Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 30/01/2008 - 11h28min
Selecta: uma vitória firme
Comemorando a fundação da Cidade de São Paulo, o GP 25 de Janeiro (GII), para éguas de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, foi a atração do feriado de sexta–feira, no Hipódromo de Cidade Jardim. E também o páreo mais importante da semana, no Brasil.
É oportuno notar que depois que foi transferido para a areia, o clássico perdeu em qualidade, o que se pôde observar novamente este ano. O firme triunfo, obtido por quase dois corpos, ficou com SELECTA (New Colony), que não começou campanha cedo e só correu 10 vezes, o que permite a torcida de que esta vitória não tenha sido casual e sim um caso de evolução tardia. Livrando cabeça em cima do disco, LÂ’AZZURA (Vettori) formou a dupla, após ultrapassar SEDUCE MINISTER (Mane Minister). Um pouco afastadas, I WANNA DANCE (Ski Champ) e LEGGERA (Vettori) completaram o marcador. A vencedora, a segunda e a quinta colocadas têm 4 anos, a terceira, 5, e a quarta, 3.
A ganhadora, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Maestro, foi dirigida por Vagner Leal, é treinada por José Henrique e assinalou 2Â’05”065, na pista molhada, um tempo apenas regular. Foi a quarta vitória (primeira clássica) de Selecta, cuja mãe, Sweet Biscuit (Effervescing e Sweet Honey), é irmã inteira dos ganhadores de Grupo I Sweet Eternity, Suspicious Mind e Sirena. Giruá derrota fortes rivais
Também sexta–feira, no Hipódromo de Cidade Jardim, aconteceu o GP Presidente do Jockey Club (GIII), para milheiros de 3 anos e mais idade.
Em se tratando de prova na areia, pode–se dizer que o pequeno campo foi muito seleto. A vitória ficou com o 3 anos GIRUÁ (Bonapartiste e Ellefrance, por Fast Gold) que, assim, continuou a desconhecer derrota. Em Cidade Jardim correu quatro vezes e venceu todas. A mais de dois corpos, mas em boa atuação, PRINCE DODGE (Dodge), de 5 anos, formou a dupla. Completaram o marcador, sem impressionar, ALCOMO (Rainbow Corner), e BLUE ELF (Choctaw Ridge), ambos de 4 anos, e PATENTEADO (Gregoriano), da mesma idade do ganhador.
Giruá, criação de Eloi José Quege e propriedade de Eládio Mavignier Benevides, foi pilotado por João Moreira e é treinado por Mário Gosik. Para os 1.600 metros, na pista molhada, assinalou tempo excelente: 1Â’34”181. Assim como Selecta, Giruá tem excelente linha baixa, sendo a segunda mãe a ganhadora de Grupo I Unifrance. A este ramo pertencem Country Baby, So Beauty, Vuarnet, Above The Sky, El Paso, Fool Around, Hobnot, entre outros.
Sweet Kentucky firma–se na liderança
Ainda no Hipódromo de Cidade Jardim, mas no sábado, foi disputado o Clássico Luiz Alves de Almeida (L), para potrancas de 2 anos, na grama.
O êxito (segundo em três atuações) ficou com SWEET KENTUCKY (Put It Back e Kentucky Royalty, por Irish River). Na dupla, a um corpo, ONDA DA GUANABARA (Pitu da Guanabara), e em terceiro, CORES DO BRASIL (First American), deixando boa impressão, principalmente porque estreava. HELLO JACK (Dodge) e SKY WILD (Wild Event), longe, completaram o marcador.
Sweet Kentucky, criação e propriedade do Haras Anderson, teve a condução de Vagner Leal e é treinada por Marcos Olguin. Para os 1.000 metros, na pista molhada, marcou 58”438.
West Hope manteve invencibilidade
No sábado, foi realizada no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, a Prova Especial Cidade de Teresópolis, para potrancas de 2 anos. Programada para o quilômetro, na grama, em razão das chuvas foi transferida para 1.100 metros e areia.
A vitória ficou com WEST HOPE (Crimson Tide e West Night, por Slap Jack), que dominou TUILERIES (Torrential) no meio da reta, com certa dificuldade, mas atingiu o vencedor com mais de um corpo. Em bom terceiro, considerando ser estreante, SHOW OF TIJUCAS, também filha de Torrential. Muito longe, SINDICALIZADA (Wild Event) e LADY PIPOCA (Notation) completaram o marcador.
A ganhadora, criação de Luis Antonio Ribeiro Pinto e propriedade da Coudelaria Jéssica, foi dirigida por Marcello Cardoso, é treinada por Dulcino Guignoni e assinalou 1Â’08”16, tempo fraco.
Amado Mio: estréia convincente
Ainda no Hipódromo da Gávea, mas no domingo, aconteceu a Prova Especial Odyr do Coutto, para potros de 2 anos, também transferido para 1.100 metros, areia.
Embora os primeiros encontros de produtos de 2 anos (em janeiro, fevereiro e março) sejam caracterizados pela fragilidade técnica, pois qualquer observador isento sabe que só precocidade não é propriamente uma grande qualidade, a vitória de AMADO MIO (Our Emblem e Mulata Assanhada, por Royal Academy) tem de ser considerada muito promissora. Afinal, entre os quatro inscritos era o único treinado no calor da Gávea e, mesmo assim, derrotou o já ganhador SAMURAI DODGE (Dodge) com grande facilidade. Em terceiro, JOUR LE JOUR (Torrential), com SAPPHO (Dodge), muito longe, em quarto e último.
Amado Mio, criação do Stud TNT e propriedade de Marlene Fernandes Serrador, foi conduzido por Luiz Paulo Gomes dos Santos, é treinado por Luiz Sérgio Vianna e assinalou tempo fraco: 1Â’08”10, na pista macia.
Avaliação das provas clássicas
O GP 25 de Janeiro (GII) não teve bom campo. Nenhuma candidata ganhadora, pelo menos, de Grupo II. E entre as nove inscritas, cinco não tinham, sequer, colocação em prova de grupo. Parecia uma Listed Race.
Embora de grupo inferior, o GP Presidente do Jockey Club teve campo mais expressivo. Sete concorrentes, com um ganhador de Grupo II, um ganhador de Grupo III e dois de Listed Race. Correspondeu plenamente à sua classificação.
O Clássico Presidente Luiz Alves de Almeida (L), como costuma acontecer nesta época do ano, recebeu inscrições apenas de potrancas mais adiantadas nos exercícios (algumas por precocidade e algumas por pressa de seus responsáveis). Contam–se nos dedos os líderes de geração que, nas últimas décadas, surgiram tão cedo.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Geralmente, o Clássico Victor Guilhem (L) recebe inscrições de um bom número de milheiros mais velhos (de 4 anos para cima), gramáticos, que estão há algum tempo sem páreo nobre para correr.
São Paulo
Igualmente ao que aconteceu com o páreo de potrancas, provavelmente apenas precoces, os inscritos, nos 1.000 metros, grama, do Clássico Presidente Herculano de Freitas (L).
[ Escolher outro colunista ]
|