Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Campo de acordo com a importância da prova
15/02/2006 - 00h23min

Domingo, no Rio, a principal carreira é o GP Estado do Rio de Janeiro (GI), em 1.600 metros, grama, início da Tríplice Coroa carioca, para produtos de 3 anos.
 
Estão inscritos alguns potros que se destacaram até agora, como os ganhadores de grupo O Dragão, Atlas Mountain, Northern Pan, Right Special (o mais impressionante nos testes) e o líder gaúcho Eagle Pines (vencedor do Bento Gonçalves do ano passado e que vai descer, em um espaço de três meses, dos 2.400 metros para a milha).
 
Outros potros, também, podem surpreender, diante de algumas promissoras atuações, entre eles Fly Dorcego, Neneco e Nicolalau. Um ótimo campo, de acordo com a importância da grande prova.

No sábado, potrancas de 2 anos disputarão o Clássico Ministério da Agricultura (L), em 1.100 metros. Como em toda prova nobre na areia para a nova geração, será corrida por poucas concorrentes, apenas quatro. Existe curiosidade em torno da segunda apresentação de Belle Fleur, convincente vencedora na estréia, há um mês, na areia. I Love Cheese Cake e Reine Bardot também ganharam na estréia, mas na grama.

São Paulo

No Hipódromo de Cidade Jardim, esta semana, uma novidade em termos de calendário clássico. Para a mesma turma, fêmeas de 2 anos, foram programados dois clássicos, em distância quase igual. Um do Grupo III, GP Presidente João Carlos Leite Penteado, na areia, em 1.200 metros, e outro, na grama, em 1.300 metros, a Prova Especial Euphorie. Os campos saíram vazios, o de grupo com seis potrancas, e o outro, com cinco. Será que se houvesse apenas um clássico, teríamos 11 inscrições?

Criada também este ano, a Prova Especial Olhada, em 2.400 metros, para éguas de 3 anos e mais idade, vai reunir duas potrancas de 3 anos e cinco éguas de 4 e mais. Condesir, embora esteja correndo pouco, é a força destacada, principalmente na grama, como programado.

Vitória emocionante de Ever Love no Possolo

Domingo, o Jockey Club Brasileiro iniciou a Tríplice Coroa de fêmeas, com a realização do GP Henrique Possolo (GI), em 1.600 metros, grama. Este ano, o campo de 16 competidoras estava muito bom (cinco ganhadoras de prova de grupo e outras tantas sem colocação clássica), apesar de muitas de ótima qualidade terem sido exportadas.

A vitória, difícil, ficou com a favorita EVER LOVE (Nedawi e Sea of Love, por Ghadeer), que derrotou, por cabeça, MADAME CASTELO (Dubai Dust), quando esta parecia vencedora. Em terceiro, a aproximadamente quatro corpos, GIZ DAL (Astor Place), que nos 400 metros, quando seu piloto perdeu o chicote, dava a impressão de poder dominar a ponteira Madame Castelo. PARADISE QUEEN (Royal Academy) foi bom quarto, e PHENOMENAL BABY (American Gipsy) completou o marcador, um corpo à frente de Nova Lei. Só Lancha Veloz, entre as mais visadas, correu pouco, mas no geral o resultado foi absolutamente correto. Ever Love confirmou a liderança da geração, e Giz Dal e Madame Castelo agradaram muito, principalmente esta, que não é preparada em Centro de Treinamento.

A ganhadora, criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Raça, foi pilotada por Luiz Duarte e marcou 1´35”4, na pista pesada. Foi a quarta vitória em Grupo I, com mais uma de Grupo III, cartel incomparável dentro da geração. Existe consangüinidade no pedigree de Ever Love. Seu pai, Nedawi, é neto materno do grande Northern Dancer, enquanto sua mãe, Sea of Love, é duas vezes bisneta do mesmo chefe de raça e tem a ótima reprodutora Little Hut também duas vezes em seu pedigree, como avó e bisavó. 

Detalhe importante: as duas primeiras não precisaram de prova preparatória para dominar o GP. Seus treinadores, respectivamente, Mario Rodrigues de Campos e Paulo Salas, estão de parabéns por provarem que os cavalos podem ser preparados só com exercícios para reaparecer em plena forma. O grande campeão brasileiro Escorial, quando venceu o GP 25 de Mayo, na Argentina, em 1960, vinha de uma parada de quase sete meses! 
         
Umaita Hill continua vencendo  

Sábado, no Hipódromo da Gávea, foi disputado o Clássico São Francisco Xavier – Taça Atualpa Soares, Listed Race, com dotação de R$ 11.000,00, em 1.000 metros, para produtos de 3 anos, que não contou com os melhores velocistas do Rio e de São Paulo.

Confirmando atravessar a melhor fase de sua campanha e continuando uma admirável série de triunfos, a utilíssima UMAITA HILL (Templar Hill e Ximene, por Singh Tu), de 6 anos, voltou a vencer, mesmo na grama, onde corre um pouco menos.
 
Apesar dos adversários serem meros freqüentadores de páreos de pesos especiais, seu êxito foi espetacular, pois voltou a dar vantagem na partida, entrou a reta em último e teve de atropelar muito aberta na grama pesada, o que não a impediu de livrar pequena vantagem, porém nítida, sobre a 3 anos NORMABELLE (Punk), fazendo vibrar os turfistas, que dela fizeram um ídolo. A segunda agradou muito, também, e não fosse pela velocidade final exibida pela ganhadora, teria vencido, e fácil. Em terceiro, a quase três corpos, ONE PLUS ONE (Bright Again), 4 anos, um corpo à frente de ALÇA DE MIRA (Shudanz), 3 anos, que por sua vez chegou também um corpo à frente do quinto, NORTHERN SHOW (Notation), também de 3. Como pode ser observado, as fêmeas (primeira, segunda e quarta colocadas) continuam tendo ótimo resultado em clássicos de velocidade, enfrentando os cavalos de igual para igual.

Umaita Hill, criação do Haras Paineiras e propriedade do Stud G.M., foi pilotada por Rodrigo Dias Lepre dos Santos, é treinada por José Luiz Pedrosa Júnior e marcou 57”4.  Foi a sexta vitória consecutiva, num total de 17, em 32 atuações.

Saga Sureña inicia Tríplice Coroa paranaense
         
No Hipódromo do Tarumã (pista de areia), sexta–feira, foi realizado o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L), em 1.600 metros, para produtos de 3 anos, primeira prova da Tríplice Coroa paranaense, com a dotação de R$ 6.300,00. Os destaques do turfe local não foram inscritos, provavelmente porque os proprietários procuram, por motivos óbvios, os melhores prêmios de São Paulo. Assim, o páreo não consegue deixar de ser um clássico regional, pura e simplesmente.

SAGA SUREÑA (Implexo e Ultra Sureña, por Perfect Parade), que já conseguira colocação em Listed Race paulista, foi a vencedora. Seu triunfo foi obtido com dificuldade. Na verdade, com alguns metros a mais, teria sido ultrapassada por NORANT (Baligh), outro detentor de colocação clássica. Em terceiro, a meio corpo, terminou KATZIN (Dodge), mas por prejuízos causados nos 250 metros, foi desclassificado para quinto, em favor de ROBOCOP (Yagli) e VASOMAX (Dodge).

A vencedora, criação e propriedade do Haras dos Girassóis, foi pilotada por Nelito Cunha, tem como treinador Gladston Figueiredo Santos Jr., e marcou tempo muito bom: 1Â’40”4, na pista pesada. Trata–se de uma irmã inteira da ganhadora clássica Raiway.

Impossible Ski dá boa demonstração

Em Cidade Jardim, sábado, o Jockey Club de São Paulo realizou, pela primeira vez, a Prova Especial MajorÂ’s Dilemma, em 1.900 metros, areia. De acordo com resolução da Comissão de Corridas, a carreira teria a importante finalidade de ser usada como elemento de apoio para a indicação de um representante paulista para o GP Latino–Americano de Jockeys Clubs, a ser corrido em março no Hipódromo de Maroñas, Uruguai. Entre seus participantes, porém, infelizmente, nenhum ganhador de prova de grupo.  
 
O vencedor, IMPOSSIBLE SKI (Ski Champ e Zapara, por Restless Jet), demonstrou bom potencial na areia, assim como o segundo colocado, MISTER DORR (Midnight Tiger), que lhe chegou a dois corpos. Talvez precisassem de mais tempo para confirmar essas atuações, principalmente contra adversários mais fortes. Foi um autêntico mano a mano, ambos com 3 anos (dado positivo) e em visível evolução.

Em bom terceiro, embora sem nunca ameaçar os primeiros, HI SOCIETY (Dark Brown), de 4 anos. Completaram o marcador, longe, ACTIUM (Music Prospector) e PERFECT DAY (Ghadeer), também de 3 anos.
 
Impossible Ski, criação do Haras Rosa do Sul e propriedade do Stud Piccollino, foi dirigido por Altair Domingos, é treinado por Edemir Garcia e assinalou 1´55”857, na pista encharcada. Um ótimo tempo.

Old Gipsy: novo galope na areia 

Em Cidade Jardim, domingo, o Jockey Club de São Paulo programou, igualmente pela primeira vez, a Prova Especial Jorge Wallace Simonsen, em 1.300 metros, areia.

A carreira teve apenas quatro inscrições, porque havia outra prova especial na semana, também para a turma de 3 anos e mais idade, praticamente na mesma distância, só que na grama. Além disso, deveria ser inscrito, como foi, um velocista, o 4 anos OLD GIPSY (American Gipsy e She Drives, por Houston), que vem esmagando seus rivais desde que passou a correr somente na areia. Verdade que, a exemplo do que ocorre com Umaita Hill, no Rio, vem competindo com cavalos sem grandes credenciais e sem aspirações clássicas. Mesmo assim, é impossível ignorar a qualidade de suas exibições. Ele deixa sempre a impressão, como voltou a acontecer, de que derrotará qualquer cavalo que venha a enfrentá–lo.

A quatro corpos, na dupla, terminou ÚLTIMO TIPO (Matisse), também de 4 anos. Muito longe, em terceiro, o potro CARPEGGIANI (Ski Champ), enquanto terminava em último o 5 anos NEON LIGHTS (Ghadeer), ganhando prêmio e colocação clássica!

Old Gipsy, criação e propriedade do Haras Anderson, teve como piloto Waldomiro Blandi, é treinado por Marcos Olguin e marcou, como sempre, ótimo tempo: 1Â’15”545, na pista encharcada. 

Agora, vou fazer uma pergunta: existe alguma explicação para que não haja nenhuma prova de grupo, no Brasil, para produtos de 3 anos e mais idade, na areia, em 1.200 ou 1.100 metros? São distâncias, nas quais são especializados esplêndidos arenáticos como, por exemplo, Old Gipsy e Umaita Hill. Não terão eles direito à tentativa de se consagrarem?  

Veteranos predominam na Prova Especial Quari Bravo 

Em Cidade Jardim, sábado, o Jockey Club de São Paulo realizou, pela primeira vez, a exemplo de duas já comentadas, a Prova Especial Quari Bravo, em 1.400 metros. Infelizmente, em razão das fortes chuvas, o páreo teve de ser transferido para a areia, tornando–o ainda mais inexpressivo.
 
O resultado da carreira foi correto, pois os 5 anos ITALIAN FRIEND (Ghadeer e Que Normand, por Roi Normand) e SAN FERMIN (Nugget Point), os mais categorizados, ficaram com as primeiras posições.  A vitória de Italian Friend foi fácil, impondo–se por quase quatro corpos. Em terceiro, a mais de três corpos, GENTHRY (Special Nash), completando o marcador YSHKHAN (First American) e ADONIS RIDGE (Choctaw Ridge).

O vencedor, criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Europa, foi dirigido por Zeferino Moura Rosa e é treinado por Alexandre Garcia Saldanha Correa, tendo assinalado 1Â’23”046, na pista encharcada.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês