Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

PSI: DESCRIÇÃO ANALÍTICA DAS LINHAGENS DE REFERÊNCIA
29/04/2009 - 10h56min

PURO SANGUE INGLÊS – PSI – PARTE III


V.2 – DESCRIÇÃO ANALÍTICA DAS LINHAGENS DE REFERÊNCIA

Na Parte II assinalamos que as Linhagens de Referência representavam a continuidade das Estirpes e das Dinastias do PSI, sintonizadas com o século 20.

As Linhagens de Referência representam, em última análise, mais um elo na trajetória da evolução do PSI desde as suas origens, proporcionando uma definição mais precisa do perfil físico do PSI da atualidade, assim como, delineando um cenário genético, evidenciando um arrasador predomínio da Dinastia de ECLIPSE, da qual cerca de mais de 85 % dos PSI em campanha no Turfe mundial, são seus descendentes.

Deve–se ressaltar, entretanto, que esta supremacia é, exclusivamente, estatística, pois enquadra NATIVE DANCER como descendente de PHALARIS e, portanto, de ECLIPSE e, segundo a minha concepção sobre a origem e evolução do PSI, como tive oportunidade de explicar e justificar em Artigo anterior exibido no RAIA LEVE, NATIVE DANCER, por sua notável influência no PSI da atualidade, estabeleceu sua própria Linhagem de Referência, e pela grande influência recebida de ROI HERODE, representa a continuidade da Estirpe de ALCOCK ARABIAN e da Dinastia de CRAB.

Devemos ressaltar, ainda, que algumas Linhagens de Referência, já estão extintas por seus Segmentos Paternos, mas permanecem exercendo sua influência pelos Segmentos Maternos de seus descendentes, razão pela qual estas Linhagens foram incluídas na descrição analítica a seguir.

V.2.1 – Linhagem de Referência de THE TETRARCH
Estirpe: BYERLEY TURK
Dinastia: HEROD



• A Linhagem de THE TETRARCH (1911 – IRE) encontra–se extinta a cerca de três décadas, por seu Segmento Paterno, mas é a Linhagem que permanece exercendo notável influência pelo Segmento Materno de seus descendentes, até os dias atuais.

• Na realidade, esta característica tornou–se o elemento primordial na sua influência sobre o PSI da atualidade, uma vez que está presente no Segmento Materno da maioria de notáveis Reprodutores que pontuaram algumas das “Bloodlines” mais importantes e influentes que participam com expressiva freqüência do Planejamento Genético do PSI da atualidade, como MAHMOUD, ROYAL CHARGER, NASRULLAH, GREY DAWN II, BUCKPASSER, NORTHERN DANCER e Mr. PROSPECTOR, entre as principais “Bloodlines” cujos descendentes comandam o Planejamento Genético da Criação mundial do PSI.

• O grande Hipólogo, Franco Varola, em seu livro “Typology of the Racehorse”, onde consolidou seus Grupos Aptitudinais, diferenciando as aptidões dos Chefes de Raça, ressaltou a importância de THE TETRARCH, como o ícone do Grupo Aptitudinal “Intermediate”, cuja característica primordial é a de estabelecer uma espécie de “liga genética”, entre os demais Alinhamentos da Configuração Genética (Genótipo) da qual participa.

• THE TETRARCH exibiu um nível incomum de Precocidade, como “racehorse”, através de uma campanha invicta composta de sete (7) corridas, todas aos 2 anos de idade, demonstrando um raro padrão de velocidade, incomum para o PSI.

• Este padrão de velocidade ele transmitiu para sua descendência, particularmente, e de forma mais intensa, para sua filha MUMTAZ MAHAL (“The Flying Filly”), considerada por muitos experts como o PSI mais veloz que já pisou numa pista de corrida, tornando–se, em meu julgamento, a mais importante Matriz do século 20.

• Sua influência na maioria dos Reprodutores acima citados foi decisiva e fundamental, repassando os Traços hereditários de seu fenomenal Pai, THE TETRARCH.

• Além dessas características de Precocidade e Velocidade THE TETRARCH transmitiu a rara característica de produzir descendentes com Alcance Estamínico peculiares aos “sprinters”, flyers”, “milers” Fundistas e até “stayers”, portanto, desde uma notável “sprinter” como MUMTAZ MAHAL, até três filhos vencedores da 3ª Prova da Tríplice Coroa inglesa, ou seja o St. Leger Stakes, disputado na distância dos 2 800 m, na grama.

• Como já ressaltamos, a transmissão de suas características genéticas consolidou sua influência, primordialmente, através do Segmento Materno da maioria de seus descendentes, até os dias de hoje.

• A maioria de seus descendentes apresenta excelente constituição neuro–óssea–muscular.

• Seus descendentes masculinos apresentam excelente comportamento como Avôs Maternos, evidenciando um alto nível de Complementariedade e Permeabilidade.

