Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 08/04/2009 - 09h02min
Taos continua invicto
Domingo, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi realizado o GP Mário de Azevedo Ribeiro (GIII), para potros de 2 anos, na areia, em 1.400 metros.
A vitória, facílima, terminou com TAOS (Signal Tap), que na segunda apresentação conquistou a segunda vitória. Na dupla, o mesmo MORYBA (Hard Buck), ao qual derrotara na estreia. HARLEY DAVIDSON (Roi Normand) e JET GALLOP (Burooj) chegaram nas terceira e quarta colocações. ROTEIRISTA (Romarin) completou o marcador. Fica agora a dúvida sobre o líder na areia: Seu Nicão ou Taos?
O ganhador, criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, foi pilotado por Rodrigo Dias Lepre dos Santos, é treinado por Roberto Morgado Neto e assinalou 1Â’27”32, na pista macia. Infini (Dynaformer), mãe de Taos, gerou também Parfum Parfait e Lychee, esta mãe de Mrs.Boss.
Desejada Normand vence prova de grupo
Também no Hipódromo da Gávea, mas no sábado, potrancas de 2 anos disputaram o GP Luiz Fernando Cirne Lima (GIII), em 1.400 metros, areia.
Aproveitando a ausência da invicta True Classic, DESEJADA NORMAND (Roi Normand e Super Desejada, por Mensageiro Alado) conquistou, na quarta apresentação, a segunda vitória, primeira clássica. ÓPERA CÔMICA (Giant Gentleman) terminou a dois corpos, em bom segundo. As demais não impressionaram. LITTLE LÊ (Torrential) e LOMA NEGRA (Mensageiro Alado), na ordem, chegaram lutando pela terceira colocação. A seguir, POSE IMPERIAL (Crimson Tide). O jóquei da terceira reclamou da vencedora, mas o páreo foi confirmado.
Desejada Normand, criação e propriedade do Stud Alvarenga, teve a condução de Marcos Mazini, foi apresentada por Leandro Guignoni e assinalou 1Â’28”13, na pista macia.
Ki Don Juan: êxito surpreendente
No Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizada sábado a Prova Especial Zenabre, para produtos de 3 anos e mais idade, na grama, que estava leve.
O resultado da carreira foi decepcionante para a cátedra. Venceu, por mais de um corpo, KI DON JUAN (First American e Dama da Pista, por Fast Gold), que aos 5 anos não tinha nenhuma colocação em prova de grupo. Em bom segundo lugar, o perdedor, de 3 anos, EXPRESS DA SERRA (P.T.Indy), com o favorito POWER MIX (Sagamix), de 4 anos, em inexpressivo terceiro. BUNDESLIGA (Rêve Doré), também de 4 anos, e LEPPARD (Clackson), um ano mais velho, completaram o placar.
Ki Don Juan, criação do Haras Bandeirantes e propriedade do Stud Flor de Lotus, foi dirigido por Ruan Maia e é treinado por João Gabriel Costa. Os 3.000 metros foram percorridos em 3Â’11”7, com cerca móvel. Um bom tempo.
Jardim triunfa novamente
Ainda no sábado, no Hipódromo de Cidade Jardim, foi corrida a Prova Especial Jorge Wallace Simonsen, para produtos de 2 anos, na areia, em 1.400 metros.
A nova geração, que está se notabilizando por formar invictos (um bom sinal), consolidou a posição de mais um potro que parece ser de exceção, o filho de Ski Champ e Copacabana Beach, JARDIM. Na terceira exibição, o neto de Midnight Tiger conseguiu o segundo êxito na programação clássica. A quase três corpos, agradando também, JONATHAN FLY (Gregoriano) e XEQUE MATE (Blade Prospector), separados por pequena diferença. BEST QUICK (Torrential) e ASTRO DI ARUMBA (Romarin), longe, completaram o marcador.
Jardim, criação e propriedade do Stud Raça, foi conduzido por Waldomiro Blandi, apresentado por Marcos Guimarães Campos e assinalou 1Â’23”316, na pista macia.
Talenta, primeira vitória
Domingo, no Hipódromo Paulistano, foi realizada a Prova Especial Raul e Irene Crespi, para potrancas de 2 anos, em 1.500 metros, grama.
O triunfo, obtido por um corpo, ficou com TALENTA (Wild Event e Brincalhona, por Lode) que, apesar de perdedora, trazia em sua bagagem duas boas colocações clássicas. Resistiu sempre ao avanço da favorita INCHATILLON (Inexplicable), bom segundo, tendo, inclusive, ameaçado a ganhadora no meio da reta. DAWINE (Nedawi), JASCHA (Roi Normand) e ROSE ROYALE (Redattore) chegaram a seguir, sem impressionar.
Talenta, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud J.G.Correia, foi pilotada por Antônio Correia da Silva, é treinada por Sérgio Dorneles e assinalou 1Â’30”, na pista leve, com cerca móvel. Bom tempo.
Avaliação das provas clássicas
Primeiras provas de grupo cariocas para a nova geração, o GP Mário de Azevedo Ribeiro (GIII) e o GP Luiz Fernando Cirne Lima (GIII) são, teoricamente, importantes, mas esta importância fica diluída pelo fato de existirem, próximas, provas comuns (promocionais) que têm premiação muito acima da distribuída nesses páreos clássicos, situação este ano agravada pela falta da pista de grama. Assim, os proprietários de ótimos potros abdicam de correr provas que, mesmo sendo de grupo, oferecem dotação inferior.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Domingo será realizado o GP Presidente Emílio Garrastazu Médici (GIII), clássico–teste carioca para a Milha Internacional paulista para produtos de 3 anos e mais idade, só que, infelizmente, ainda na pista de areia.
Sábado estão previstas as Provas Especiais Criolan e Jocosa, uma para potros e outra para potrancas de 2 anos, sem vitória em prova da programação clássica. Na areia, em 1.100 metros.
São Paulo
Outra semana fraca, em termos técnicos. Apenas duas provas especiais, uma em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade (Vicente Renato Paolillo) e a outra, em 1.200 metros, para éguas de 3 anos e mais idade (Francesco Battista Giobbi). Ambas, na areia.
[ Escolher outro colunista ]
|