Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 05/03/2008 - 04h58min
O melhor velocista foi Ke Amour
Domingo, na pista de grama do Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, os turfistas assistiram a um páreo que, embora não seja de grupo, pelo menos este ano teve a importância de um, o Clássico Jockey Club de São Paulo (L), para produtos de 3 anos e mais idade, no quilômetro.
Desta vez, um macho conseguiu derrotar quatro fêmeas. O 5 anos KE AMOUR (Notation e DÂ’Amour, por Tumble Lark), que nas duas últimas corridas perdera para REQUEBRA (Put It Back) e SUPER DUDA (Notation), desforrou–se das poderosas rivais, mais novas que ele dois anos e um ano, respectivamente. O jóquei da terceira reclamou do jóquei do vencedor, mas o páreo foi confirmado. Os três correram muito, tendo sido de cabeça e paleta as diferenças. QUERÊNCIA AMADA (American Gipsy), de 4 anos, e RED TAIL (Dodge), de 3, completaram o marcador.
Ke Amour, criação do Haras Old Friends Ltda. e propriedade do Stud Palura, recebeu excelente direção de Alex Mota, é treinado por Manoel Renato Lopes e assinalou 55”46, na pista macia, com cerca móvel. Foi a nona vitória, em 29 apresentações na Gávea, Cidade Jardim, Tarumã e Cristal, entre elas vitórias em três provas especiais no Rio e em São Paulo.
Lady Pipoca: boa adaptação à grama
As potrancas da nova geração estiveram em ação, também no Hipódromo da Gávea, mas no sábado, no Clássico Luiz Alves de Almeida (L), em 1.300 metros. Na grama, recebeu 11 inscrições. Em 2007 e 2006, na areia, quatro e cinco inscrições, respectivamente.
Ainda um pouco verdes, as posições no ranking da turma estão indefinidas. Só a partir do próximo encontro, dia 30, na primeira prova de grupo para elas, poderemos avaliar seu real valor. Evidentemente que a vencedora de agora, LADY PIPOCA (Notation e Dear Rafaela, por Roy), poderá confirmar este triunfo e se firmar como líder. A segunda colocada, SUPER LIFE (Wild Event), perdendo por menos de um corpo, deixou boa impressão, o que também pode ser dito das terceira, quarta e quinta, DONNA QUIXOTE (Crimson Tide), SHOW OF TIJUCAS (Torrential) e VERDE ROSA (Urban Habitat), que não chegaram longe. As cinco são boas promessas. Registre–se que na altura dos 800 metros, várias competidoras sofreram prejuízos.
A ganhadora, criação do Haras das Estrelas e propriedade do Stud Meio–Século, foi pilotada por Bruno Reis e é treinada por André Mion. Para os 1.300 metros, grama pesada, com cerca móvel, registrou 1Â’18”71.
Blessed Mustang vence firme páreo fraco
Sábado, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizada a Prova Especial Viziane, para os fundistas, em 2.800 metros.
Sem nenhum ganhador de grupo, o páreo foi tecnicamente fraco. O triunfo, conseguido de ponta a ponta, com firmeza, por quase um corpo, foi de BLESSED MUSTANG (Fahim e Blessed Dahlia, por Vuarnet), que deixou na dupla NEW FANDAN (Fantastic Dancer). Longe, os filhos de Know Heights, NATIVO DE AMAMBAY e NIRVANESCO, e FAUCHON (Roi Normand) completaram o marcador. O ganhador tem 3 anos, o segundo e o quinto, 4, e os terceiro e quarto, 5.
Blessed Mustang, criação e propriedade do Haras Gralha Azul, teve a condução de Nelito Cunha, sendo treinado por Elídio Pereira Gusso. Registrou 3Â’01”163 na grama molhada, com cerca móvel.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Na grama do Hipódromo da Gávea, domingo, os turfistas serão contemplados com um dos páreos mais importantes do mundo, o Oaks, que no Rio é corrido com o nome de GP Diana (mesma denominação com a qual é corrido em São Paulo), na grama e em 2.000 metros. Obviamente, prova do Grupo I. Infelizmente, Celtic Princess, Éissoaí, Light Green, Cruzada Americana e Zardana não estarão presentes. Vai apontar a melhor potranca da geração de 3 anos, na distância de 2.000 metros, neste segundo ano de campanha.
Sábado, serão realizados o Clássico José Calmon (L), para os potros de 2 anos, em 1.300 metros, grama, e a Prova Especial Reynato Sodré Borges, em 1.900 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade.
São Paulo
Uma semana muito interessante em São Paulo, com duas provas do Grupo II, o GP Piratininga (GII), em 2.200 metros, na areia, que reunirá produtos de 3 anos e mais idade, e o GP Presidente Guilherme Ellis, quando as potrancas de 2 anos, na grama, já abordarão os 1.400 metros. Na areia, produtos de 3 anos e mais idade estarão em ação, também em 1.400 metros, disputando o Clássico Câmara Municipal de São Paulo (L), e as éguas de 3 anos e mais idade, o Clássico Donética (L), em 1.900 metros.
[ Escolher outro colunista ]
|