• Seus descendentes femininos apresentam–se com maior eficiência na transmissão de suas características, através de suas respectivas “bottom lines”, sobretudo na seqüência de suas Mães e, sobretudo, quando tordilhas.

V.2.2 – Linhagem de Referência de TOURBILLON
Estirpe: BYERLEY TURK
Dinastia: HEROD



• TOURBILLON (1928 – FR) foi um dos mais importantes Reprodutores da Criação francesa, possivelmente o melhor do século 20, criado pelo mais importante Criador francês, Marcel Boussac, o “Rei do Inbreeding”, que adotou, como nenhum outro Criador, em todos os tempos, o perigoso, mas algumas vezes eficaz sistema do “close inbreeding”.

• Seus descendentes mostraram uma total preferência pela distância clássica por excelência, no modelo de Turfe europeu, ou seja, os 2 400 m, pista de grama.

• Teve grande influência na Criação brasileira das décadas de 50, 60 e 70, como teremos oportunidade de ver num Artigo posterior.

• Tanto pelo Segmento Paterno, quanto Materno, mostrou uma expressiva afinidade com descendentes da Linhagem de Referência de TEDDY, o que vem sendo desprezado pela Criação internacional da atualidade, devido ao fato de que se encontra em adiantado processo de extinção por seu Segmento Paterno.

• Considero como um dos “Nicks” mais eficazes do século 20 que, até hoje, jamais foi citado por algum Hipólogo, a afinidade, nas duas mãos, entre a Linhagem de TOURBILLON e a Linhagem de HYPERION, que produziu expressivo número de excelentes “racehorses”, a nível internacional e na Criação brasileira.

• Os descendentes de TOURBILLON, usualmente, não são Precoces e sua Velocidade é expressiva para a distância de Fundo (2 400 m, grama).

• Como vem ocorrendo com outras Linhagens em situação semelhante, ainda permanece em cena, por mais contraditório que possa parecer, tendo em vista a  característica marcante de seus descendentes, ou seja, o Alcance Estamínico centrado nas distâncias de Fundo, graças a um “sprinter”, AHONOORA, e de seu filho, também “sprinter”, INDIAN RIDGE, já considerado como Chefe de Raça, em caráter internacional.

• Desta forma, a Linhagem de TOURBILLON sobrevive através de uma única “Bloodline”, pontuada por AHONOORA.

• Seus descendentes exerceram com pleno êxito, as funções inerentes ao Avô Materno, sendo que, recentemente, a atuação de AHONOORA nesta função, foi das mais relevantes e importantes, participando do Genótipo de excelentes “racehorses”, como por exemplo, LESROIDESANIMAUX.

• A se consumar a extinção desta Linhagem por seu Segmento Paterno, a Estirpe de BYERLEY TURK, Dinastia de HEROD, estará irremediavelmente extinta, pois a outra Linhagem desta Dinastia, a de THE TETRARCH, já se encontra extinta.

• Nos idos do século 19, a Dinastia de HEROD, na opinião de muitos experts da época, era considerada como a mais promissora entre as três Dinastias, em razão do comportamento nas pistas de seus descendentes.

• Esperamos que seus raros descendentes na atualidade da Criação mundial do PSI, possam dar continuidade a esta importante Linhagem, para que possamos continuar a usufruir de suas diferenciadas características, por ocasião da elaboração do Planejamento Genético que indique o seu adequado aproveitamento.

V.2.3 – Linhagem de Referência de HIMYAR
Estirpe: DARLEY ARABIAN
Dinastia: ECLIPSE 

• HIMYAR (1875 – USA) perpetuou até os dias de hoje, o Alinhamento proveniente da Dinastia de ECLIPSE, cultivado e desenvolvido nos Estados Unidos da América (USA), a partir da chegada a este país do excelente Reprodutor ORLANDO (1841), vencedor do Derby de Epsom, Bisavô Paterno de HIMYAR.

• HIMYAR teve uma campanha excelente no circuito considerado, na época, como secundário nos USA, embora tenha obtido um 2º lugar no Kentucky Derby, atuando com êxito desde os 1 000 m até os 2 800 m, campanha esta resumida em 27 saídas, com 14 vitórias e 10 colocações (2º e 3º lugares).

• Como Reprodutor, sua maior realização está refletida no seu fabuloso filho, DOMINO, extraordinário “racehorse” e ícone da reprodução nos USA, apesar de não ter completado sua 2ª Temporada de monta, pois morreu aos 6 anos.

• HIMYAR, entretanto, teve outro importante filho, PLAUDIT, que também estabeleceu uma “Bloodline” que persiste até hoje, referendada por seu descendente pelo Alinhamento Paterno, o tordilho HOLY BULL, excelente Reprodutor nos USA.

• Em razão destas duas “Bloodlines” permanecerem vivas e atuantes até hoje, elegi HIMYAR como Reprodutor de Referência, estabelecendo uma Linhagem que vem produzindo importantes “racehorses” nos USA.

• Sua característica primordial privilegia a Velocidade sem prejudicar a Stamina, o que corresponde, com fidelidade, à campanha de HIMYAR nas pistas de corrida.

• Seus descendentes pelo Segmento Paterno, usualmente, apresentam um Alcance Estamínico centrado na distância dos 2 000 m, pista de areia ou sintética, mas alguns chegaram aos 2 400 m, pista de grama, enquanto outros se apresentam como “sprinters”, o que faculta um Planejamento Genético voltado para diversas distâncias, mas preferencialmente, para os 2 000 m.

• Trata–se de uma Linhagem, através de suas duas “Bloodlines” (DOMINO e ROUGH’ N TUMBLE), totalmente aberta, propiciando excelente “blending” (mistura) com descendentes das demais Linhagens e respectivas “Bloodlines”, evidenciando uma Permeabilidade de alto nível, o que possibilita aos seus descendentes, excelente comportamento na função de Avô Materno, assim como, de suas descendentes femininas, pela “bottom line” dos Genótipos de que participam.

• Em razão desta característica, além de se ajustar com perfeição às Linhagens e “Bloodlines” típicas da Criação norte americana, também se ajusta em alto nível às Linhagens e “Bloodlines” típicas da Criação européia, evidenciando um ótimo padrão de Complementariedade.

• Outra característica primordial de seus descendentes encontra–se no Temperamento equilibrado, sério e profissional, o que facilita bastante a realização adequada das diversas etapas preparatórias para o seu Treinamento nas pistas de corrida.

• HIMYAR é uma das duas exceções de Reprodutores de Referência selecionados que não nasceram no século 20, mas por suas generosas características genéticas e por sua perpetuação até os dias de hoje, através das “Bloodlines” de DOMINO (1891) e de ROUGH’N TUMBLE (1948), merece e justifica sua condição de Reprodutor diferenciado e importante, sobretudo, para a Criação norte americana.

V.2.4 – Linhagem de Referência de St. SIMON
Estirpe: DARLEY ARABIAN
Dinastia: ECLIPSE



• St. SIMON (1881 – GB) é a outra exceção, junto com HIMYAR (1875), entre os demais Reprodutores de Referência, todos nascidos no século 20.

• St. SIMON foi o ícone dos Reprodutores no final do século 19 e primeira metade do século 20, mas lamentavelmente encontra–se numa trajetória tendendo para a extinção próxima, pelo Segmento Paterno.

• No que se refere ao Alcance Estamínico, encontramos uma das características marcantes desta Linhagem, pois seus descendentes, em sua maioria, são especialistas nas distâncias de Fundo, inclusive, as típicas dos “stayers” (2 800 m para mais).

• É possível que esta característica seja, exatamente, a razão pela qual a Linhagem se encontra próxima da extinção, numa época em que a Criação do PSI está mais direcionada para a Velocidade, do que para a Stamina.

• Os descendentes masculinos de St. SIMON exercem, com perfeição, as funções de Avô Materno, em meu julgamento, sua mais preciosa característica, quando nos reportamos às corridas realizadas na distância clássica por excelência (2 400 m, grama).

• Outra característica marcante da Linhagem é a nítida preferência de seus descendentes pela pista de grama.

• A partir da 2ª década do século 20, ficou muito evidente a extraordinária afinidade (“Nick”) entre PHALARIS, como Reprodutor, com filhas de CHAUCER (filho de St. SIMON), portanto, como Avô Materno.

• Esta afinidade perdura até hoje entre os descendentes de PHALARIS pelo Segmento Paterno com as descendentes de St. SIMON pelo Segmento Materno, como pode ser observado no efetivo “Nick” entre descendentes de NASRULLAH (PHALARIS) e de PRINCEQUILLO (St. SIMON), ressaltando a impressionante característica de seus descendentes no excelente desempenho da função de Avô Materno.

• Por este notável desempenho como Avôs Maternos, a Linhagem de St. SIMON apresenta um notável índice de Complementariedade e de Permeabilidade, facilitando o Planejamento Genético das Matrizes descendentes da Linhagem de St. SIMON com descendentes das demais Linhagens de Referência que privilegiam a Velocidade.

• No que se reporta ao Temperamento, alguns dos descendentes da Linhagem apresentam uma certa intensidade de “carga nervosa”, refletida no seu Temperamento mais apurado, Temperamento este que caracterizava o comportamento indócil de St. SIMON.

• Seus descendentes, usualmente, apresentam um alto padrão de consistência neuro–óssea–muscular, peculiar aos Fundistas e “stayers”.

Continua...

Orlando Lima – omlima@infolink.com.br



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês