Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
12/12/2007 - 07h25min

Alucard é o herói do GP Paraná

Domingo, no Hipódromo do Tarumã, em Curitiba, foi realizado o GP Paraná, em 2.400 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, uma das duas provas do Grupo I, para arenáticos, realizadas no Brasil. Trata–se da carreira mais importante do turfe local. 

A vitória ficou, felizmente, com um dos três que tinham em seu currículo vitória em prova de grupo, ALUCARD. A geração de 3 anos apresentou bom resultado: UNO CAMPIONE (Mane Minister) formou a dupla, a quase três corpos do ganhador, e  RECOMPENSADO (Sagamix) foi o terceiro, um pouco afastado. LEPORELLO (Dubai Dust) e TIMBROS (Kahyasin) completaram o marcador. O vencedor tem 5 anos, os segundo, terceiro e quinto, 3, e o quarto,  4. Bico Blanco decepcionou totalmente.

O ganhador, criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Transilvânia, foi dirigido por Carlos Lavor, é treinado por Luiz Roberto Feltran e assinalou 2Â’35”2, na pista seca, tempo muito bom.

Patio de Naranjos, pai do ganhador, pertence à linha paterna de Phalaris, pelo seu ramo de maior sucesso no mundo, o de Northern Dancer. Este lineamento pode ser assim descrito: Patio de Naranjos, Gallantsky, Nijinsky, Northern Dancer, Nearctic, Nearco, Pharos, Phalaris.

A mãe de Alucard, Audacity (Clackson), produziu também o excelente milheiro Glória de Campeão.

A registrar que Feltran, treinador do primeiro, apresentou também Recompensado e Timbros.

No Rio, Fort Wilderness confirmou

Domingo, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi disputado o GP Almirante Marquês de Tamandaré (GIII), em 2.400 metros, aberto a produtos de 3 anos e mais idade.  

Confirmando tardia evolução e o triunfo alcançado, há um mês, no GP Dr. Frontin, o vencedor foi FORT WILDERNESS (Nedawi e Fixed Idea, por Bright Again), em difícil final. JEUNE–TURC (Know Heights) atacou o rival em quase toda a reta, mas não conseguiu ultrapassá–lo, perdendo por focinho. Em terceiro, a mais de três corpos, a faixa do ganhador, QUANTA CLASSE (Clackson), com FRIENDSHIP (Ghadeer) e REQUINTE (Yagli), completando o marcador, muito longe. O vencedor, o terceiro e o quarto, têm 4 anos, o segundo, 3, e o quinto, 5.

Fort Wilderness, criação da Fazenda Mondesir e propriedade aa Coudelaria Jéssica, foi dirigido por Alex Mota, apresentado por Leandro Guignoni e assinalou 2Â’26”75, na grama pesada, com cerca móvel, tempo razoável. Foi sua quinta vitória.

Dobradinha do Stud Raça

Sábado, na grama do Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizado o Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Júnior (L), para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros.

NOVA LEI (Know Heights e Lei, por Yakarto), de 5 anos, criação do Haras Ponta Porã, a de melhores títulos (ganhara este mesmo páreo, há dois anos, quando era de grupo, além de mais duas provas clássicas), mas que vinha de diversas corridas fracas, parecendo ter “virado o fio”, reabilitou–se e venceu com firmeza, depois de correr no fundo do lote, na primeira parte. Na dupla, a meio corpo, a 3 anos MALVADA (Vettori), de propriedade do Stud Raça, como a vencedora, deixando a aproximadamente quatro corpos, lutando pela terceira colocação, DAMA DO EXÍLIO (Exile King) e ARMY SWEET (Rêve Doré), ambas de 4 anos. MISMIX (Sagamix), um ano mais nova, completou o marcador. O piloto da sétima colocada reclamou dos pilotos das primeira e segunda, mas o páreo foi confirmado, e Taverne, uma das mais credenciadas, jogou seu jóquei no chão, na partida.

Nova Lei, assim como a segunda colocada, Malvada, foi apresentada por Marcos Guimarães Campos. Seu jóquei, o aprendiz de primeira categoria, Sandro Paiva, conquistou a primeira vitória clássica. Tempo na pista pesada, com cerca móvel, 1Â’38”037, fraco para a turma.

Parte Boa vence fácil

Voltando ao Hipódromo da Gávea, no sábado foi disputado o Clássico Armando Rodrigues Carneiro (L), para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros.

Por mais de cinco corpos, a vitória ficou com PARTE BOA (Patio de Naranjos e Kreybell, por Exile King), deixando a seguir, lutando pela dupla, CRISTAL FIX (Choctaw Ridge) e INTIMATE NIGHTS (Vettori), favorável àquela. Longe, BIA GHENOU (If You Ask) e a favorita MENINA DI LUCCA (Puerto–Madero) completaram o marcador. A vencedora, a terceira e a quinta têm 4 anos, e a segunda e a quarta, 3. 

Parte Boa, criação da Agropecuária e Haras Roll Ltda. e propriedade do Stud Eternamente Rio, foi pilotada por Marcello Cardoso, é treinada por Marcos Ferreira e assinalou, na pista pesada, 1Â’38”08. Foi a quarta vitória, todas na areia, primeira clássica, em 18 apresentações.

Prince Dodge continua ganhando

Voltando ao Hipódromo do Tarumã, domingo foi também realizado o Clássico Governador do Estado (L), Taça Roberto Requião, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros, areia.  

Prosseguindo em sua impressionante série de vitórias, o ganhador foi PRINCE DODGE (Dodge e Midnight Queen, por Slew OÂ’Gold), de 5 anos, que, em plena reta, depois de dominado, voltou de maneira sensacional e livrou mais de um corpo sobre o 3 anos HIC (Impression), até então invicto. Completaram o marcador, UPPER WINNER (Dancer Man), também de 3 anos, SPACE ODDITY (First American), de 4, e VERANO PORTEÑO (Roi Normand), de 5.

Prince Dodge, criação do Haras Anderson e propriedade de José Luiz Ferreira da Rocha, foi dirigido por Rafael Schistl e é treinado por Antenor Menegolo Neto. Tempo espetacular: 1Â’39”2, arranhando o recorde.

Ligeiro e Corredor é o mais veloz do Paraná

Ainda no Hipódromo do Tarumã, domingo, foi disputado o Clássico Delegação do Jockey Club de São Paulo (L) – Taça Márcio Correa de Toledo, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia.

Por quase três corpos, a vitória ficou com LIGEIRO E CORREDOR (Notation e Azzedine, por Ghadeer). Em luta pela dupla, GALARDÃO (Inexplicable) e MAGICAL GLORY (Magical Mile), com vantagem de meio corpo para aquele. CHAIRMAN (Fahim) e RIVER SUN (Put It Back) completaram o marcador. O ganhador tem 4 anos e os demais colocados são um ano mais novos.

Ligeiro e Corredor, criação do Haras Simpatia e propriedade do Haras Belmont, foi pilotado por Rafael Schistl e é treinado por Fernando Azevedo. Tempo, na areia leve, 1Â’13”5, muito bom.

Regenerada vence por abandono

Também no Hipódromo de Cidade Jardim, sábado foi corrida a Prova Especial Franco Clemente Pinto Júnior, para éguas de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia.  

Confirmando o grande favoritismo a que foi eleita, REGENERADA (American Gipsy e Breaking, por Black Tie Affair), de 3 anos, venceu disparada. QUEEN DODGE (Dodge), um ano mais velha, formou a dupla sem ser ameaçada pela terceira, TALIKA GIRL (Wondertross), da mesma idade da vencedora. IMPROVÁVEL (Nugget Point), de 5 anos, e AQUIDAUANA (Blade Prospector), de 4, completaram o marcador. 

Regenerada, criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Alvarenga, foi dirigida por Altair Domingos e é treinada por Estanislau Petrochinski. Fraco para a turma o tempo: 1Â’11”162, na pista molhada.

Entre os 2 anos, o melhor foi Boker Tov

Ainda no sábado em Cidade Jardim, foi realizada a Prova Especial Super Precoce–Produtos, para a geração de 2 anos, em 800 metros, grama.  

O inédito BOKER TOV (Ayrton S e Book Value, por High Estate), por pequena diferença derrotou o já corrido VAN HELSING (Pleasant Variety) que, por sua vez, deixou próximo o também inédito SELLER BOY (Confidential Talk). Completando o marcador, SUL BRASILEIRO (Dodge) e CERVETRI (Kahyasin).  

Boker Tov, criação do Haras Interlagos e propriedade do Stud Espiche, foi conduzido por José Aparecido, é treinado por Sérgio Dorneles e assinalou excelente tempo na pista pesada, 44”671.

Avaliação das provas clássicas

O GP Paraná é uma das duas opções dos cavalos que correm bem na areia disputarem, no Brasil, uma prova do Grupo I. Nesta época do ano, contudo, os grandes cavalos que correm bem nas duas pistas têm outros clássicos para atuar. Há um mês, o Derby Paulista e o Bento Gonçalves; este mês o Carlos Pellegrini, e em janeiro o GP Ramirez. Assim, os melhores não correm aqui, o que reduz, consideravelmente, seu valor técnico. Inclusive pelo fato (muito importante) da dotação não ser atrativa.

O GP Almirante Marquês de Tamandaré foi, há poucos anos, rebaixado ao Grupo III. De fato, corrido no mês de dezembro, dificilmente irá contar com grandes corredores de 2.400 metros. Nem mesmo os melhores treinados no Rio foram inscritos. Tecnicamente, apenas uma Listed Race.    

O Clássico Thomaz Teixeira de Assumpção Júnior (L), bom quantitativamente, deixou um pouco a desejar. Pelas presenças de Nova Lei e Taverne pode–se dizer que correspondeu à sua classificação.

Próximas atrações

Rio de Janeiro

No Hipódromo da Gávea, o GP Duque de Caxias (GII), para potrancas de 3 anos, em 2.000 metros, grama, e um páreo clássico sem a menor expressão, a Prova Especial João e Jorge Jabour, em 1.200 metros, areia, para éguas de 3 anos e mais idade.   

São Paulo

Final de ano com páreos nobres de pouquíssima expressão. Produtos de 3 anos e mais idade competirão na Prova Especial Antônio Luiz Ferraz, em 1.000 metros, grama, e na Prova Especial Nelson de Almeida Prado, em 1.400, grama.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês