Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago

Nosso Sentimento - Stud Hulk

Power Up - Haras Figueira do Lago









Colunista:

THE TETRARCH e NATIVE DANCER
01/04/2009 - 11h35min

THE TETRARCH e NATIVE DANCER

I – INTRODUÇÃO

A partir do Artigo no qual iremos analisar o Puro Sangue Inglês (PSI), desde sua origem, passando por sua evolução e situação atual, julgo muito importante, para um melhor entendimento do PSI, conhecer a sua história, assim como, alguns aspectos específicos, como o abordado neste Artigo, que contribuíram decisivamente, segundo o meu ponto de vista, para chegar ao “status” atual de qualidade, no âmbito da Criação mundial.

Para estabelecer os elos que pontuaram sua trajetória ao longo dos 350 anos de seu reconhecimento como uma raça eqüina, com características genéticas e físicas próprias, e levando–se em consideração meu particular entendimento sobre sua Origem, assim como, sobre a sua Evolução, devemos mostrar a decisiva participação do Tordilho, tanto na origem, quanto em sua evolução, evidenciando a estreita correlação genética, envolvendo dois ícones da reprodução do PSI, durante o século 20, ou seja,THE TETRARCH (IRE – 1911) e NATIVE DANCER (USA – 1950).

II – FUNDAMENTOS GENÉTICOS

Quando se analisa a transmissão dos Traços Hereditários, refletidos no Fenótipo e Genótipo de um Puro Sangue Inglês (PSI), as referências, usualmente, convergem para o Segmento Paterno, mais precisamente, para o Alinhamento masculino do Reprodutor, situado na “high line” (Linha Alta) do Produto em foco.

Na prática, entretanto, nem sempre os Traços Hereditários do Pai, predominam sobre os Traços Hereditários provenientes da Mãe, na Configuração Genética (Genótipo) de um Produto PSI, visualizados em seu Pedigree.

Atualmente, a base para a análise de um Pedigree, se concentra em três Alinhamentos fundamentais do Genótipo de um Produto PSI, ou seja, o Alinhamento masculino do Reprodutor (Pai), a “high line” (Linha Alta do Pedigree), o Alinhamento masculino do Avô Materno, a “middle line” (Linha Intermediária do Pedigree) e o Alinhamento pontuado pela seqüência de suas Mães, a “bottom line” (Linha Baixa do Pedigree).

Observando–se o posicionamento desses Alinhamentos no Pedigree, fica evidenciado que um Alinhamento (“high line”) encontra–se no Segmento Paterno, enquanto os outros dois Alinhamentos (“middle line” e “bottom line”) situam–se no Segmento Materno do Produto em análise.

O conceito consagrado do chamado “Nick”, resulta da afinidade genética entre os Alinhamentos da “high line” e da “middle line”, enquanto o nível de classicismo do Produto PSI é avaliado pela qualidade da Produção da seqüência de suas Mães, que pontuam sua “bottom line”.

O predomínio de um ou mais Alinhamentos na Configuração Genética (Genótipo) de um Produto PSI, de certa forma, é aleatória, sobretudo, quando o Genótipo apresenta um cenário genético de “outcross” absoluto, mas pode ser influenciado e ressaltado, quando se adota, de forma criteriosa, o “inbreeding” (duplicação de ancestrais até a 4ª Geração) e / ou o “linebreeding” (duplicação de ancestrais a partir da 5ª Geração).

III – O CASO em FOCO

O objetivo deste Artigo é mostrar a intensa e expressiva identidade no comportamento, como Reprodutores, destes dois extraordinários “racehorses” tordilhos, THE TETRARCH e NATIVE DANCER.

O elo que estabeleceu a identidade genética entre estes dois Reprodutores, foi o tordilho
ROI HERODE (FR – 1904), respectivamente, Pai do tordilho THE TETRARCH (IRE – 1911) e da tordilha LA GRISETTE (1915), 4ª Mãe do tordilho NATIVE DANCER.
ROI HERODE foi um “racehorse” comum e um Reprodutor inexpressivo, tornando–se célebre por ter produzido o fenomenal THE TETRARCH, em meu julgamento, o mais notável Reprodutor do século 20.

A outra participação efetiva de ROI HERODE como Reprodutor, ocorreu através de sua participação na 5ª Geração de NATIVE DANCER, como Pai de LA GRISETTE, sua 4ª Mãe, evidenciando seu predomínio no Genótipo e Fenótipo de THE TETRARCH, através de seu Segmento Paterno, e no Genótipo e Fenótipo de NATIVE DANCER,  através de seu Segmento Materno.

Seu Fenótipo, tanto pela pelagem, quanto por seu perfil físico, apresenta inusitada semelhança com o Fenótipo de seu ancestral de origem, o Puro Sangue Árabe Branco, da nobre estirpe Asil, ALCOCK ARABIAN (1700).

Todos os tordilhos PSI são descendentes de ALCOCK ARABIAN, conforme ficou cientificamente comprovado pela famosa instituição londrina, “Animal Health Trust” que, usando todos os seus recursos tecnológicos, inclusive o do DNA, chegou a esta conclusão.

THE TETRARCH foi um tordilho irlandês, nascido em 1911, detentor de uma pelagem exótica e rara para um PSI, que lhe valeu apelidos como “The Rocking Horse” (O Cavalo de Balanço) e “The Wonder Spotted” (O Maravilhoso Sarapintado), extraordinário “racehorse”, tendo corrido 7 vezes, aos 2 anos, permanecendo invicto, sendo retirado de treinamento aos 3 anos, devido a um acidente na pista.

Como Reprodutor, THE TETRARCH apresentou baixo índice de fertilidade, sendo que, nos 10 anos que atuou na função reprodutiva, veio a gerar, apenas, 130 Produtos, mas certamente, do mais elevado nível de qualidade genética.

Sua marcante influência genética, através da transmissão de seus Traços Hereditários para seus descendentes diretos, ocorreu através de dois de seus mais destacados filhos, ou seja, TETRATEMA (GB – 1917) e, sobretudo, MUMTAZ MAHAL (GB – 1921), a fenomenal “The Flying Filly” (A Potranca Voadora), ambos tordilhos de pelagem  exótica, semelhante a de seu Pai, cabendo a ela, basicamente, a perpetuação de sua Linhagem até os dias atuais, transmissão genética predominante que, usualmente, ocorre através do Segmento Materno de seus descendentes.

NATIVE DANCER foi um tordilho nascido em 1950, nos USA, apresentando algumas características da pelagem exótica de THE TETRARCH, evidentemente, herdada de ROI HERODE, que integra sua 5ª Geração, como Pai de sua 4ª Mãe, a tordilha LA GRISETTE.

Torna–se importante ressaltar que o Fenótipo de NATIVE DANCER e, em particular, sua pelagem tordilha, foi herdada através de suas Mães, a partir de LA GRISETTE (4ª Mãe), que repassou para sua notável filha, LA CHICA (3ª Mãe), também tordilha que, por sua vez, repassou para sua filha, igualmente tordilha, MIYAKO (2ª Mãe) que, finalmente, repassou sua pelagem tordilha para a sua filha, GEISHA, Mãe de NATIVE DANCER.

Como “racehorse”, NATIVE DANCER foi extraordinário, através de uma campanha de 22 corridas, com 21 vitórias e um 2º lugar, após sofrer sérios prejuízos no percurso.

Em sua época, costumava ser o principal Astro da TV nos USA, por ser facilmente identificado no televisionamento, em preto e branco, de suas corridas, por sua pelagem diferenciada, o que lhe valeu os apelidos de “The Grey Ghost of Sagamore” (O Tordilho Fantasma de Sagamore) e de “The Flying Grey” (O Tordilho Voador).

Como Reprodutor, NATIVE DANCER, vem exercendo a maior influência na Criação mundial do PSI, através de seus descendentes, RAISE A NATIVE e seu celebrado filho, Mr. PROSPECTOR, e do extraordinário SHARPEN UP, seu neto paterno, de forma relevante, em razão dos descendentes da “Bloodline” de Mr PROSPECTOR, que dominam, juntamente com os descendentes da “Bloodline” de NORTHERN DANCER, do qual NATIVE DANCER é Avô Materno, o Planejamento Genético da Criação mundial do PSI.

O último Tríplice Coroado dos USA, há 30 anos atrás, AFFIRMED, assim como seu “runner up” (escoltante) nas três Provas dessa Tríplice Coroa, ALYDAR, são, respectivamente, bisneto e neto paterno de NATIVE DANCER.

IV – A IDENTIDADE na REPRODUÇÃO

Este Artigo, em última análise, visa explicar e justificar a semelhança do comportamento destes dois extraordinários Reprodutores, refletida na transmissão hereditária de características genéticas, praticamente idênticas, para seus descendentes.

Desde já, entretanto, torna–se oportuno ressaltar que o veículo dessa transmissão é bem distinto pois, enquanto THE TETRARCH usa o Segmento Materno de seus descendentes, pela “middle line”, como Avôs Maternos, mas sobretudo, pela “bottom line”, como veículo para transmitir suas características genéticas e físicas, NATIVE DANCER usa como veículo primordial o Segmento Paterno, através da “high line” do Genótipo de seus descendentes, mas também, através da “middle line” de seus descendentes, quando no exercício da função de Avô Materno.

Passemos, portanto, à semelhança das características físicas (Fenótipo) e genéticas (Genótipo) transmitidas por THE TETRARCH e NATIVE DANCER, atuando como Reprodutores, para seus descendentes:

A – Pelo Fenótipo

1 – Ambos são tordilhos;

2 – Ambos apresentam pelagem exótica, diferenciada da grande maioria dos tordilhos;

3 – Ambos apresentam um perfil físico quase idêntico ao Fenótipo do Puro Sangue Árabe Branco, da nobre estirpe Asil, herdada do ancestral de origem, ALCOCK ARABIAN e do ancestral comum, mais próximo, ROI HERODE.

B – Pelo Genótipo

1 – Alto nível de Precocidade, refletida em suas campanhas invictas aos 2 anos;

2 – Alto padrão de Velocidade, independentemente do Alcance Estamínico de seus descendentes;

3 – A rara capacidade de produzir desde o “sprinter” até o Fundista (2 400 m), e inclusive, o “stayer” (2 800 m);

4 – A Permeabilidade de suas “Bloodlines”, ou seja, a capacidade de promover expressivo aproveitamento genético com outras “Bloodlines”, independente do posicionamento que ocupam no Genótipo de seus descendentes;

5 – A coincidência de terem sido classificados pelo renomado Hipólogo, Franco Varola, em suas respectivas épocas, como Chefes de Raça do Grupo Aptitudinal “Intermediate”, cuja característica primordial é, justamente, a Permeabilidade.

Observando–se os pedigrees de THE TETRARCH  e de NATIVE DANCER, postados adiante neste Artigo, pode–se verificar, com nitidez, que o único elemento comum encontrado nos respectivos Genótipos, é ROI HERODE, respectivamente, na 1ª  Geração do Segmento Paterno (“high line”) de THE TETRARCH e na 5ª Geração do Segmento Materno (“bottom line”) de NATIVE DANCER.

Como ROI HERODE foi o único Reprodutor capaz de gerar esta pelagem exótica, pode–se concluir que predominou no Fenótipo de ambos, assim como, em seus respectivos Genótipos, o que resultou na semelhança das características genéticas, transmitidas por seus Traços Hereditários.

V – UM “NICK” de DUAS MÃOS

O “Nick” pressupõe uma diferenciada e freqüente afinidade genética entre determinadas  “Bloodlines” situadas na “high line” do Segmento Paterno e na “middle line” do Segmento Materno, pontuadas por destacados Reprodutores, com um alto padrão de freqüência, mostrando um expressivo nível de Permeabilidade e Complementariedade entre suas características genéticas, razão pela qual não há registro de “Nicks” envolvendo “inbreeding” de um Reprodutor, ou até mesmo, de dois Reprodutores com estreito parentesco.

NATIVE DANCER descende, pelo Segmento Paterno, da “Bloodline” de SICKLE, Linhagem de Referência de PHALARIS, assim como, NORTHERN DANCER, através da “Bloodline” de NEARCO, não havendo “Nicks” reunindo dois Reprodutores descendentes da Linhagem de PHALARIS, além do que, NATIVE DANCER é Avô Materno de NORTHERN DANCER, o que viria a dificultar, ainda mais, a possibilidade de “Nick” entre descendentes de ambos os Reprodutores.

Na prática, entretanto, observamos, de forma incontestável, que a afinidade entre descendentes destes dos dois Reprodutores é acentuada, em ambas as direções, apresentando resultados positivos, acima de qualquer suspeita, evidenciando a formação de “Nick” entre descendentes destes dois Reprodutores.

Apenas para fins de ilustração, podemos citar exemplos que ocorreram na Criação brasileira, como o de RIBOLETTA (Égua do ano 2000, nos USA) e de seu irmão próprio, SUPER POWER (Tríplice Coroado de 1999, na Gávea), descendentes pela “high line” de ROI NORMAND (Pai), pertencente à Linhagem de NATIVE DANCER, e pela “middle line”, de GADHEER (Avô Materno), pertencente à “Bloodline” de NORTHERN DANCER.

No sentido inverso, encontramos o extraordinário “sprinter”, MENSAGEIRO ALADO, descendente de GHADEER (Pai), pertencente à “Bloodline” de NORTHERN DANCER, pela “high line”, e de SHARPEN UP (Avô Materno), da Linhagem de NATIVE DANCER, por sua “middle line”.

Consagrado o “Nick” entre descendentes da Linhagem de NATIVE DANCER e da “Bloodline” de NORTHERN DANCER e vice versa, chegamos à conclusão de que, embora sendo parentes próximos e pertencentes, pelo Segmento Paterno, à mesma Linhagem de PHALARIS, reproduzem com características distintas e complementares, evidenciando a identidade de características genéticas entre THE TETRARCH e NATIVE DANCER, herdadas de ROI HERODE, enquanto, NORTHERN DANCER, se apresenta como um autêntico representante da Linhagem de PHALARIS, propiciando um perfeito entrosamento genético, resultante da salutar complementação de características genéticas distintas e diferenciadas, convergindo para a ocorrência do “Nick” acima assinalado.

VI – DE VOLTA às ORIGENS

A partir da década final do século 20, os Hipólogos, a nível internacional, passaram a valorizar o Segmento Materno, pois até então, as atenções estavam voltadas para o Segmento Paterno, exceção feita para Bruce Lowe que, no início do século 20, dedicou suas pesquisas às “Foundation Mares”, que deram origem às Famílias Maternas do Puro Sangue Inglês (PSI), trabalho este, ampliado e complementado pelo Capitão Bobinski.
Com esta tendência, hoje em dia, quando se analisa um Pedigree do PSI, se dá grande importância ao nível de classicismo da produção de suas Mães, ou seja, de sua Família Materna (“bottom line”), à qualidade genética e produção da seqüência de seus Avôs Maternos, particularmente, ao comportamento do seu Avô Materno (“middle line”), e seu relacionamento com os Reprodutores que pontuam o Alinhamento de sua “high line”.
Não há como negar a expressiva importância que, com grande freqüência, o Segmento Materno exerce sobre o Fenótipo e Genótipo do Produto PSI.

Como estamos analisando a transmissão dos Traços Hereditários no âmbito do PSI tordilho, ao mesmo tempo em que procuramos referendar a identidade das características reprodutivas entre THE TETRARCH e NATIVE DANCER, vejo como de fundamental importância, promover a volta às origens do tordilho, para mostrar e explicar como esta pelagem, usualmente, predomina na transmissão de seu Fenótipo arabesco e pelagem diferenciada, desde a sua origem, até os dias de hoje.

Como vimos, o elo entre os nossos dois protagonistas, foi o tordilho PSI, de Fenótipo quase idêntico ao do Puro Sangue Árabe Branco, da estirpe Asil, ROI HERODE, o que pode ser constatado adiante, comparando as fotos de FEDAAN (Reprodutor Puro Sangue Árabe Branco, Asil) e de ROI HERODE (Puro Sangue Inglês, tordilho).

ROI HERODE, sendo o Pai de TETRARCH, predominou no seu Genótipo e Fenótipo, através do Segmento Paterno, enquanto, pelo Segmento Materno, predominou no Genótipo e Fenótipo de NATIVE DANCER, através da seqüência de suas Mães tordilhas.

