Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 17/09/2008 - 10h16min
Senhor Extra ganha primeira prova de grupo
Sábado, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, os turfistas assistiram ao GP José Carlos e João José de Figueiredo (GIII), em 1.600 metros, grama, para produtos de 3 anos e mais idade.
Confirmando ser muito regular (e bom), o 4 anos SENHOR EXTRA (Spring Halo e Exception, por Drapeau Tricolore), criação do Haras Campestre, atropelou no meio da reta, junto com COLORADO SAM (Notation), de 5 anos, e PTGUALICHO (P.T. Indy), de 4, para vencer com firmeza. No disco, as diferenças foram um corpo e meio corpo. TARECO (Rainbow Corner) e PROFESSOR CHICO (Public Purse), de 5 anos, completaram o marcador.
Senhor Extra, propriedade do Stud Alvarenga, assim como Colorado Sam, e treinamento de Dulcino Guignoni, teve a direção de Dalto Duarte e registrou 1Â’35”45, na pista leve, com cerca móvel.
Embalo fracassa, Ama–Tiri vence
Em Cidade Jardim, São Paulo, no sábado, aconteceu o GP Ricardo Lara Vidigal (GIII), em 2.000 metros, areia, para produtos de 3 anos.
Com a fraca atuação de EMBALO (Boatman), que não passou de inexpressivo quarto lugar, perdendo a invencibilidade na areia, o páreo teve perfil técnico que deixou a desejar, o que permitiu a AMA–TIRI (Inexplicable e Miss Gorgeous, por Minstrel Glory) conseguir a primeira vitória clássica. Em ótimo segundo, prometendo muito, TANGO UNO (Redattore), que ofereceu enorme resistência ao ganhador. Também inexpressiva foi a terceira colocação de QUANTO MAIS (P.T. Indy), que vinha de segundo, no Tarumã, para Snack Bar, que depois, surpreendentemente, ganharia a Milha Internacional carioca. Em quinto, NEW OLYMPIC (Dancer Man).
Ama–Tiri, criação do Haras Xará / Haras Mineral Park e propriedade do Stud Gold Black, foi conduzido por Mário Fontoura, apresentado por Felipe Nickel e assinalou 2Â’08”13, na pista molhada, tempo fraco. Correu oito vezes para vencer duas, uma clássica.
Mismix: batismo clássico
Éguas de 4 anos e mais idade disputaram, no Hipódromo de Cidade Jardim, também no sábado, o Clássico Imprensa (L), em 1.800 metros, grama.
MISMIX (Sagamix e Miss Dance, por Dance Bid), que perdera em julho para FÚRIA OLÍMPICA (Astor Place), derrotou–a em bonito final. Perto, em terceiro, ALELUIA ALELUIA (Mr.Fritz), pouco à frente de CLASSIC COOL (Nedawi). BLESSED MAID (Belo Colony) completou o marcador. À exceção de Aleluia Aleluia, com 6 anos, as outras quatro têm 4.
Mismix, criação da Fazenda e Haras Calunga e propriedade do Stud Crespi, foi pilotada por Francisco Leandro, em sua primeira vitória clássica, e é treinado por Antônio Luiz Cintra. Registrou 1Â’48”25, na pista leve, com cerca móvel.
Sérgio da Faxina: grande evolução
Ainda no Hipódromo de Cidade Jardim, mas no domingo, foi realizada a Prova Especial Presidente Firmiano Pinto. Em 2.000 metros, areia, é reservada a produtos de 4 anos e mais idade.
O resultado mostrou uma grande evolução de SÉRGIO DA FAXINA (Our Captain Willie e Irina do Faxina, por Rabat) que conseguiu, aos 4 anos, uma expressiva vitória, principalmente pelo estilo. Ganhou por aproximadamente seis corpos, sem dar aos rivais possibilidades de resistência. Lutando pela dupla, PORTOBELO (Public Purse), de 5 anos, e PAPEL MOEDA (Boatman), um ano mais novo, com vantagem de meio corpo para aquele. BANKO (Banking), de 4 anos, e LORD AXE (Dancer Man), de 5, completaram o marcador.
O vencedor, criação e propriedade do Haras Faxina, foi conduzido por Nelito Cunha e é treinado por Osvaldo Malta do Nascimento. Na pista encharcada, passou os dois quilômetros em 2Â’02”77, marca muito boa.
Regenerada, outro clássico
Voltando ao Hipódromo da Gávea, domingo foi corrida pela primeira vez a Prova Especial Indian Chris, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia.
Vitória da mais credenciada do lote, REGENERADA (American Gipsy e Breaking, por Black Tie Affair), de 4 anos. Teve, entretanto, dificuldade para ultrapassar RED TAIL (Dodge), da mesma idade. Em terceiro, bem próxima, em ótima atuação, CONDESSA DO XARÁ (Bonapartiste), também de 4 anos. As filhas de Wild Event, HIPIATRA, de 5 anos, e SINDICALIZADA, de 3, esta, até certo ponto, decepcionando, completaram o marcador.
A ganhadora, criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Alvarenga, foi pilotada por Marcello Cardoso, é treinada, em São Paulo, por Eduardo Garcia, e assinalou 1Â’14”01, na pista leve.
Avaliação das provas clássicas
O GP José Carlos e João José de Figueiredo (GIII) reuniu bom campo de milheiros, com três ganhadores de prova de grupo e apenas um candidato sem colocação clássica.
Não foi forte o campo do GP Ricardo Lara Vidigal (GIII). Na verdade, sem a inscrição de Embalo, o páreo seria um Listed Race.
O Clássico Imprensa (L), em 1.800 metros, grama, foi interessante. Apenas três candidatas sem colocação clássica.
Próximas Atrações
Rio de Janeiro
Domingo será realizado o GP Dr. Frontin (GII), na milha e meia, e sábado a Prova Especial Paulo e Nelson Monte, em 3.000 metros, ambos na grama, para produtos de 4 anos e mais idade.
Paraná
Na próxima sexta–feira, dia 19, será disputado o Clássico Primavera (L), para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros, areia.
São Paulo
Nesta semana, programadas, apenas, três provas especiais sem expressão.
[ Escolher outro colunista ]
|