Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 28/11/2007 - 09h37min
Zum Zum Zum e Time For Fun: final emocionante
Na grama do Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, domingo, foi realizada a Prova Especial Raphael de Souza Paiva, para produtos de 3 anos.
Em campo surpreendentemente cheio por ser em 2.400 metros, a vitória ficou com ZUM ZUM ZUM (Thignon Lafré e Minha Namorada, por SunnyÂ’s Halo), que em emocionante final derrotou TIME FOR FUN (Yagli). Um pouco afastados, PAUL GARDEN (Crimson Tide) e PRÍNCIPE DOS MARES (Vettori) foram bons terceiro e quarto. Muito longe, ORANGE SKY (Dancer Man) completou o marcador. Puerto Rico, o favorito, mancou, sendo posteriormente sacrificado. Os dois primeiros mostraram ser promissores e boa adaptação ao percurso, mas ficaram sem opção de campanha. Enfrentarão, prematuramente, os experientes mais velhos? A verdade é que o páreo não tem muito sentido nesta época (ideal seria sua realização dois meses antes do GP Cruzeiro do Sul).
Zum Zum Zum, criação do Haras Valente e propriedade do Stud Estrela Energia, teve a condução de J.Leme e é treinado por Cosme Morgado Neto. Tempo, na pista leve, com cerca móvel, 2Â’27”82, bom para a turma. Foi a terceira vitória, duas comuns, em seis atuações.
As éguas prevalecem nos 1.300 metros
Ainda no Hipódromo da Gávea, mas no sábado, foi corrida, também na grama, a Prova Especial Público Turfista (representado este ano por Jorge Antônio Audi), em 1.300 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
Conquistando a segunda vitória em páreos da programação clássica, QUIET DREAMER (Trempolino e Lizzy Girl, por Lode) reafirmou ser égua de boa qualidade. Deixou na dupla, a dois corpos, outra fêmea de 4 anos, CASH FOR HER (Arambaré). Separados por pequena diferença, a mais de três corpos da segunda, chegaram em terceiro e quarto PUEBLO BONITO (Dodge) e ÉS SIMPÁTICO (Notation), ambos de 5 anos, mesma idade de GUMA OF CORD (Ayrton S), que completou o marcador.
Quiet Dreamer, criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, foi conduzida por Carlos Lavor, é treinada por Roberto Morgado Neto e assinalou 1Â’15”49, na pista leve, que pode ser considerado excelente, por causa da cerca móvel. Ela conquistou quatro triunfos, em 11 apresentações.
Tanton sai de perdedor Prova Especial
Ainda no sábado, mas em São Paulo, no Hipódromo de Cidade Jardim, aconteceu a Prova Especial Cacique Negro, na grama e no longo percurso de 2.800 metros, para produtos de 3 anos. Cinco candidatos, entre os quais dois sem vitória.
Em resultado desconcertante, o primeiro e o terceiro foram justamente os perdedores. O triunfo ficou com TANTON (Sagamix e Tahini, por Mtoto), que deixou a aproximadamente cinco corpos MEIO DIA OLÍMPICO (Blush Rambler). Em terceiro, BUNDESLIGA (Rêve Doré), também, praticamente a cinco corpos. DITO CUJO (Sagamix) e MURAT (Know Heights), muito longe, completaram o marcador.
Tanton, criação da Fazenda e Haras Calunga Agro Pecuária, e propriedade do Stud Granadeiro, foi pilotado por Nelito Cunha e é treinado por Antônio Luiz Cintra. Assinalou ótimo tempo: 2Â’54”857, na grama leve.
Coronada Nova: batismo clássico
Também no Hipódromo Paulistano, mas no domingo, foi realizada a Prova Especial Corpo Consular, em 2.000 metros, para éguas de 3 anos e mais idade, páreo tecnicamente muito fraco.
Venceu CORONADA NOVA (Ayrton S e Vai na Frente, por Purple Mountain), em grande atropelada, surpreendendo, pois na noite de segunda–feira, dia 19, terminara em quinto, longe, na mesma pista, em 2.400 metros, verdade que enfrentando os machos. A aproximadamente quatro corpos, na dupla, SEX MACHINE (Shudanz), que liderara, com FAZ ME RIR (Notation), LÂ’AZZURA (Vettori) e TELETUZA (Mane Minister) completando o marcador, distantes. À exceção da ganhadora, as outras colocadas têm 4 anos.
Coronada Nova, criação do Haras Fronteira e propriedade de Natalino Tadeu Anjula, foi dirigida por Nelito Cunha, apresentada por Francisco da Silva Machado e assinalou 2Â’05”200, na pista molhada. Aos 5 anos, consegue o primeiro êxito em prova da programação clássica.
Próximas atrações
São Paulo
Sábado será realizada a carreira mais importante, por ser do Grupo II, na grama, o GP José Bonifácio Coutinho Nogueira, em 2.400 metros, para éguas de 3 anos e mais idade, e na areia as Provas Especiais Almirante Joaquim Marques Lisboa–Marquês de Tamandaré, em 1.200 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, e Itamaraty, em 1.600 metros. Domingo será a vez das potrancas de 2 anos, que disputarão a Prova Especial Super Precoce, em 800 metros, na grama.
Rio de Janeiro
Serão corridos, domingo, o GP Frederico Lundgren (GIII), teste inicial para a primeira prova da Tríplice Coroa carioca, obviamente para produtos de 3 anos, em 1.600 metros, grama, e a Prova Especial Mossoró onde é homenageado o primeiro ganhador do GP Brasil (não por coincidência, criado por Frederico Lundgren), em 1.400 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade. O Clássico Dia da Justiça (L), a ser disputado sábado, em 1.000 metros, na grama, também é para produtos de 3 e mais anos.
[ Escolher outro colunista ]
|