Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
18/06/2008 - 00h16min

                 ;            E Nayara Gold fracassou

Existem páreos que ficam restritos a um só concorrente, por superioridade do mesmo ou por fraqueza dos adversários. Isso aconteceu sábado, em Cidade Jardim, São Paulo, no GP José Paulino Nogueira (GIII). Entre as éguas de 3 anos e mais idade inscritas, uma se destacava amplamente, não só pelo seu bom retrospecto, como pelo modestíssimo retrospecto das demais.

Surpreendentemente, porém, a franca favorita NAYARA GOLD, de 5 anos, foi melancólico e inexpressivo terceiro, longe da vencedora, FILHA VITORIOSA (Hibernian Rhapsody e Querida Vitoriosa, por Arizelos), que tinha apenas uma vitória comum. A filha de Know Heights nem parecia a ótima égua que, há um mês, quase venceu o OSAF, em companhia incomparavelmente mais forte. LÂ’AZZURA (Vettori), de 4 anos, atropelou para formar a dupla, sem conseguir se aproximar de Filha Vitoriosa, que ganhou de ponta a ponta, por aproximadamente seis corpos. ARMY SWEET (Rêve Doré), de 4 anos, e I WANNA DANCE (Ski Champ), de 3, completaram o marcador. 

A ganhadora, criação de Paulo Rodolfo Fischer e propriedade do Haras São Quirino, foi dirigida por Nelito Cunha e é treinada por Antônio Fagundes. Os 2.400 metros foram percorridos em 2Â’31”960, na grama leve, com cerca móvel. Agora é torcer para que o páreo tenha servido para revelar uma corredora de bom nível, o que é possível considerando que Filha Vitoriosa tem apenas 3 anos e campanha curta. Sua segunda mãe, Intensiva, é irmã inteira de ganhadores de Grupo I, Campal e Full Love.

               &nb sp;        Deu zebra no Rio, também

O Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi palco domingo, do GP Henrique de Toledo Lara (GIII), na grama, em 2.000 metros, para éguas de 3 anos e mais idade.

Assim como no clássico paulista, aconteceu uma surpresa, ainda que aqui, não houvesse uma força destacada. Venceu PACIÊNCIA (Know Heights e Gracious Rafaela, por Booming) que, saindo do fundo do lote, avançou impetuosamente nos metros finais para vencer SÉTIMA ARTE (Blush Rambler) por um corpo e meio. A ponteira Hilaris, perseguida por Sétima Arte, correu pouco. Tanto a vencedora, de 3 anos, quanto a segunda, de 4,  que dominaram o páreo de maneira incontestável, não tinham, sequer, colocação clássica. Juntas e na ordem, NEW PLAY (Matisse), de 3 anos, QUANTIA EXATA (Trempolino), de 4, e PRINCESA RAFAELA (Woodman), também de 3, completaram o marcador. Detalhe curioso: a ganhadora não procede de centro de treinamento, um caso raro em se tratando de prova clássica.

Paciência, criação do Stud TNT e propriedade da Fazenda e Haras Harmonia, uma das coudelarias mais antigas da Gávea, foi conduzida por César Gustavo Netto, é treinada por seu pai, Daniel Netto, e assinalou 2Â’00”80, na pista leve. Um bom tempo. A ganhadora é irmã materna de LovinÂ’Rafaela, vencedora do GP Duque de Caxias (GII).

               &n bsp;      Mary Rê, finalmente, vence clássico

Em São Paulo, domingo, foi realizado o Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L), em 1.400 metros, para potrancas  de 2 e 3 anos e éguas de 4 e mais idade.

Merecidamente, a 3 anos MARY RÊ (Ghadeer e Itaquerê Mint, por Clackson) conquistou a primeira vitória nobre, após várias colocações clássicas interessantes. Derrotou em bom estilo EGGENDORF (Roi Normand), de 4 anos, e REGENERADA (American Gipsy), de 3. CHIC TO CHIC (Mensageiro Alado), de 5 anos, e SWEET ROSE (Golden Voyager), da mesma idade da vencedora, completaram o marcador. Como quase sempre acontece, não adiantou a vantagem de peso recebida pela nova geração, e a 2 anos Qui Hail sucumbiu ante a maior experiência das adversárias. E alguém compreendeu o motivo de Glória de Birigui vender tanto jogo para vencedor?

Mary Rê, criação e propriedade do Haras Old Friends, foi pilotada por Nelito Cunha e é treinada por Selmar Lobo. Tempo, na grama pesada, com cerca móvel: 1Â’26”760, apenas regular.

                 ;       Blue Elf: vitória nos metros finais

Sábado, no Hipódromo da Gávea, aconteceu o Clássico José Paulino Nogueira (L), em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.

Na 18ª apresentação, BLUE ELF (Choctaw Ridge e British Reef, por Main Reef), de 4 anos, com campanha muito boa, conquistou a oitava vitória, quarta clássica, deixando na dupla, a pouco mais de um corpo, HERMOSO Y GUAPO (Jules), da mesma idade do vencedor e que deu impressão, no meio da reta, de que não mais perderia, após liderar, com SITE OFICIAL (Vettori), um ano mais novo, a meio corpo, em ótimo terceiro. O jóquei deste reclamou do primeiro, mas o páreo foi confirmado. Completando o marcador, NABUCÃO (Yagli), de 5 anos. Apenas os quatro foram inscritos.

Blue Elf, criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud Azul e Branco, foi dirigido por Dalto Duarte, é treinado por Dulcino Guignoni e assinalou 1Â’39”89, na areia leve.

               &nb sp;         Avaliação das provas clássicas

Ainda que seu campo contasse com uma ganhadora de Grupo II, pode–se dizer que o GP José Paulino Nogueira não fez jus à classificação de Grupo III. Aliás, não fosse pela inscrição de Nayara Gold, seria mais fraco que uma simples prova especial.

Igualmente deixou a desejar o campo do GP Henrique de Toledo Lara (GIII). Apenas uma ganhadora de grupo e sete sem colocação clássica, entre as 15 inscritas.

Também não foi tão bom quanto poderia o Clássico Edmundo Pires de Oliveira Dias (L). Uma potranca de 3 anos, ganhadora de Grupo III e Listed Race, outra com interessantes colocações clássicas, uma potranca de 2 anos, ganhadora de prova especial, e corredoras de páreos comuns.

O Clássico José Paulino Nogueira (L), carioca, na areia e na milha, teve poucas inscrições. De boa categoria, entretanto, correspondendo à sua classificação.


               & nbsp;            Próximas atrações

São Paulo

Os turfistas assistirão à prova de grupo mais longa do turfe paulista, o GP General Couto de Magalhães (GII), em 3.218 metros, na grama, para produtos de 3 anos e mais idade. Os melhores cavalos do país não estarão presentes, é claro, pois vão preferir correr os 2.000 metros da Copa ABCPCC Clássica (GI), uma semana depois.

Rio de Janeiro

Domingo será corrido o Clássico Inverno (L) – Taça Carlos e Manoel Mendes Campos, em 1.900 metros, areia, e sábado, pela primeira vez, a Prova Especial Timão, para potrancas de 2 anos, em 1.600 metros. Nesta, na grama, campo cheio, ao contrário dos clássicos chamados para a areia.

Paraná

Será realizado, sexta–feira, o Clássico Criadores (L), em 1.600 metros, areia, para produtos de 2 anos.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês