Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 11/03/2009 - 09h08min
Mr. Nedawi, em bonita atropelada
Sábado, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, aconteceu o GP Piratininga, em 2.200 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, que seria bem mais forte se corrido em outra época.
Entre os sete concorrentes, o de maior classe era, sem dúvida, o 3 anos Ama–Tri. O apostador paulista, entretanto, preteriu–o, no que estava certo, pois o mesmo fracassou totalmente, como acontece com vários potros que têm uma primeira campanha intensa.
Finalmente, depois de várias colocações interessantes em provas de grupo, MR. NEDAWI (Nedawi e Cryptic Crucial por Cryptoclearance), de 4 anos, conseguiu o batismo clássico. Um triunfo merecido e bonito em que pese a turma não ser particularmente forte (para uma prova de Grupo II). Os segundo e terceiro colocados, respectivamente, FOREVER FRIENDS (Roi Normand), de 6 anos, e AMERICAN STYLE (First American), de 5, produziram boas corridas. Completando o marcador, UNO CAMPIONE (Mane Minister) e PAPEL MOEDA (Boatman), ambos da mesma idade do ganhador.
Mr. Nedawi, criação do Haras Old Friends e propriedade do Stud Hole In One, foi pilotado por Francisco Leandro, sendo treinado por João Gabriel Costa. Registrou 2Â’15”50, na área macia, nesta que foi a quarta vitória em 17 atuações.
Questing New, na grama, é de corrida
Ainda em São Paulo, mas no domingo, foi corrido o GP Presidente Guilherme Ellis (GII), para potrancas de 2 anos, em 1.400 metros, grama.
Embora ainda sejam prematuras avaliações lúcidas, foram muito expressivas as atuações de QUESTING NEW (Romarin e Loving New, por Choctaw Ridge) e BALADA DA HORA (NMastro Lorenzo), que deram sinal de não serem apenas precoces. Já se pode dizer que têm muitas possibilidades de garantir boa posição no “ranking” da turma, mesmo no futuro, quando aparecerem outras igualmente boas. TALENTA (Wild Event), embora ainda perdedora, voltou a figurar bem na esfera clássica. Chegando em terceiro. JASCHA (Roi Normand) e DUNIA (Mensageiro Alado) completaram as primeiras posições.
Questing New, criação e propriedade do Haras São Pedro do Alto, foi conduzida por Altair Domingos e é treinada por Alexandre Garcia Saldanha Correa. Registrou 1Â’23”36, na pista macia, com cerca móvel. Foi a segunda vitória clássica, em três atuações.
Notável Sureña confirma vitória
Sábado, em Cidade Jardim, aconteceu o Clássico Donética (L), em 1.900 metros, para éguas de 3 anos e mais idade.
Interessante resultado com prevalecimento das 3 anos NOTÁVEL SUREÑA (Redattore e Estrela Sureña, por Music Prospector) e MOVING ON (Yagli), respectivamente primeira e segunda. Em terceiro, à mínima diferença, a 5 anos SWISS LEMONADE (Lemon Drop Kid), responsável pelo ritmo inicial do páreo. Completando o marcador, sem impressionar, L´AZZURA (Vettori), de 5 anos, e JOLIE JOLIE (Burooj), de 4.
Notável Sureña, que vinha de vitória, criação e propriedade do Haras Old Friends, foi dirigida por Nelito Cunha e é treinada por Selmar Lobo. Assinalou 1Â’56”86 na areia macia.
Seu Nicão, mais uma vez, sem rivais
No mesmo dia, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi realizado, em 1.300 metros, o Clássico José Calmon (L). Na pista de areia, poucos potros de 2 anos em treinamento no Rio ousaram enfrentar o líder invicto SEU NICÃO (Notation e Cacique Bar, por Punk), principalmente porque havia, na semana, páreo para produtos perdedores nas mesmas pista e distância (que recebeu 10 inscrições). Por isso, apenas quatro foram apresentados.
O potro de criação do Haras das Estrelas e propriedade do Stud Meio–Século, voltou a vencer de ponta a ponta, por vários corpos, ROTEIRISTA (Romarin), em um páreo à parte, formou a dupla, bem à frente de SOY LUA (Wild Event) e URANUS (Mensageiro Alado), que completaram o placar.
Seu Nicão foi pilotado por Tiago Josué Pereira, apresentado por Severino Borges da Silva e assinalou 1Â’19”96, na pista macia. Em três apresentações, exatamente nas três provas da programação clássica de 2009 destinadas aos potros da nova geração, conseguiu a terceira vitória.
True Classic, a melhor entre as potrancas
Também no sábado, na Gávea, foi disputado, em 1.300 metros, o Clássico Luiz Alves de Almeida (L), para potrancas de 2 anos.
A vitória terminou com TRUE CLASSIC (True Confidence e Classic Halo, por Southern Halo), que até aqui, em três corridas, ainda não conheceu derrota. Venceu novamente de ponta a ponta, com muita autoridade, por quase dois corpos, deixando DESEJADA NORMAND (Roi Normand) e TANTAS EMOÇÕES (True Confidence) a seguir. RAIO DE LUZ (Redattore), que deu vantagem na partida, terminou em quarto, um pouco afastada. UPSIDE (Mensageiro Alado) completou o marcador. Correram apenas seis.
True Classic, criação do Haras Campestre e propriedade do Stud Alvarenga. Dono, também, da segunda, foi conduzida por Marcos Mazini e é treinado por Julio Cezar Sampaio. Na areia macia, a distância foi percorrida em 1Â’20”06, desta vez um pouco pior que o registrado por Seu Nicão.
Nespresso, clássico aos 8 anos
Em Cidade Jardim, sábado, aconteceu o Clássico Câmara Municipal de São Paulo (L), em 1.400 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
Resultado incomum, que merece reflexão. NESPRESSO (Jules e Empress Sissi, por Ogygian), de longa campanha e com 8 anos, conseguiu a primeira vitória clássica (no eixo Rio/São Paulo). É claro que existe mérito no trabalho do treinador Marcus Vinicius Lanza, que o trouxe do Paraná em grande forma, mas também o triunfo é sinal de que a turma de distâncias intermediárias em São Paulo está correndo muito pouco. Nespresso, na parida, foi para a ponta, enquanto SOFTWARE (Put It Back) e HERICOAQUARA (Inexplicable), ambos de 3 anos, em toda a reta, em vão, tentaram ultrapassá–lo. ROYAL COMET (Put It Back) e QUENIAN KILLER (Dodge) completaram o placar, sem impressionar. Têm, respectivamente, 4 e 5 anos.
Nespresso, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Senhor Moreno, foi dirigido pelo uruguaio radicado no Paraná, Bruno Ardiles, e assinalou 1Â’21”99, na areia macia.
Balfour foi para a vanguarda e não pais a perdeu
Ainda no Hipódromo da Gávea, mas no domingo, foi realizado pela primeira vez o Clássico Barão e Baronesa von Leithner (L), na areia, em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
O páreo, um pouco fraco, tecnicamente, foi marcado pelo fracasso do grande favorito, o 4 anos PTGUALICHO (P.T. Indy), que terminou em apagado quarto lugar. BALFOUR (Bonapartiste e Pinga Party, por Choctaw Ridge) foi o vencedor, de ponta a ponta, por mais de um corpo. Derrotou BLUE ELF (Choctaw Ridge), um ano mais velho, com muita firmeza. HYDRUS (Fist American), de 3 anos, terminou em bom terceiro, e PRÍNCIPE DA GUINÉ (Boatman), de 4, foi quinto.
O ganhador, criação e propriedade do Stud Chesapeake, foi pilotado por Marcos Mazini, é treinado por Fabrício Borges e assinalou 1Â’39”16 na pista macia.
Avaliação das provas clássicas
O GP Piratininga, tradicional clássico paulista, ficou um pouco deslocado no mês de março, talvez porque os proprietários dos muitos cavalos que correm bem nas duas pistas fiquem, nesta época, já com as atenções voltadas para o GP São Paulo, que se aproxima. Seus campos eram mais fortes no mês de janeiro. Este ano, então, a situação foi agravada pela realização do Latino–Americano nesta semana.
O GP Presidente Guilherme Ellis (GII) reuniu nove potrancas que já podem ser consideradas bem promissoras, O páreo, no entanto, ainda teve valor de prova do Grupo II. Já o Clássico José Calmon e o Clássico Luiz Alves de Almeida tiveram o mesmo aspecto quanto à qualidade de seus candidatos mas são Listed e não de grupo.
O Clássico Donética (L) teve um bom campo, em se tratando de éguas arenáticas. E tomara que Notável Sureña corra igual na grama;
Em 1.400 metros, na areia, o Clássico Câmara Municipal de São Paulo (L) não foi diferente dos muitos páreos comuns de pesos especiais, que todas as semanas fazem parte dos programas do Rio e de São Paulo.
Próximas atrações
São Paulo
Fim de semana de enorme importância para o turfe brasileiro. Depois de vários anos, o Hipódromo de Cidade Jardim vai sediar o GP Latin–Americano, em 2.000 metros, na grama, para produtos de 3 anos e mais idade, que em sua criação tinha a finalidade de reunir os melhores corredores brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos e peruanos.
Ainda foram programados o GP Presidente José de Souza Queiroz (GII), em 1.400 metros, para produtos de 2 anos, e as Provas Especiais 14 de Março, em 2.400 metros, para produtos de 3 anos, e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais. Todos na grama.
Rio de Janeiro
Domingo acontecerá o GP Presidente Arthur da Costa e Silva (GIII), para produtos de 3 anos e mais idade, este ano em 1.900 metros, na areia.
[ Escolher outro colunista ]
|