Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
18/03/2009 - 09h02min

Num páreo acidentado, Hot Six ganha o Latino–Americano

Sábado, 14, o Jockey Club de São Paulo fez disputar, no seu Hipódromo de Cidade Jardim, a 25ª versão do importante GP Associação Latino–Americana de Jockey Clubs e Hipódromos (GI), com regulamento especial, que não permite a qualquer cavalo ser inscrito (fatores diversos determinam a indicação dos candidatos).

Na pista de grama pesada, foram apresentados 12 produtos, de 3 anos e mais idade, em um confronto verdadeiramente internacional. Em irresistível atropelada, a vitória ficou com o carioca HOT SIX (Burooj e Babysix, por With Approval), de 3 anos, conseguindo, finalmente, o merecido batismo clássico, depois de algumas colocações muito boas nesse universo. Aproximadamente a seis corpos, lutando pelo segundo lugar, terminaram o americano ZEIDE ISAAC (Freud), de 4 anos, e outro carioca, DES MOINES (Arambaré), da mesma idade do ganhador. Meio corpo separou os dois.

A atuação do americano, representante do Peru, merece um registro especial pois, depois de imprimir forte ritmo à carreira, foi ultrapassado na reta final, parecendo definitivamente batido, mas, lançado da cerca por fora, reagiu conseguindo formar a dupla. Em ótimos quarto e quinto, o argentino LIFE OF VICTORY (Incurable Optimist), de 6 anos, ganhador do Pellegrini, e a chilena RAJA DIABLA (Major King), de 3.

Infelizmente o brilho do páreo foi empanado pela queda de Flymetothemoon, Negro da Gaita e Quadriball. Assim, se o resultado foi justo para Hot Six, certamente não o foi para Negro da Gaita e Flymetothemoon que, até prova em contrário, podem ser comparados ao ganhador.

Hot Six, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Stud Estrela Energia, foi dirigido por Jorge Leme e é treinado, no Rio de Janeiro, por Givanildo Duarte. Os 2.000 metros foram percorridos em 2Â’03”045.

O pai do ganhador, Burooj, já desaparecido, descende de Phalaris por seu lineamento mais famoso, o de Northern Dancer, e pode ser assim mostrado: Burooj, Danzig, Northern Dancer, Nearctic, Nearco, Pharos e Phalaris. Diante do seu pedigree, era de se esperar mais de Burooj. Mesmo assim, seus filhos Coquetel, Detective, É Um Sonho, Yorokobi e Chatte foram bons ganhadores.

Entre os potros, vitória de Indômito

Ainda no Hipódromo de Cidade Jardim, mas domingo, o GP Presidente José de Souza Queiroz (GII), para produtos de 2 anos,  em 1.400 metros, foi o melhor páreo da reunião.

INDÔMITO (Red Runner e Recall Box, por Emmson), assumindo a liderança da turma na grama, foi fácil ganhador mantendo a invencibilidade por quase cinco corpos. Lutando pela dupla terminaram GULF NEWS (Magical Mile) e TOMMASI (Wild Event), enquanto, um pouco afastados, na ordem de chegada, IMPULSIVO (Inexplicable) e LUTHER (Fantastic Dancer) completavam o marcador. Após o páreo, o jóquei de Luther reclamou contra os de Gulf News e Impulsivo, sendo este desclassificado para o quinto lugar, passando o reclamante para quarto. Correram sete.

Indômito, criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Stud Mandrake, foi pilotado por Altair Domingos e é treinado por Ivo Oliveira, no Paraná. Tempo na pista macia: 1Â’23”64.

Time For Fun volta a ganhar

Também domingo, 15, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi realizado o GP Presidente Arthur da Costa e Silva (GIII), para produtos de 3 anos e mais idade, este ano na areia. Também a distância foi reduzida, de 2.000 para 1.900 metros, evitando–se, assim, que o clássico fosse disputado pela variante.

A vitória, conquistada por mais de seis corpos, pertenceu a TIME FOR FUN (Yagli e Tarradine, por New Colony), de 4 anos. Na dupla o 5 anos PORTOBELO (Public Purse), bem à frente de YES BOOK (First American), da mesma idade do ganhador, e  de STARMAN (Trempolino), de 5. Muito longe, TENOR (Torrential), de 3 anos, foi quinto e último, valendo como colocação clássica (?), como tantas outras vezes.

Time For Fun, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Yatasto, foi conduzido por Bruno Reis, em substituição a Marcello Cardoso. Apresentado por Leandro Guignoni, assinalou 2Â’20”40, na pista pesada.

Vitalino Mestre é  candidato à Coroa

Sexta–feira, na areia do Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, produtos de 3 anos disputaram o Clássico Alô Ticoulat Guimarães, segunda prova da Tríplice Coroa do Paraná. Para uma Listed Race, sua dotação deixa muito a desejar.

