Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
19/11/2008 - 10h28min

Starman, bicampeão

Quinta–feira, no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre, foi realizado o GP Bento Gonçalves (GI), em 2.400 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade.

Corrido com enorme atraso, partida dada a bandeira em virtude de defeito apresentado no “starting gate”, e com campo apenas razoável, a vitória, muito fácil, terminou com STARMAN, que vencera a mesma carreira no ano passado. JAGUANUM (Pitu da Guanabara) resistiu no final à atropelada de BETTER BE GOOD (Vettori) e ficou com a dupla. REI JAZZ (Roi Normand) e FEVIRTUDE (Clackson) completaram o marcador.

Starman, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud H&R, foi pilotado por Jorge Ricardo, sendo treinado por Dulcino Guignoni, dupla ganhadora do GP em 2007. Registrou 2Â’30”3, nesta que foi a sexta vitória, terceira clássica, em 26 atuações. Jaguanum estava invicto no prado gaúcho.

Felizmente, nem tudo foi negativo na outrora grande prova. O pedigree do ganhador é belíssimo. Seu pai, Trempolino, vencedor do Arco do Triunfo, tem se mostrado bom reprodutor. Pertence à linha paterna de Phalaris através do ramo de Native Dancer, o segundo mais importante da criação mundial, da seguinte maneira: Trempolino, Sharpen Up, Atan, Native Dancer, Polynesian, Unbreakable, Sickle, Phalaris. Sweet Mind (Baligh), mãe de Starman, foi égua clássica e pertence a uma linha baixa oriunda do Haras Ipiranga, iniciada no Brasil com Portoire e da qual fazem parte, entre outros, Sweet Eternity, Suspicious Mind, Sirena, Rasharkin, Eternitá, Ardashir, Selecta etc.  Starman, Fervitude e Better Be Good têm 5 anos; Jaguanum e Rei Jazz, 4.

Taludo é o mais veloz de São Paulo

Sábado, em São Paulo, foi corrido o GP Proclamação da República (GII), para produtos de 3 anos e mais idade, páreo dos mais tradicionais e importantes do calendário clássico brasileiro para os velocistas.

Com um campo excelente, a vitória pertenceu a TALUDO (Music Prospector e Assinatura, por Efesivo), mostrando que no retão gramado do Hipódromo de Cidade Jardim é quase imbatível. JAGUARÃO (Golden Voyager) avançou impetuosamente nos metros finais, mas não a tempo de alcançar o excelente velocista. REQUEBRA (Put It Back) chegou agarrada em terceiro, correndo um pouco menos do que é capaz. RIPAPIBAQUIGRAFO (First American) e LORD–MÁLO (Feijão Preto) completaram o marcador. Ripapibaquígrafo tem 3 anos, os demais, 4.

Taludo, criação do Haras Pirassununga e propriedade do Stud Patylippe, foi conduzido por Ivaldo Santana e é treinado por Luiz Carlos Soares. Registrou excelente tempo na pista pesada de grama: 54”361. Foi a oitava vitória, quarta clássica, em 12 atuações.

La Vendetta em final emocionante

Domingo, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, aconteceu o  GP Oswaldo Aranha (GII), em 2.400 metros, areia, para éguas de 3 anos e mais idade.

Sem inscrição de nenhuma potranca, prevaleceu a candidata de melhores títulos, LA VENDETTA (Clackson e Stratas, por Youth). Na dupla, na melhor corrida de sua campanha, LÂ’AZZURA (Vettori), que por pouco não derrotou a ganhadora do OSAF. Um tanto afastadas, NEW PLAY (Matisse) e BIO DIVERSIDADE (Roi Normand) terminaram em terceiro e quarto, com  SPRING LOVE (Bonapartiste) completando o marcador. A vencedora, a segunda e a quarta colocada têm 5 anos, a terceira e a quinta, 4.

La Vendetta, criação e propriedade do Haras Tributo À Ópera, foi pilotada por Marcello Cardoso, é treinada por Dulcino Guignoni e assinalou 2Â’39”31, na areia macia.

Amor Surpresa, resistente, vence em 3.500 metros

Ainda no Hipódromo da Gávea, em 3.500 metros, foi disputado sábado o Clássico Derby Club (L). Os melhores fundistas de 4 anos e mais idade, é claro, não correm aqui, pois estão disputando páreos de grupo em 2.400 metros.

Vitória de AMOR SURPRESA (First American e De Surpresa, por Music Prospector), de 5 anos. MIND A LOT (Baligh), um ano mais velho, formou a dupla. MY FRIEND (Roi Normand), de 4 anos, e LEPPARD (Clackson), de 5, completaram o marcador, este último a perder de vista, em corrida anormal.

Amor Surpresa, criação do Stud WDS e propriedade de Carlos Antônio Platzeck, foi dirigido por Marcos Mazini, apresentado por José Queiroz e assinalou 3Â’59”32, na areia pesada.

Palais des Festivals, destaque na milha gaúcha

No hipódromo do Cristal, também aconteceu, em 1.609 metros, o GP Presidente da República (L). Os melhores milheiros brasileiros, mesmo os arenáticos, não estiveram presentes.

Domínio do o carioca PALAIS DES FESTIVALS (Crimson Tide e Pleni Turbo, por Choctaw Ridge), que até aqui não conquistara nenhuma vitória clássica. Venceu com muita autoridade, deixando MANÉ GOL (Golden Voyager) a quase quatro corpos. Os demais não impressionaram. DEEP BET (Arambaré), ONKEL (Exile King) e OGRANDE PRAÇA (Boatman) completaram o marcador. O ganhador, Onkel e Ogrande Praça têm 5 anos, Mané Gol e Deep Bet, 4.

Palais des Festivals, criação do Stud São Francisco da Serra e propriedade do Stud Acqua Azul, foi dirigido por Jorge Ricardo e é treinado por Dulcino Guignoni. Na areia leve, a distância foi percorrida em 1Â’37”5, em outro páreo com partida dada à bandeira.

Caio de Naranjos ganha outra Listed Race

No Hipódromo do Cristal, em 1.200 metros, grama, ainda foi realizado o GP Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida  (L). Os melhores, de 3 anos e mais idade, na grama e em distâncias curtas, também,obviamente, não foram inscritos.

Venceu um concorrente com resultado clássico (uma Listed Race na Gávea), CAIO DE NARANJOS (Patio de Naranjos e So Fever, por Exile King). Derrotou outro carioca, UNIBOY DI JOB (Job di Caroline), com autoridade, por dois corpos. Um pouco afastados, HAPPY DREAM (Romarin), SENHOR LANTO (Opalkino) e JAMARTAN (Fritz) completaram o marcador.

Caio de Naranjos, criação do Haras Capela de Santana e propriedade do Stud Casablanca, foi dirigido por Carlos Lavor, é treinado por Hermínio Paulo Machado e assinalou 1Â’08”9, na grama leve, um bom tempo. Registre–se que os três primeiros têm 5 anos, Senhor Lanto, 3: e Jamartan, 4 anos.

Blessed Mustang, maior categoria

Voltando ao Hipódromo de Cidade Jardim, domingo o melhor páreo foi a Prova Especial Dark Brown, na areia, em 2.400 metros, para produtos de 3 anos e mais idade (evidentemente, nenhum 3 anos foi inscrito).

Entre os seis concorrentes, o de maior classe era, sem dúvida, o 4 anos BLESSED MUSTANG (Fahim e Blessed Dhalia, por Vuarnet). A cátedra, entretanto, preteriu–o, no que estava errada, como ficou comprovado em corrida. Derrotou ALWAYS MARS (Rêve Doré), um ano mais velho, com muita firmeza. O favorito PORTOBELO (Public Purse), de 5 anos, terminou apenas em terceiro, deixando a seguir PAPEL MOEDA (Boatman) e BUSHIDÔ (P.T.Indy), ambos de 4 anos.

O ganhador, criação e propriedade do Haras Gralha Azul, foi conduzido por Nelito Cunha, é treinado por Victor Barbosa e assinalou 2Â’31”, na pista macia.

Avaliação das provas clássicas

O GP Bento Gonçalves, como sempre com campo medíocre,  provavelmente conseguiu um recorde: ser a carreira nobre mais pobre do mundo (dotação de R$ 8.000,00 ao primeiro colocado). Tecnicamente, menos que um Grupo III. Vale novamente sugerir: por que não trocar de data para evitar a concorrência com o festival do Derby Paulista? Por exemplo: meses de fevereiro, abril, setembro ou outubro seriam melhores. Mesmo com uma baixíssima premiação poderia contar com interesse de proprietários por ser prova do Grupo I.

O GP Proclamação da República (GII) teve campo excelente, como não poderia deixar de ser, considerando a escassez de páreos significativos (de grupo) para os velocistas. Pela presença de Taludo e Requebra, um verdadeiro Grupo I.

O GP Oswaldo Aranha (GII) teve em La Vendetta a concorrente que deu status à carreira. Sem ela, teria valor de uma Listed Race.

Os GPs Presidente da República (L) e Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (L), a exemplo do que ocorre com o Bento Gonçalves, só terão bons campos quando oferecerem melhores dotações. 

Próximas atrações

Rio de Janeiro

Domingo acontecerá a Prova Especial Público Turfista, em 1.300 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, e a Prova Especial Raphael de Souza Paiva, para produtos de 3 anos, em 2.400 metros. Ambas na areia.

São Paulo

Fim de semana com apenas um páreo em longa distância, a Prova Especial Cacique Negro, 2.800 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês