Cadastre-se e receba novidades:

Nome


E-mail

Micalea - Stud Verde

Online - Stud Verde

L’inévitable Cours - Stud Palura

Dreamer Winner - Haras Iposeiras

Le Gonfalon - Stud Verde

Temperance Girl - Haras do Morro

Jimbongo - Stud Verde

Mimão - Stud H & R

Monográfico - Stud H & R

Madonna - Haras Depiguá

Roxy Girl - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lusty Pacific - Stud H & R

Professor - Stud H & R

Oviedo - Stud H & R

Nati Storm - Stud H & R

Impetus - Stud Verde

Lambert - Stud Gold Black

New Pommes - Stud Palura

Sinceridad - Stud Rotterdam

Suburbano - Haras Figueira do Lago

Sunshine Marie - Stud Gold Black

Doce Carolina - Stud H & R

Sweet Child Mine - Haras do Morro

Smartbrain - Haras Figueira do Lago

Mandrake - Stud H & R

Lambert - Stud Gold Black

Micaela - Stud Verde

Last Dance - Stud H & R

Silk Sonic - Haras Figueira do Lago








Colunista:

Provas de Grupo, por Ivamar
29/05/2007 - 17h11min

Celtic Princess, a melhor potranca

Sábado, fêmeas de 2 anos estiveram em ação, buscando a vitória e a liderança carioca no GP Francisco Vilella de Paula Machado (GII), também chamado Criterium de Potrancas.

Em expressiva aceleração, CELTIC PRINCESS (Public Purse e Exotic Dinner, por Formal Dinner), que correra afastada das ponteiras, avançou nos 400 metros para dominá–las com espantosa facilidade, deixando impressão das melhores. Na dupla, a mais de 12 corpos, ÉISSOAÍ (Roi Normand), meio corpo à frente de IN FRAGANTI (Blade Prospector). A seguir, agarradas,  PRETTY CAROLINA e QUEBRA DE SIGILO, filhas de Vettori. Belo Ved terminou em sexto, perto, e Confederada não correu. Houve reclamação do jóquei da sexta contra o da segunda, mas o páreo foi confirmado.

A ganhadora, invicta, tem duas vitórias, ambas clássicas. É de criação e propriedade da Coudelaria Jéssica, teve a condução de Dalto Duarte, sendo treinada por Dulcino Guignoni. Tempo na grama pesada, com cerca móvel: 1Â’31”35.

A linha materna da ganhadora, muito boa, no Brasil começou com a italiana importada pela família Rocha Faria, Malfa, a ela pertencendo, entre outros, Quimbelle, Hula Hoop, Queribus, Fettuccine e, principalmente, um dos mais brilhantes milheiros da história do turfe brasileiro, Pallazzi (avô materno de Do Canadá). 

E os turfistas já têm razão para aguardar, com ansiedade, a próxima Taça de Prata, GP Margarida Polak Lara (GI), na última semana de junho, que será corrida pela primeira no Rio de Janeiro. Caso a também invicta Cruzada Americana, melhor potranca de 2 anos em São Paulo, seja inscrita (o que é mais ou menos lógico), assistiremos a um duelo imperdível com Celtic Princess.

Do Canadá vence também na grama 

No domingo, foi a vez dos machos de 2 anos, no tradicional GP Conde de Herzberg (GII), Criterium de Potros.

Mostrando que não escolhe raia, DO CANADÁ (Vettori) iniciou longa atropelada na altura dos 800 metros, para obter firme triunfo, resistindo a WIRE TO WIRE (Notation), depois de dominar ROBALÃO (Pavillon), respectivamente segundo e terceiro. Em quarto, próximo e descontando muito, PORTUGA (Vettori), cujo jóquei teve problemas na rédea e por isso não pôde exigi–lo convenientemente. POWER MIX (Sagamix) completou o marcador.

 Do Canadá, criação do Haras Fronteira P.A.P. e propriedade do Stud Eternamente Rio, foi dirigido por Marcello Cardoso e é treinado por Luiz Esteves. Os 1.500 metros foram percorridos, na grama pesada, com cerca móvel, em 1Â’31”96. Foi a terceira vitória, segunda clássica, em cinco atuações.

A mãe do ganhador, Notizia (Pallazzi), teve campanha muito boa. Correu seis vezes para obter cinco triunfos, sendo dois clássicos, e um segundo, e é irmã inteira de Metropolitan, vencedor deste mesmo GP Conde de Herzberg.

São Paulo

EXTERMINADORA não deu confiança às rivais

No sábado, aconteceu no Hipódromo de Cidade Jardim a Prova Especial Dulce, 1.600 metros, grama, para fêmeas de 2 anos.

EXTERMINADORA (Nedawi e Turbulência, por Clackson) manteve a invencibilidade na segunda atuação, fazendo–o com enorme facilidade. Na dupla, a cinco corpos, PEROBA ROSA (Gregoriano), pescoço à frente de MISTY MAGIC (Or Et Bleu)  que, entretanto, não ficou com  o terceiro lugar, uma vez que a Comissão de Corridas, por prejuízos, desclassificou–a para quarto, em favor de I CAN FLY (Play Violin). Completando o marcador, TAN TAN (Villach King). Agora, resta esperar que Exterminadora enfrente as melhores para que se possa avaliar sua real capacidade. Nesta turma, impressionou.

Exterminadora, criação do Haras Fronteira P.A.P. e propriedade do Stud Raça, foi pilotada por Waldomiro Blandi e apresentada por Edinaldo Pereira da Costa. Tempo, 1Â’40”68, na pista pesada, com cerca móvel.

Fila de Arumba e Udigrudi, vencedoras na estréia

Ainda no Hipódromo de Cidade Jardim, sábado, foram corridas duas versões da Prova Especial Joaquim da Cunha Bueno, para potrancas brasileiras de 2 anos, inéditas, em 1.400 metros.

As carreiras, realizadas na grama pesada, com cerca móvel, foram vencidas respectivamente por FILA DE ARUMBA (Sagamix e Zi Arumba, por Legal Case), no tempo de 1Â’28”03, pescoço à frente de HEREDIS (Parme), e UDIGRUDI (Pleasant Variety e Sonate, por Karabas), em 1Â’28”05, que deixou a segunda, FELIZ IDÉIA (Hibernian Rhapsody), a quatro corpos corpos. Na versão “A” completaram o marcador LANÇA BRASA (Chico Corredor), CLASSIC COOL (Nedawi) e UNA BELEZA MIA (Invitato Mio), e na “B” EAU ROUGE (Blush Rambler), PINK–FEATHER (Astor Place) e HISTORY OF LOVE (Blade Prospector).

Fila de Arumba, criação e propriedade do Haras São Quirino, foi conduzida por João Moreira e é treinada por Antônio Luiz Cintra, enquanto Udigrudi, criação e propriedade do Haras Palmerini, foi dirigida por Sílvio Generoso e é treinada por Márcio Ferreira Gusso, no Paraná.

Swiss Army e Resende, destaques entre os potros

Também no Hipódromo de Cidade Jardim, mas no domingo, foram realizadas duas versões da Prova Especial Jayme Torres, para potros de 2 anos, inéditos e brasileiros, na grama pesada, em 1.400 metros.

As vitórias ficaram com SWISS ARMY (Yagli e Swiss Lady, por Caduto), no tempo de 1Â’27”99, quase dois corpos à frente de HURRY AND HURRY (Blade Prospector), e RESENDE (Belo Colony e Maasai Mara, por Aksar), em 1Â’28”40, que deixou o segundo, RECOMPENSADO (Sagamix), à cabeça. Na versão “A” completaram o marcador OCEAN BOUNTY (Vettori), DID YOU ASK MIX (Sagamix) e IELTON (Grimaldi), e na “B” BRANNER (Blush Rambler), HALLOWEEN DAY (Gregoriano) e IF I HAD YOU (Play Violin).

Swiss Army, criação do Haras Interlagos Ltda. e propriedade do New Partners Stud, foi dirigido por João Moreira e é treinado por Antônio Luiz Cintra, e Resende, criação e propriedade do Haras Cifra, teve a condução de Antônio Fagundes e foi apresentado por Amilton Aquino Farias, do Paraná.

Paraná

Na areia do Hipódromo do Tarumã, Curitiba, foi realizado o Clássico ABCPCC (L), em 1.500 metros, para produtos de 2 anos.

A vitória, obtida por vários corpos, ficou com a grande favorita URSA LIGEIRA (Dancer Man e Loteria, por Jet Seller), que manteve a invencibilidade. Na dupla, SOL DE TOSCANA (A Good Reason), meio corpo à frente de SCOTCH (Dancer Man). LITTLE KID (Suspicious Mind) foi o quarto e GREAT BOX (Burooj), o quinto e último. A ganhadora vencera um páreo comum no Paraná e o GP Jacutinga (GIII), em São Paulo.

Ursa Ligeira, criação e propriedade do Haras dos Girassóis, foi pilotada por João Moreira, é treinada por Gladston Figueiredo Santos e assinalou 1’36”, na pista pesada.

Avaliação das provas clássicas

Em conseqüência dos inúmeros clássicos e provas patrocinados para 2  anos, existentes no turfe brasileiro, o GP Conde de Herzberg (GII) deixou de contar com a presença dos melhores aparecidos até agora, no Rio, Refuge Cove e Polonês Voador. Assim, a carreira mais se assemelhou a um Grupo III.

O GP Francisco Vilella de Paula Machado (GII), sem contar com  Zardana e Confederada, teve um pouco do seu brilho diminuído, embora a vitória de Celtic Princess, por seu estilo, tenha justificado a grupagem.

Próximas atrações

Rio de Janeiro

No domingo, éguas de 3 anos e mais idade disputarão os 2.000 metros do GP Marciano de Aguiar Moreira (GII), que em boa hora voltou a ser programado para a pista de grama. Entendo que melhor seria em 2.400 metros, como um teste para as éguas com pretensão de correr o GP Brasil. Fica a sugestão.

No sábado, milheiros de 3 anos e mais idade terão mais uma oportunidade de correr prova nobre, o Clássico Nelson Pereira (L), na grama.

São Paulo

Em Cidade Jardim, sábado, serão realizadas as Provas Especiais Renato Junqueira Netto, em 1.500 metros, areia, e Giant, 1.800 metros, grama, ambas para a mesma turma: produtos de 3 anos e mais idade.

Domingo será a vez de velocistas correrem a Prova Especial Flying Boy, 1.000 metros, grama, onde além dos produtos de 3 e mais anos, também a nova geração pode ser inscrita.



<< Coluna anterior Próxima coluna >>



[ Escolher outro colunista ]










13.322

12.844















Coudelaria Atafona

Coudelaria FBL

Coudelaria Intimate Friends

Coudelaria Jessica

Coudelaria Pelotense

Haras Clark Leite

Haras Iposeiras

Haras Depigua

Haras Figueira do Lago

Haras do Morro

Haras Old Friends

Haras Planície
(In memoriam)

Haras Vale do Stucky
(In memoriam)

Jorge Olympio
Teixeira dos Santos

Ronaldo Cramer
Moraes Veiga
(In memoriam)

Stud Brocoió

Stud Cajuli

Stud Capitão
(In memoriam)

Stud Cariri do Recife

Stud Cezzane
(In memoriam)

Stud Elle Et Moi
(In memoriam)

Stud Embalagem

Stud Everest
(In memoriam)

Stud Gold Black

Stud H & R

Stud Hulk

Stud Ilse

Stud La Nave Va

Stud Palura

Stud Quando Será?

Stud Recanto do Derby

Stud Rotterdam

Stud Spumao

Stud Terceira Margem

Stud Turfe

Stud Verde

Stud Wall Street

Oscar Colombo
(In memoriam)

Stud Novo Muriqui
(In memoriam)

Haras The Best
(In memoriam)
  Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês