Colunista:
Provas de Grupo, por Ivamar 24/10/2007 - 10h56min
Minion dá show no Salgado Filho
A prova mais importante da semana, por ser do Grupo II, foi corrida domingo no Hipódromo da Gávea, Rio de Janeiro, o GP Salgado Filho, em 1.600 metros, areia, para produtos de 3 anos e mais idade.
A vitória, por mais de seis corpos, ficou com o mais velho do lote, MINION (Mutakddim e My Dear Girl, por Merce Cunningham). Ele correu 39 vezes, para conquistar 16 vitórias, todas na areia, mas só agora, aos 8 anos, obteve o batismo clássico. ROBBER DANZ (Shudanz), de 5 anos, formou a dupla, deixando PREMIER PLAN (Dodge), da mesma idade, em terceiro. O favorito BLUE ELF (Choctaw Ridge) e QUALIFICATO (Wild Event), ambos de 4 anos, completaram o marcador.
O ganhador, criação do Haras Campestre e propriedade do Stud Quintella, teve a condução de Carlos Lavor e é treinado por Luiz Guilherme Feijó Ulloa. Tempo, na pista macia, 1Â’37”61, bom para a turma. Minion é irmão materno de Dear Filly, mãe da invicta Zardana.
Deep Bet: exibição convincente
Também na areia da Gávea, mas no sábado, foi realizado o Clássico Ernani de Freitas (L), em 1.600 metros, para potros de 3 anos.
Conquistando o primeiro clássico, venceu com extraordinária facilidade o filho de Arambaré e Juba Loira (por Un Etendard), DEEP BET, que deixou longe, na ordem, lutando pela dupla, ERNANI PIRES (Astor Place) e BUENO CAPITA (Capitão Bank), separados por diferença mínima. Muito afastados, PÚBLICO E NOTÓRIO (Public Purse) e SENHOR COMPADRE (Spring Halo) completaram o marcador.
Deep Bet, criação e propriedade do Haras Maluga, foi conduzido por Marcos Mazini, é treinado por Darci Minetto e assinalou 1Â’37”88 na pista pesada, para a turma um tempo excelente. Sendo a quarta vitória, em cinco apresentações, o potro, que já venceu na grama, sinaliza que será forte candidato à primeira prova da Tríplice Coroa do ano que vem.
Polish de Naranjos vence com facilidade
Ainda no sábado, no Hipódromo da Gávea, aconteceu o Clássico Octavio Dupont (L), para potrancas de 3 anos, também na areia e na milha.
Vitória de POLISH DE NARANJOS (Patio de Naranjos e Karakatu, por Minstrel Glory), que deixou a aproximadamente quatro corpos RADIANT FIRE (American Gipsy), com PRIMERA PALABRA (Dubai Dust), um pouco afastada, em terceiro, e a favorita BEST CINDY (Patio de Naranjos), decepcionando, em inexpressivo quarto lugar, longe. BIA GHENOU (If You Ask) completou o marcador.
A ganhadora, criação do Haras J.G. e propriedade do Stud Sol de Agosto, foi pilotada por Marcos Mazini e é treinada por Darci Minetto. Os 1.600 metros, na pista pesada, foram percorridos em 1Â’38”81. Polish de Naranjos correu 10 vezes para obter três vitórias, todas na areia.
Brutus Rambler, foi o melhor nos 3.000 metros
Sábado, no Hipódromo Paulistano, São Paulo, na grama, foi realizada a Prova Especial Estouvado, em 3.000 metros, para produtos de 4 anos e mais idade. Páreo muito fraco, tecnicamente.
Venceu BRUTUS RAMBLER (Blush Rambler e Exclusively Grey, por Ghadeer), que atropelou na reta para alcançar o 4 anos OLYMPIC CHAMPION (Alvo Certo), que liderara, livrando cabeça em cima do disco. Em terceiro e quarto, BOM I ASK YAGLI (Yagli) e NIRVANESCO (Know Heights), ambos de 5 anos, com FAUCHON (Roi Normand), de 4, fechando o marcador.
Brutus Rambler, criação de Gianni Franco Samaja e propriedade do Stud W.C.M., foi dirigido por Waldomiro Blandi, é treinado por Lucas Quintana e assinalou 3Â’12”704, na pista leve, com cerca móvel. Aos 5 anos consegue o primeiro êxito em prova da programação clássica.
Avaliação das provas clássicas
Mais uma vez sem os melhores milheiros cariocas, o GP Salgado Filho continua mostrando não merecer ser do Grupo II (fato semelhante ocorre com o GP Duque de Caxias). E não é de agora. Urge rebaixá–lo para o Grupo III ou transferir (voltar) sua realização para a grama.
A esta época do ano, o Clássico Ernani de Freitas (L), sendo na milha, sempre consegue reunir potros promissores, o que acontece também com o Clássico Octavio Dupont (L) em relação às potrancas. Fazem parte de um grupo de testes para as primeiras provas das Tríplices Coroas cariocas.
Próximas atrações
São Paulo
No fim de semana serão realizadas a Prova Especial 29 de Outubro, em 1.600 metros, e a Prova Especial Profissionais do Turfe, em 1.200 metros, ambas para produtos de 3 anos e mais idade e na areia.
Rio de Janeiro
Serão realizadas, na grama, sábado, a Prova Especial Carlos Belmiro Rodrigues, para éguas de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, e a Prova Especial José Bastos Padilha, em 3.200 metros, para produtos de 4 anos e mais idade, e domingo a Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo, em 1.600 metros, para produtos de 3 anos e mais idade.
[ Escolher outro colunista ]
|