Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 31/10/2007 - 07h51min
La Itabanera ganha prova clássica
No Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, sábado, foi realizada a Prova Especial Carlos Belmiro Rodrigues, para éguas de 3 anos e mais idade, que recebeu inscrições de duas das melhores em treinamento no Brasil, dando ao páreo uma importância de prova de grupo. Do ponto de vista técnico, a melhor carreira da semana, embora tenha perdido um pouco do brilho pela transferência para a areia e para 1.900 metros, conseqüência das chuvas.
Com grande autoridade, venceu LA ITABANERA (Dubai Dust e IÂ’m Tickled Pink, por SportinÂ’Life), que na 18ª apresentação na Gávea conquistou a quarta vitória, primeira clássica. Na dupla, a três corpos, a favorita INDIANETTE (Know Heights), que ainda não perdera na areia. Apesar de segunda colocada, correu menos do que sabe, o que também acontecera na apresentação anterior, considerando–se sua campanha e que desta vez pôde correr com Lasix. Será um sinal de que está pedindo um descanso? Longe, FRENCH LADY (Ghadeer) foi terceira, à frente de QUE VICTORIA (Wild Event), que vinha de boas atuações na melhor turma de São Paulo, o que leva a crer que as éguas cariocas, atualmente, são muito mais fortes do que as paulistas. De qualquer forma, foi uma atuação decepcionante, também. PETITE GIGGI (Mensageiro Alado) completou o marcador. Esta tem 5 anos, e as outras, 4. A ganhadora, criação do Haras Fronteira e propriedade do Haras Santa Rita da Serra, foi conduzida por Marcos Mazini, é treinada por Venâncio Nahid e assinalou 2Â’01”, na pista encharcada.
Queops Pyramid, um galope de saúde
Domingo aconteceu, também no Hipódromo da Gávea, a Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo, em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, que a exemplo dos páreos clássicos de sábado passou da grama para a areia.
Vitória da única égua que participou da carreira, a 4 anos QUEOPS PYRAMID (Jules e Italian Hunter, por Clackson), surpreendente pela facilidade com que foi alcançada. A perder de vista da ganhadora, quase 24 corpos, em segundo chegou o 3 anos PÚBLICO E NOTÓRIO (Public Purse), impondo–se por mais de cinco corpos a ROBALÃO (Pavillon), da mesma idade. Em quarto, CAIO DE NARANJOS (Patio de Naranjos), 4 anos, e em quinto ESTRELA BRONO (Roi Normand), 5 anos.
Queops Pyramid, criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Pirassununga, teve a condução de Ilson Correa e é treinada por Leonardo José dos Reis. Tempo, na pista pesada, 1Â’38”82, muito bom. Foi a quinta vitória, segunda clássica, em 12 apresentações.
Reux vence em longa atropelada
Também no sábado, no Hipódromo da Gávea, foi realizada a segunda das três carreiras cariocas destinadas a fundistas de 4 anos e mais idade, a Prova Especial José Bastos Padilha, em 3.200 metros, também transferido da grama para a areia.
O resultado apresentou triunfo surpreendente do 6 anos REUX (Roi Normand e Second Landing, por Avatar), que parece preferir percursos alentados. Deixou à paleta, na dupla, FÉVIRTUDE (Clackson), de 4 anos, com IMBU (Contested Bid), da mesma idade, em bom terceiro. NIOBIUM (New Colony), de 5 anos, foi razoável quarto. O 4 anos LEPPARD (Clackson) chegou muito longe, em quinto e último, em corrida ruim demais para ser correta.
O ganhador, criação do Haras Espantoso e propriedade do Stud Turma do Bar, foi pilotado por Gilvan Guimarães, apresentado por João Carlos de Oliveira e assinalou 3Â’35”18, na pista encharcada. Foi a 40ª apresentação, quinta vitória, três em provas especiais.
Ukrainian confirma triunfo
Segunda–feira, no Hipódromo de Cidade Jardim, São Paulo, foi realizada, na areia, a Prova Especial 29 de Outubro, em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
Confirmando o expressivo triunfo anterior, venceu UKRAINIAN (Urban Habitat e Masmorra, por Choctaw Ridge), de 3 anos, que travou luta em praticamente toda a reta final, com VERANO PORTEÑO (Roi Normand), dois anos mais velho, livrando quase dois corpos. Em terceiro, a aproximadamente sete corpos, SOUTHAMPTON (Midnight Tiger), de 6 anos, com PERFECT DAY (Ghadeer), de 5, e KANGOO (Mane Minister), de 4, completando o marcador.
O ganhador, criação do Haras Santa Luzia da Água Branca e propriedade do Stud Filhos do Baêta, foi conduzido por João Moreira, é treinado por Victorio Fornasaro e assinalou 1Â’35”957, na pista molhada, um bom tempo.
Fly And Goodbye: um difícil triunfo
Sábado, no Hipódromo Paulistano, na areia, foi realizada a Prova Especial Profissionais do Turfe, em 1.200 metros, que reuniu cinco produtos de 3 anos e mais idade.
Venceu, por cabeça, o 4 anos FLY AND GOODBYE (Ghadeer e Arbee Eye, por Sea Trek), que travou luta com SELECT REASON (A Good Reason) na reta final, livrando pescoço. Houve reclamação do segundo contra o primeiro, mas o páreo foi confirmado. Em terceiro, a quase dois corpos, REGENERADA (American Gipsy), com CHAIRMAN (Fahim) em quarto. Ambos têm a mesma idade do segundo. O campeão Old Gipsy, recordista dos 1.100 e 1.200 metros, na areia, que injustamente não ganhou prova de grupo, pois elas não existem no Brasil para os velocistas arenáticos (apesar de terem sido criadas inúmeras provas de grupo na citada pista, algumas sem nenhum significado), aos 6 anos mostrou que não é mais o mesmo. Terminou em último, longe. Uma pena.
Fly And Goodbye, criação de Marcos e Mauro Ribeiro Simon e propriedade do Stud Farda Vencedora, foi conduzido por Vagner Leal, é treinado por Nilson Lima e assinalou tempo muito bom: 1Â’09”606, na pista encharcada.
Próximas atrações
Rio de Janeiro
Serão realizados o GP Dr. Frontin (GII), para produtos de 4 anos e mais idade, em 2.400 metros, grama, a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, em 1.200 metros, e a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, em 2.000 metros, para produtos de 3 anos e mais idade, ambas na areia.
São Paulo
Fim de semana onde as carreiras mais importantes, ambas na grama, são destinadas às éguas. Serão disputados o GP Presidente Sílvio Álvares Penteado (GIII), em 2.000 metros, para potrancas de 3 anos e éguas de 4 anos e mais idade, e a Prova Especial Garbosa Bruleur, em 2.400 metros, só para as mais novas, cujos proprietários poderão escolher qual das duas é a melhor.
[ Escolher outro colunista ]
|