, filho de FORMIDABLE, o excelente “miler”, EFISIO, a “Bloodline” de FORLI vem se perpetuando até os dias atuais, através de uns poucos de seus descendentes diretos.

EFISIO – GB – 1982 – M.C. – FORMIDABLE ( por FORLI)  X  ELDORET por HIGH TOP  X  BAMBURI por RAGUSA.

• A Criação nacional não apresenta qualquer descendente da “Bloodline” de FORLI, pela “high line”, entre seus Reprodutores.

Continua...

Orlando Lima – omlima@infolink.com.br



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês