Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 13/02/2008 - 13h05min
Rubia Del Rio, a campeã dos Mil Guinéus
Páreo dos mais importantes para potrancas de 3 anos, o GP Henrique Possolo (GI), em 1.600 metros, disputado domingo no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, é o correspondente carioca ao famoso Mil Guinéus da Inglaterra e dá início à Tríplice Coroa de fêmeas.
Confirmando a última atuação, novamente pilotada por Carlos Lavor, RUBIA DEL RIO derrotou sua companheira REALLY WINNER (Public Purse) e LA GAÑADORA (Crimson Tide), com grande autoridade, mantendo–as a aproximadamente dois corpos, no final. Entre a segunda e a terceira, apenas pescoço. As demais não impressionaram. BAGPIPE (Yagli) e NEW PLAY (Matisse) completaram o marcador.
A ganhadora e a segunda colocada são de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras (em feito digno dos maiores elogios) e treinadas por Roberto Morgado Neto. A distância, na pista pesada, foi percorrida em 1Â’34”98. Rubia del Rio, que está invicta na grama, conquistou a terceira vitória, segunda de grupo, em sete apresentações.
Seu pai, Put It Back, pertence ao lineamento paterno de Man OÂ’War, nesta ordem: Put It Back, Honour And Glory, Relaunch, In Reality, Intentionally, Intent, War Relic, Man OÂ’War.
Rubia del Rio, que é filha de Rupiana (Falcon Jet e Gota de Mel, por St.Chad), pertence à fortíssima linha materna que teve início no Brasil com sua terceira mãe, Exarque (Exbury), uma das magníficas reprodutoras importadas pela família Peixoto de Castro nos anos 70 (como as francesas My Valley e Witchery, as inglesas Skyle, Abayra, Merry Sunshine e Galanga, a irlandesa Currahill Castle etc), que se tornaram éguas–base na criação nacional. Coisa de grande criador. A ela pertencem: Vada, seu filho Derby–winner, Implausible (pai de Euro–Tech), Urodonal, Art Variety, Beris, Tiptronic, Viernes, Adoçada, Oggi–Domani, Panchellitta etc.
Senhor Extra vence com facilidade
Outro páreo nobre foi disputado na Gávea, mas no sábado, o Clássico São Francisco Xavier (L) – Taça Atualpa Soares, em 1.000 metros, grama.
SENHOR EXTRA (Spring Halo e Exception, por Drapeau Tricolore), de 3 anos, já com boas atuações na melhor esfera dos velocistas, derrotou com grande facilidade as éguas, de 4 e 5 anos, respectivamente EN MARCHE (Impression) e MOON STAR (Notation). MARCIAL (Inexplicable), de 4 anos, foi bom quarto lugar, enquanto outra fêmea, RANGER GIRL (Midnight Tiger), um ano mais velha, completava o marcador.
SENHOR EXTRA, criação do Haras Campestre e propriedade do Stud Alvarenga, foi conduzido por Ilson Correa e é treinado por Dulcino Guignoni. Marcou, na pista pesada, nesta quarta vitória, segunda clássica, em 11 apresentações, o tempo de 57”13.
United Forces confirma favoritismo
Também sábado, mas no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizada a Prova Especial Quari Bravo, em 1.400 metros, na grama, que reuniu produtos de 3 anos e mais idade.
Predomínio dos 3 anos UNITED FORCES (Pleasant Variety e New York Baby, por Dodge) e MESTRE FEITICEIRO (Vettori). Apenas cabeça separou os dois. Não muito longe, LASTRO CORUNILHA (First American), de 5 anos, ATTACHI (Torrential), um ano mais novo, e OVERBOARD (Vettori), também de 4 anos, completaram o marcador.
United Forces, criação do Haras Palmerini e propriedade do Stud Água Fria, foi conduzido por Ivaldo Santana e é treinado por Wanildo Garcia Tosta. Marcou 1Â’23”291, na pista molhada. Correu nove vezes, para ganhar três.
Próximas atrações
Rio de Janeiro Mais uma semana importantíssima no Hipódromo da Gávea. Domingo, os turfistas terão a abertura da Tríplice Coroa de produtos, GP Estado do Rio de Janeiro (GI), um dos mais importantes eventos do turfe mundial, que os modernistas ainda não conseguiram destruir (embora o St. Leger tenha sido retirado dos calendários em quase todo o mundo). As potrancas da nova geração (2 nos) terão sua primeira prova nobre, Clássico Ministério da Agricultura (L), ao longo dos 1.100 metros, na areia.
São Paulo
Uma semana melhor em São Paulo, com uma prova do Grupo III (ainda que para as inexperientes potrancas de 2 anos), o GP Presidente João Carlos Leite Penteado, em 1.200 metros, areia. Também está programada a Prova Especial Olhada, para éguas de 3 anos e mais idade, em 2.400 metros, grama.
Paraná
Sexta–feira, 15, teremos, no Hipódromo do Tarumã, a realização do Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente, Taça Pinheiro de Ouro, Listed, primeira prova da Tríplice Coroa paranaense, na milha, areia.
[ Escolher outro colunista ]
|