Voltemos ao passado, a partir de ROI HERODE (1904), filho do famoso e importante tordilho, LE SAMARITAIN (1895), pelo tordilho LE SANCY (1884), por sua vez, filho do alazão ATLANTIC (1871) com a tordilha GEM OF GEMS (1873), filha do tordilho STRATHCONAN (1863), e assim, sucessivamente, o Fenótipo tordilho foi se alternando pelo Segmento Paterno e Materno, até chegarmos à tordilha BAB (Grã Bretanha – 1787), cujos Pais, BORDEAUX (1774) e SPERANZA (1778), eram tordilhos, filhos, respectivamente, de HEROD (Castanho – 1758) e CYGNET MARE (Tordilha – 1761), e de ECLIPSE (Alazão – 1764) e VIRAGO (Tordilha – 1764).

CYGNET MARE e VIRAGO eram bisnetas do belo tordilho CRAB (Grã Bretanha – 1722), perpetuador da Linhagem do tordilho ALCOCK ARABIAN (1700), do qual era filho.

Desta forma, a partir de ALCOCK ARABIAN, THE TETRARCH encontra–se na sua 19ª Geração, pelo Segmento Paterno, enquanto, NATIVE DANCER, está situado na sua 23ª Geração, pelo Segmento Materno, devendo–se concluir, pela semelhança de seus Fenótipos com o do Puro Sangue Árabe Branco, Asil que, também, seus Genótipos foram igualmente influenciados por este Alinhamento Árabe, o que foi, definitivamente, confirmado pelo Fenótipo arabesco de TETRATEMA e de MUMTAZ MAHAL, ambos, filhos de THE TETRARCH.

VI – CONCLUSÃO

A Linhagem de THE TETRARCH encontra–se extinta pelo Segmento Paterno, mas até os dias de hoje exerce sua influência e predomínio através do Segmento Materno de seus descendentes.

A partir da 2ª metade do século 20, NATIVE DANCER surgiu como Reprodutor, transmitindo as mesmas características genéticas de THE TETRARCH, influenciando seus descendentes, primordialmente, pelo Segmento Paterno, mas também, pelo Segmento Materno de seus descendentes, diferenciando–se, apenas, na transmissão das características físicas, uma vez que são raros os seus descendentes de pelagem tordilha.

A importância da perpetuação das características genéticas e físicas de THE TETRARCH, até hoje estão presentes nas “Bloodlines” mais adotadas no Planejamento Genético da Criação mundial do PSI, refletidas nos Genótipos de Reprodutores que as pontuaram, como NASRULLAH, Mr. PROSPECTOR, NORTHERN DANCER, ROYAL CHARGER, ICECAPADE, MAHMOUD, GREY DAWN, GREY SOVEREIGN, entre outros, transmitidos, quase sempre, através de seus respectivos Segmentos Maternos.

Essa expressiva participação das características genéticas e físicas derivadas de THE TETRARCH, assim como, as derivadas de NATIVE DANCER, tiveram fundamental importância para que o PSI continuasse sua trajetória de evolução, apesar da séria ameaça da Consanguinidade, em razão da excessiva convergência do Planejamento Genético para um número reduzido de “Bloodlines” e da extinção próxima de várias Linhagens / “Bloodlines”, que contribuíram, decisivamente, para a extraordinária evolução do PSI, ao longo do século 20.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, a seguir encontramos os Pedigrees de THE TETRARCH e NATIVE DANCER, para verificar a participação de ROI HERODE no Genótipo de ambos.

Com a mesma finalidade, exibimos as fotos do ancestral de origem dos tordilhos PSI (ALCOCK ARABIAN), do Puro Sangue Árabe Branco, Asil (FEDAAN), de ROI HERODE (o ancestral comum aos dois protagonistas deste Artigo), de THE TETRARCH e NATIVE DANCER (protagonistas deste Artigo) e de MAHMOUD (cuja 2ª Mãe foi MUMTAZ MAHAL, filha de THE TETRARCH), onde poderá ser constatada a semelhança de seus Fenótipos, sendo todos eles tordilhos.





Orlando Lima –
omlima@infolink.com.br

 

 

 



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.320

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês