Colunista:
Notícias da Semana, por Sérgio T.Gonçalves 18/04/2007 - 11h52min
Derby, dia de Ricardo e de recordes
Um público, segundo fui informado, apenas razoável, compareceu domingo, 15 de abril, ao Hipódromo da Gávea para assistir ao Derby, GP CRUZEIRO DO SUL. O Derby, todos os que gostam de turfe sabem que é uma das carreiras mais importantes em qualquer hipódromo. Os turfistas que o assistiram no fim de semana, porém, lá estiveram em número maior não pela prova em si, mas pela presença de JORGE RICARDO, o nosso campeão, que deixou por 24 horas a Argentina, onde está radicado, para rever parentes, amigos e o público que o consagrou. Homenagens se sucederam, emocionando–o.
E Ricardinho não fez por menos, respondendo com um show. Ganhou três páreos, um deles o próprio Derby, em recorde, triunfo que o levou a ultrapassar RUSSELL BAZE, canadense radicado nos Estados Unidos. Antes da corrida, Baze estava duas vitórias à frente do brasileiro. Depois, este, com três êxitos, livrou um ponto. Não há dúvida, Jorge Ricardo é um fenômeno das rédeas. Pena que a mídia não sinta o que o campeoníssimo vale. O turfe, em nosso país, talvez não tenha a mesma importância de um campeonato de bola de gude.
Tenho ouvido comentários a respeito de Baze. Nada escreverei sobre os mesmos, sejam ou não bons. A minha opinião é de que se trata de um profissional extraordinário, tanto que, prestes a completar 49 anos, continua a lutar com Ricardo, que fará 46, pelo recorde mundial de vitórias. Até anteontem, dia 16, Ricardo, que deixara o Brasil com uma vitória de vantagem sobre o colega, perdeu–a ao chegar a Buenos Aires, pois na noite de domingo Baze conquistou um êxito em Bay Meadows.
Não se pode duvidar da capacidade técnica de um jóquei que, como Baze, tem 9.669 triunfos. E mais, Baze, membro do Hall Of Fame, já recebeu 11 vezes o Isaac Murphy Award. Ano passado, terminou a temporada com o maior índice de aproveitamento do turfe americano, o mais adiantado do planeta, ao obter 378 vitórias com 1.294 montarias (29,2 por cento). O Isaac Murphy Award é uma homenagem ao jóquei negro Isaac Murphy, que no século 19 alcançou 44 por cento.
Não sei se Ricardinho estará em Cidade Jardim, dia 19 de maio, para montar no GP São Paulo, mas é bem provável que venha ao Rio de Janeiro a fim de participar do GP Brasil, em agosto. Pergunto: não seria um grande atração, no maior evento do turfe brasileiro, realizar provas com jóqueis de outros países, incluindo Baze?
Treinador é suspenso por um ano e seis meses
A Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro, tendo em vista o resultado dos exames realizados em Quiché, vencedor do oitavo páreo da reunião de 1 de abril no Hipódromo Brasileiro, desclassificou o corredor para último e suspendeu seu treinador, MARCUS VINICIUS FARELLI, por seis meses. A CC, no entanto, não parou aí. Puniu por mais um ano o referido profissional, ao tomar conhecimento do resultado da sindicância instaurada pela Comissão de Corridas do Jockey Club de Campos, divulgada em 13 deste mês.
E tem mais: conhecido os termos da sindicância do Jockey de Campos, cancelou a matrícula do proprietário de Quiché, Victor Izidoro Guedes, e proibiu a entrada na Gávea, em caráter definitivo, do treinador Riograndino Fontoura, de Campos.
Outras suspensões
A CC do JOCKEY CLUB BRASILEIRO puniu outros profissionais: A. GULART (Faz de Conta), de 17 a 24 deste mês, por uso imoderado do chicote; o treinador J. QUEIROZ, de Hamburgo, de 24 deste mês a 8 de maio, por não apresentá–lo no horário; e por prejuízos causados a adversários, A.C. SILVA (Chacabana) e M.CARDOSO (Quadra Máxima), uma reunião; W. ALENCAR (Madame Carlota) e T.J. PEREIRA (Escudé), quatro corridas; e A. MOTA (Quantia Exata), oito.
Ricardo, novamente
GOOD REPORT, que venceu o Latino–Americano e o GP RamÍrez sob a direção de Jorge Ricardo, pode ser outra vez conduzido pelo brasileiro no próximo mês, em Palermo, no GP República Argentina. No mesmo dia, mais três GPs e um clássico serão realizados na areia do referido e famoso hipódromo.
Notícia confirmada
Informei que ILSON CORREA, em recuperação de contusão em um dos joelhos, ocorrida durante trabalhos de alinhamento em recente reunião na Gávea, não precisará ser operado. Tem amplas possibilidades de retornar às atividades em 45 dias, talvez menos. Dá–lhe, Ilson.
Simulcasting
Nas próximas corridas, SIMULCASTING Gávea / São Vicente na sexta–feira, começando a programação no hipódromo da pista prateada às 15 horas e 10 minutos. Sábado, domingo e segunda–feira, simulcasting Gávea / Cidade Jardim.
Antecipação
Atenção: tendo em vista o feriado de 1 de maio, Dia do Trabalhador, as INSCRIÇÕES e MONTARIAS para as reuniões de 4, 5, 6 e 7 serão recebidas na segunda, 30 de abril.
Finais ...
A registrar o sucesso do reprodutor KNOW HEIGHTS. É pai, entre outros, de Ivoire, ganhador do nosso Derby; de Coray, vencedora da mesma carreira e do Diana; de Queen Desejada, ganhadora do GP Brasil; e de Colina Verde, tríplice coroada paulista e primeira colocada no Diana.
MOVIMENTOS DE APOSTAS bons nas corridas de domingo e de ontem, 15 e 16, na Gávea; os de sexta e sábado, fracos. Quanto aos FAVORITOS, brilharam: em 40 páreos, 24 venceram.
É lamentável, irritante, preocupante, mas as quedas se sucedem nos principais centros turfísticos do nosso país, cavalos disparam, outros pessimamente domados custam a alinhar. A espera do alinhamento cansam os jóqueis, cavalos e turfistas, a falta de informações é patente. O movimento do simulcasting é bom, não há dúvida, mas ultimamente, em vista da DESORGANIZAÇÃO ORGANIZADA, sinceramente prefiro as músicas dos intervalos dos páreos em Cidade Jardim.
Conforme noticiei, JOSIANE GULART reapareceu em Cidade Jardim, recuperada de acidente, ganhando duas provas. E JOSÉ APARECIDO deu show no sábado, montando cinco vencedores.
Os Studs ETERNAMENTE RIO e ESTRELA ENERGIA continuam brilhando em Cidade Jardim. Ainda sobre este, segundo informações, comprou PAU BRASIL, segundo no Derby Paranaense, pretendendo prepará–lo para o GP São Paulo.
A CC do JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO instaurou sindicância para apurar fatos relacionados a PIN EIGHTY, retirado da corrida do último domingo no Hipódromo Paulistano. Outra sindicância foi instaurada com a finalidade de apurar ocorrência verificada após o nono páreo do programa do último sábado, 14 de abril.
EMERSON SOARES LIMA, cursando a Escola de Aprendizes do JCB, obteve a primeira vitória na Gávea, conduzindo Alvíssaras no programa de ontem, segunda–feira, dia 16.
HUMANITA, que venceu o GP Coronel Caminha, no Cristal, marcou 121s6/10 nos 2.000 metros, grama, ficando a 4/10 do recorde.
[ Escolher outro colunista ]
|