Caminhando para a conquista do título de tríplice coroado, VITALINO MESTRE (Torrential e Expressão, por Minstrel Glory) venceu de ponta a ponta e em ótimo estilo. A dois corpos, OLHO CLÍNICO (Choctaw Ridge) formou a dupla, em muito boa atuação. Distantes, CHATHAM (Burooj), ARQUIBALDO (Lord Marcos) e MADRILEÑO (Fahim) completaram o placar.

Vitalino Mestre, criação do Haras Palmerini e propriedade de Magic Island Stables, foi dirigido por Carlos Lavor, do turfe carioca, em substituição a Jorge Ricardo, e é treinado por Geraldo Vogado. Os 1.900 metros foram percorridos em 2Â’00”5, na pista pesada, tempo excepcional, novo recorde. Até o momento, o filho de Torrential bateu recordes nas duas provas da Coroa.

Colorado Sam reaparece vencendo

Voltando ao sábado, em Cidade Jardim, foi realizada a Prova Especial Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 1.600 metros, grama, reservada a produtos de 3 anos e mais idade.
 
COLORADO SAM (Notation e Val–Paineira, por Roba Fina) voltou a vencer depois de um pequeno descanso. Na dupla, a três corpos, RESENDE (Belo Colony), com REG RED (Redattore), FUCO (Nedawi) e SABERETE (Wild Event) a seguir. A luta pela segunda colocação foi empolgante e envolveu vários competidores. Do segundo ao sexto colocado, Senhor Extra, apenas um corpo.

O ganhador, criação do Haras Santa Anita do Minuano e propriedade do Stud Alvarenga, foi pilotado por Marcos Mazini, apresentado por Leandro Guignoni e assinalou 1Â’35”151, na pista macia.

Roman Heights, uma surpresa

Nos mesmos dia e hipódromo, produtos de 3 anos, estiveram em ação na Prova Especial 14 de Março, em 2.400 metros, grama.

ROMAN HEIGHTS (Know Heights e Facination, por Romarin), atropelando pelo meio da raia, conseguiu bonita vitória ao livrar quase três corpos sobre os adversários, numa atuação em que mostrou melhoras. Na dupla, UATÁ (Kahyasin), com o favorito NUESTRO HERMANO (Roi Normand) muito longe, em terceiro. TAHNASH (Special Nash) e QUICK WIND (Public Purse) chegaram a seguir. Apesar do jóquei do segundo reclamar do ganhador, o páreo foi confirmado.

Criação do Haras E.B.J. e propriedade de Cleide Nepumuceno Timoteo, Roman Heights foi conduzido por Vagner Leal, apresentado por Daniel Lopes, e assinalou 2Â’30”2, na pista pesada.

Avaliação das provas clássicas

Como era de se esperar, o GP Associação Latino–Americana de Jockey Clubs e Hipódromos (GI) foi um clássico de grande expressão. Com exceção de Top Hat e Sorrentino, dois dos melhores corredores nacionais do momento, reuniu excelentes cavalos treinados em São Paulo, no Paraná e Rio de Janeiro. Além disso, contou com  a presença, entre outros visitantes, do vencedor do GP Carlos Pellegrini de 2008.

No GP Presidente José de Souza Queiroz (GII) os potros estavam, ainda, um pouco verdes, acrescentando que alguns desconheciam a grama. De qualquer forma, superou os clássicos anteriormente disputados, pois os candidatos já eram ganhadores. Foi vencido pelo altamente promissor Indômito, que como Jardim, não parece um líder casual.

O GP Presidente Arthur da Costa e Silva (GIII), este ano realizado na areia e na mesma semana do Latino–Americano, não foi prestigiado. Sem a presença de Time for Fun seria como uma simples prova especial.

Por ter dotação pequena (R$ 6.300,00), apesar de prova da Tríplice Coroa, e ter condição de chamada de páreo nobre (todo potro e potranca de 3 anos tem acesso a ele), o Clássico Alô Ticoulat Guimarães (L) é apenas uma carreira regional e, obviamente, não contou com a presença de ganhador de grupo.

Próximas atrações

Rio de Janeiro

Domingo serão corridos o GP Euvaldo Lodi (GIII), clássico para éguas de 3 anos e mais, na milha; e a nova Prova Especial Kurrupako, em 1.400 metros, para produtos de 3 anos e mais idade. Na véspera, teremos o Clássico Jockey Club de São Paulo (L), em 1.100 metros, também para 3 anos e mais. Os três na areia.

São Paulo

Um fim de semana onde o melhor páreo programado é o Clássico Presidente Luiz Oliveira de Barros (L), para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.800 metros, grama.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês