Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
06/11/2007 - 18h17min

A atropelada que não houve

Domingo, no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, foi disputado o GP Doutor Frontin (GII), em 2.400 metros, para produtos de 4 anos e mais idade.  

Único, entre os cinco inscritos, sem nenhuma colocação clássica, FORT WILDERNESS (Nedawi e Fixed Idea, por Bright Again) foi o vencedor, derrotando PUNCH PUNCH (Aksar) por pescoço, e deixando em terceiro, um pouco afastado, o grande favorito HIS FRIEND (Fast Gold), que sucumbiu diante de um train de corrida lento. Como todos sabem, em páreo onde não há ligeiros, cavalo que gosta de correr longe para uma atropelada (*) não consegue fazê–lo com a velocidade final necessária. Note–se que os dois primeiros no final já eram os primeiros na reta oposta. NEW FANDAN (Fantastic Dancer) e FRIENDSHIP (Ghadeer) completaram o marcador, perto de His Friend. O primeiro, o quarto e o quinto têm 4 anos, His Friend, 5, e Punch Punch, 6.

O ganhador, criação da Fazenda Mondesir e propriedade de Vera Lúcia de Sousa Guignoni, foi dirigido por Carlos Lavor, apresentado por Leandro Guignoni e assinalou 2Â’31”39, na grama pesada, com cerca móvel. Fort Wilderness conquistou quatro vitórias, três comuns, sendo lícito esperar que confirme este triunfo, principalmente em razão do seu excelente pedigree e por ser cavalo pouco explorado nas pistas.

(*) para os que não sabem, atropelar, no turfe, significa investir forte, impetuosamente, e não ir para cima e chocar–se com os rivais.

Chatte vence por desclassificação de Balé Slew

Sábado, na grama do Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizado o tradicional GP Presidente Sílvio Álvares Penteado – Copa dos Criadores (GIII), para éguas de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros.

A 4 anos CHATTE (Burooj e Charlott, por Youth) embora derrotada por cabeça, foi aclamada vencedora após o julgamento, por prejuízos a ela causados pela 3 anos BALÉ SLEW (Quinze Quilates), que cruzou o vencedor na frente. Afastadas, JUJU WILLIE (Our Captain Willie), de 5 anos, e ARMY SWEET (Rêve Doré), de 4, foram terceira e quarta colocadas. A favorita NAYARA GOLD (Know Heights), também de 5 anos, que vinha de expressiva vitória na turma, nunca esteve no páreo, terminando em quinto, sem dar impressão.

A ganhadora, criação e propriedade de Carlos dos Santos, foi dirigida por João Moreira e é treinada por Wanildo Garcia Tosta.  Tempo, na pista pesada, com cerca móvel, 2Â’07”998. Foi a 14ª atuação de Chatte, convertidas em quatro vitórias, três da programação clássica.

Exterminadora confirma favoritismo

Ainda no sábado, em Cidade Jardim, foi corrida a Prova Especial Garbosa Bruleur, para potrancas de 3 anos, em 2.400 metros, páreo clássico, onde, entre as sete inscritas estavam quatro perdedoras!

Por quase dois corpos, a vitória ficou com a franca favorita EXTERMINADORA (Nedawi e Turbulência, por Clackson), única na carreira com credenciais para ter status clássico. Na dupla, depois de correr na frente até a reta, uma das que ainda não têm vitória, LADY CAROL (Our Captain Willie). JATARICA (Fantastic Dancer) terminou afastada em terceiro, com EASY CASH (Ibero) e PEROBA ROSA (Gregoriano) completando o marcador. 

Exterminadora, criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Raça, conquistou a quarta vitória, terceira clássica, em sete atuações. Foi dirigida por Waldomiro Blandi e apresentada por Marcos Guimarães Campos. Tempo, na grama pesada, com cerca móvel, 2Â’42”380, muito fraco.

Kalibanos atropela para obter a vitória

Voltando ao Hipódromo da Gávea, no sábado foi realizada a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, para produtos de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, areia.  

Vindo dos últimos lugares e atropelando no meio da reta, KALIBANOS (Dark Brown e Sharp Profile, por Northern Jove), de 6 anos, ultrapassou o ponteiro LEPORELLO (Dubai Dust), de 4, livrando, aproximadamente, um corpo. HEAP MILLION (Fritz), de 5 anos, foi bom terceiro, pouco atrás do segundo. AMOR SURPRESA (First American), de 4 anos, e CERUTTI (Ghadeer), de 7, completaram o marcador. 

Kalibanos, criação do Haras Rosa do Sul e propriedade do Stud Estrela Energia, foi pilotado por Jorge Leme e é treinado por Cosme Morgado Neto. Bom o tempo: 2Â’05”10, na pista leve. Foi a sexta vitória, terceira clássica, em 12 apresentações no Rio e em São Paulo. Registre–se que até aqui parecia correr menos na Gávea.

Agora, a vez de Quenian Killer

Também sábado, no Hipódromo da Gávea, foi realizada a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.200 metros, areia.  

Em primeiro e segundo, separados por pescoço, os 4 anos QUENIAN KILLER (Dodge e DevilÂ’s Tail, por DevilÂ’s Bag) e SUSSEX (Midnight Tiger). Completando o marcador, longe, LIGHT OF LOOSE (Dodge) e PRINCE OF WALES (Ghadeer), ambos de 6 anos, e KARLO GUITAR (Mountain–Lark), de 7. Tipo do páreo que não merecia ser clássico. Cada dia vence um cavalo diferente que, geralmente, a seguir volta a correr páreos comuns de pesos especiais. Aliás, não houve nenhuma diferença técnica entre esta prova clássica e o quarto páreo do domingo vencido por Homerito, que correria aqui com grandes possibilidades de vitória. Sem dúvida. 

Quenian Killer, criação do Haras Anderson e propriedade do Stud Estrela Energia, foi pilotado por Ilson Correa, é treinado por Cosme Morgado Neto e assinalou bom tempo na pista leve, 1Â’11”53. Foi a quinta vitória, primeira clássica, em 11 atuações.

Avaliação das provas clássicas

Os cavalos da primeira turma que correram o GP Brasil têm apenas uma prova de Grupo II (em 2.400 metros, grama) para correr no segundo semestre, o GP Doutor Frontin (existem mais duas, uma em São Paulo e uma no Rio, mas do Grupo III). Assim, a carreira, sendo realizada na primeira semana de novembro, pode ter a importante função de apontar um cavalo brasileiro para disputar o GP Carlos Pellegrini. De acordo com este raciocínio, entretanto, o campo não foi tão bom quanto deveria, nele faltando, pelo menos, três dos melhores cavalos cariocas da atualidade, provavelmente afastados de treinamento.   

Em São Paulo, o melhor páreo, GP Presidente Sílvio Álvares Penteado (GIII), reuniu algumas das melhores éguas paulistas do momento. Correspondeu à sua grupagem.

Próximas atrações

São Paulo

Semana imperdível para os turfistas, a segunda mais importante da programação do Jockey Club de São Paulo, onde se destaca o tradicional Derby Paulista, terceira prova da Quádrupla Coroa, em 2.400 metros, grama. Não custa repetir que o Derby é a principal carreira de entidades desenvolvidas que dão valor à tradição.

Ainda serão disputados, na grama, três outros páreos que nada têm de comum: o  GP Governador do Estado (GII), na milha, para produtos de 3 anos e mais idade, o GP Proclamação da República (GII), para produtos de 3 anos e mais idade, em 1.000 metros, e o. GP Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (GIII), em 2.400 metros, para produtos de 4 anos e mais.

A geração atualmente com 2 anos terá seu primeiro páreo para correr, a Prova Especial Estréia, em 800 metros, grama.

Rio de Janeiro

Geração de 3 anos em ação: sábado, os potros atuarão no GP Nestor Jost (GIII), e domingo acontecerá o GP Mariano Procópio (GIII), para as potrancas. Ambos na milha e na areia.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês